Portal CDT/UnB - Notícia: Luís Afonso Bermúdez se despede do CDT/UnB
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Luís Afonso Bermúdez se despede do CDT/UnB
26/11/2012

Ex-diretor vai assumir o Decanato de Administração e Finanças

 

Foram 22 anos na direção do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Após criar programas como a Multincubadora de Empresas, a Escola de Empreendedores, o Disque Tecnologia e o Empresa Júnior para estreitar relações entre a Universidade e empresas, o professor Luís Afonso Bermúdez agora deixa a instituição a convite do novo reitor da UnB, Ivan Camargo, para assumir o Decanato de Administração e Finanças, no lugar do professor Eduardo Raupp. 

Na manhã desta sexta-feira (23.11) os colaboradores do CDT/UnB se reuniram com o professor para sua despedida. Na oportunidade, ele agradeceu pelo trabalho e dedicação de todos, e passou a direção para a então vice-diretora Ednalva Morais. 

Luís Afonso Bermúdez é formado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre. Na sequência, fez mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). 

A sua relação com a Universidade de Brasília começou em 1980, como professor colaborador da Faculdade de Engenharia Elétrica. Em 1984, iniciou o doutorado no Institut de Recherche en Communications Optiques et Microondes da Université de Limoges, na França.

Em 1988, regressou à UnB, ocasião em que participou da montagem do Laboratório de Estruturas de Micro-ondas e Ondas Milimétricas (Lemom). No mesmo ano, alcançou a categoria de Pesquisador 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 1989, foi escolhido chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e, em 1990, diretor da Faculdade de Tecnologia.

Em 2000, fez concurso para professor titular e foi aprovado. Ao longo de 32 anos na UnB, atuou nos campos do ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB), unidade que dirige desde março de 1990.

Bermúdez também é membro de comissões e conselhos em órgãos públicos e instituições da área tecnológica e política, como o Conselho Deliberativo do SEBRAE/DF, onde representa a UnB. Foi presidente da Associação Brasileira de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos e do International Board da International Association of Science Parks.

À frente do CDT, nos últimos anos, o professor vinha atuando no projeto de criação do Parque Tecnológico da UnB, com construção prevista no campus Darcy Ribeiro. Além de já abrigar o Centro, a proposta acolherá instituições privadas e públicas nacionais e internacionais ligadas à ciência, à tecnologia e à cultura.

“Estar à frente desse grande centro de empreendedorismo e inovação foi prazeroso, eu fazia porque gostava e porque achava que o tema ‘empreendedorismo e inovação’ na universidade era novo e tinha todo um campo pra trabalhar pioneiramente, e desbravar é isso: ter desafio todo dia. Quando você se levanta e sabe que pode fazer uma coisa nova e contribuir, então foi sempre um prazer trabalhar aqui, vir aqui. Agora, quanto ao novo desafio, é a mesma coisa. Eu acho que, ao contribuir pra que esse Centro seja o que é hoje, o passo que me levou foi do desafio de poder contribuir mais ainda, agora, pra toda a universidade no seu dia a dia e também para o CDT, porque chega um momento em que você tem que colaborar em outras esferas mais estratégicas em vez de ficar só demandando. Estar lá em cima e ajudar aqui também é função. Claro que não é fácil sair. Foram algumas noites pensando, algumas conversas familiares foram muito difíceis, mas eu sou inquieto e movido a desafios e isso pra mim é uma boa característica. Pode ser uma coisa piegas, de que todos somos, mas eu faço disso o meu dia a dia. O que eu tenho hoje de diferente pra fazer e estar no CDT com toda uma equipe, veja bem, nós somos 160 hoje, se não me engano, e isso é bom. Saber que as pessoas estão aqui, que colaboram, se dedicam, e que trabalham por uma causa, embora tenha o salário, mas a gente não tem a estabilidade, não tem todo um plano, infelizmente. E eu acho que de lá (do DAF), eu posso contribuir mais ainda pra que a gente possa resolver determinadas características do Centro”, afirmou Luís Afonso Bermúdez.

 

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB  

 

 

 

 

Últimas notícias
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Critérios para contratação de bolsistas e prestadores de serviço
Data: 11/10/2019
O Centro adequou-se a determinação da Resolução CAD nº 003/2018, bem como o Novo marco legal de ciência tecnologia e inovação, sendo el...
Saiba mais
8º Workshop em Grandes Temas - ENVELHECIMENTO
Data: 23/09/2019
8º Workshop em Grandes Temas - ENVELHECIMENTO...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136