Portal CDT/UnB - Notícia: Diretora do CDT/UnB recebe representante do MIT
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Diretora do CDT/UnB recebe representante do MIT
28/11/2012

Ednalva Morais reuniu-se com Anthony Knopp para tratar sobre os programas do Massachusetts Institute of Technology

 

De passagem pelo Brasil, Anthony Knopp, membro do Massachusetts Institute of Technology (MIT) – universidade norte-americana líder mundial em tecnologia – visitou o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) e reuniu-se com a diretora Ednalva Morais. Também estavam presentes o diretor da Faculdade de Tecnologia, Antônio Brasil; o professor Jorge Fernandes, do Departamento de Ciência da Computação; o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Jaime Santana; e o professor Paulo Calmon. 

A intenção foi apresentar o papel do CDT a Anthony Knopp, para que ele conhecesse melhor as políticas e programas da instituição, bem como conhecer os programas do MIT para uma possível parceria e participação dos professores e pesquisadores da UnB. De acordo com os presentes, a parceria entre uma universidade americana e a UnB fortalece o processo de desenvolvimento e ajuda a alavancar recursos.

Ednalva fez uma breve apresentação do CDT de dez anos atrás (quando Knopp a conheceu) e do CDT atual, para contextualizar e mostrar as principais mudanças nesse período. “Quando o CDT foi criado, nós quase fomos linchados, porque era tudo muito novo, não existia muito essa concepção. Mas, aos poucos, fomos criando diversos programas para começar a instalar essa cultura do empreendedorismo. Nós desenvolvemos projetos especiais como o Programa do Artesanato Brasileiro, que já possui cerca de mil artesãos e multiplicadores capacitados; o NICE que realiza, em média, cinco mil atendimentos por ano aos empreendedores; temos mil pesquisadores capacitados em NIT e Propriedade Intelectual; além de apoiar e desenvolver projetos como a Política Nacional de Empreendedorismo e Negócios, a Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas, e o Programa Nacional de Apoio a Incubadoras de Empresas, que são ferramentas importantes no apoio ao empreendedor brasileiro, às incubadoras de empresas e aos parques tecnológicos ”, revelou. 

Anthony Knopp atua no Industrial Liaison Program, ou ILP (Programa de Coordenação Industrial, na tradução para o português), programa que funciona como ponte de ligação entre a indústria e o MIT, e serve para auxiliar empresas interessadas em fazer parcerias com a universidade norte-americana a buscarem tecnologias junto ao instituto e alavancarem suas estratégias tecnológicas. 

“O MIT existe para facilitar. É uma instituição completamente acessível e nós do ILP temos a função de facilitarmos essa entrada. O MIT é um lugar pequeno, possui 10 mil e 600 estudantes, 60% são pós-graduados, temos mil professores e uns dois mil pesquisadores. Nós fazemos tecnologia, ciência, engenharia, e tem outras coisas que não fazemos e precisamos mudar para fazer. Nós fazemos Pesquisa e não Desenvolvimento, mas a realidade do MIT é que nós somos uma máquina econômica, tem muitas coisas que estão acontecendo não só no MIT, mas na região de Boston, que facilita, que alinha e incentiva essa máquina econômica. E, nós realizamos muitas coisas que eu acho que o CDT tem interesse, também faz e quer fazer melhor, no que diz respeito à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação”, afirma. 

Knopp afirma que gostou bastante de toda a estrutura do CDT, e revelou que é possível adequar a realidade da instituição aos programas do MIT, e fazer essa ligação entre os pesquisadores da Universidade de Brasília. 

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB  

 

 

 

Últimas notícias
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Critérios para contratação de bolsistas e prestadores de serviço
Data: 11/10/2019
O Centro adequou-se a determinação da Resolução CAD nº 003/2018, bem como o Novo marco legal de ciência tecnologia e inovação, sendo el...
Saiba mais
8º Workshop em Grandes Temas - ENVELHECIMENTO
Data: 23/09/2019
8º Workshop em Grandes Temas - ENVELHECIMENTO...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136