Portal CDT/UnB - Notícia: Tecnologia auxiliará o investimento correto em parques tecnológicos e incubadoras
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Tecnologia auxiliará o investimento correto em parques tecnológicos e incubadoras
26/11/2012


 

Um mecanismo desenvolvido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) promete auxiliar o MCTI e agências de fomento a analisar as práticas, investimentos e resultados de parques tecnológicos e algumas incubadoras que recebem apoio financeiro de ambos. A tecnologia foi apresentada durante o workshop “Parques Tecnológicos: atualidades e tendências”, realizado nos dias 21 e 22 de novembro, na sede do CNPq, em Brasília (DF).

Por meio de pesquisas documentais e visitas técnicas aos projetos apresentados de parques e incubadoras, uma equipe comandada pela diretora do CDT, Ednalva Morais, cataloga dados que depois são repassados para um software que em instantes gera indicadores de desempenho, inclusive em percentuais.

O trabalho, em desenvolvimento desde o início do ano, já produziu alguns dados. Um exemplo é o número de parques tecnológicos espalhados pelo Brasil. De acordo com o estudo, o país possui ao todo 88 instituições, o que representa um aumento de quase 20% em quatro anos, quando foi realizado o último grande estudo do segmento pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Em 2008 foram mapeados 74 parques.

A concentração das instituições é outro dado catalogado pelo estudo. Em 2008, o Sudeste aparecia com 35 instituições, o que representava 47% do total. Neste ano, foi catalogado mais um parque na região. No entanto, a concentração diminuiu em aproximadamente sete pontos porcentuais em relação ao Sul do país.

Na região Sul, o estudo identificou a presença de 33 parques, dez a mais que em 2008, o que representa, atualmente, cerca de 37,5% do total, um aumento 6,5% em relação a última medição.

As regiões Norte e Nordeste também ganharam instituições nos últimos quatro anos. A primeira aumentou em 50% a quantidade de parques. Hoje a região conta com oito instituições, o que representa pouco mais de 9% do total, um aumento de 5% em relação a 2008. Já o Nordeste, apesar ter acrescido uma instituição em seu território, diminuiu quase 1% em relação a concentração total.

No Centro-Oeste, o número de entidades permaneceu o mesmo. A região possui cinco parques. O que alterou foi a posição em relação à concentração de parques por território. Antes ela era responsável por 7%, hoje o número caiu para pouco mais de 5,6%.

Para Morais, apesar de ainda estar em fase preliminar, dados como a concentração de parques pelo país já podem ser usados como mecanismo de políticas de incentivos por parte do MCTI e agências de fomento. “Há uma notória desconcentração de parques pelo Brasil. O estudo permitirá o investimento do  volume correto de investimentos com vistas a estimular a criação de novos empreendimentos”, afirmou.

 

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias

 

Últimas notícias
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Critérios para contratação de bolsistas e prestadores de serviço
Data: 11/10/2019
O Centro adequou-se a determinação da Resolução CAD nº 003/2018, bem como o Novo marco legal de ciência tecnologia e inovação, sendo el...
Saiba mais
8º Workshop em Grandes Temas - ENVELHECIMENTO
Data: 23/09/2019
8º Workshop em Grandes Temas - ENVELHECIMENTO...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136