Portal CDT/UnB - Notícia: Pimentel: setor público precisa aprender com dinamismo do setor varejista
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Pimentel: setor público precisa aprender com dinamismo do setor varejista
30/11/2012

 

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou nesta quinta-feira (29), durante plenária do I SIMBRACS, que o mercado consumidor brasileiro, sempre entre os quatro maiores do mundo para qualquer produto, é o responsável pela emergência do setor de comércio e serviços com a força observada nos últimos anos. “O que ocorreu é que o Brasil mudou, a economia mudou e tivemos uma alavancagem fantástica nos últimos 10 anos. Hoje, o Brasil é o terceiro ou o quarto maior mercado do mundo para qualquer produto que pensemos. De grampo de cabelo a geladeira, passando por carros. Isso que motivou essa emergência do setor de comércio e serviços com tanta pujança”, avaliou.

Segundo o ministro, o país precisa estar à altura desse desafio e o setor público tem muito a aprender com o setor de comércio e serviços, onde o dinamismo acaba estimulando a inovação. “A inovação, muitas vezes, não vem do laboratório ou de dentro da indústria, mas do mercado, do consumo. É o consumidor que pede e orienta como será o produto que será lançado daqui a cinco anos. Então, olho no varejo e nos serviços, onde está o atendimento. Dali, sairá a necessidade de inovação e, daí, para a indústria, para o laboratório e depois para o produto real”, observou.

Ainda de acordo com Pimentel, o Brasil está vocacionado a ser um país líder, mas esse processo pode ser mais rápido do que tem sido até aqui. “Depende do empenho de todos nós e empenho não falta. Estamos trabalhando. Mas, para que isso ocorra ainda mais rápido, tenho o sonho de que o notável dinamismo do setor de comércio e serviços venha também para o setor público. Que os varejistas nos ajudem a dinamizar o setor público brasileiro e que juntos possamos transformar o país”, elogiou.

O ministro lembrou os laços afetivos que mantém com o setor. Seu pai foi comerciante em Belo Horizonte e foi na loja da família onde começou a trabalhar. “Os primeiros contatos com a vida econômica, com a atividade real e o trabalho profissional foram na loja varejista do meu pai no centro da cidade. Ali aprendi muita coisa, lições que guardamos para a vida inteira e que acabam sendo úteis quando já na maturidade você vem para a vida pública. Tenho um carinho muito especial pelo setor varejista. Conheço os problemas reais do setor”, disse.

Pimentel ainda elogiou a iniciativa, capitaneada pelo secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, de realizar um simpósio para discutir políticas públicas para o setor que mais emprega no Brasil. “É incrível que isso ainda não tivesse acontecido. Esse momento que vivemos é um momento singular na história da nossa economia, especialmente no setor de comércio e serviços. Temos de estar à altura desse desafio. O governo naturalmente tem de fazer a sua parte e está fazendo”, sustentou.

Ainda durante a abertura do SIMBRACS, Luiza Trajano, vice-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e proprietária da rede Magazine Luiza, lembrou que o setor de varejo é o que mais emprega no País, depois do setor público.  Já o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, enfatizou que o setor de comércio responde hoje por 84% de todas as pequenas empresas existentes no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC

 

Últimas notícias
II WORKSHOP do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília - PCTec/UnB
Data: 13/11/2018
II WORKSHOP do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília - PCTec/UnB...
Saiba mais
Divulgação do Projeto Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia para Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS
Data: 07/11/2018
Divulgação do Projeto...
Saiba mais
Desafios e Perspectivas da Economia Solidária Para o Desenvolvimento Do Brasil
Data: 18/10/2018
Desafios e Perspectivas da Economia Solidária Para o Desenvolvimento Do Brasil...
Saiba mais
Fique por Dentro da Programação do Fórum de Inovação CDT/EB 25 de outubro
Data: 18/10/2018
Fique por Dentro da Programação do Fórum de Inovação CDT/EB 25 de outubro...
Saiba mais
Insight Robotics: tecnologia de detecção e monitoramento de focos de incêndio.
Data: 26/09/2018
Insight Robotics: tecnologia de detecção e monitoramento de focos de incêndio....
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136