Portal CDT/UnB - Notícia: Feira de Negócios e Inovação é sucesso na Universidade de Brasília
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Feira de Negócios e Inovação é sucesso na Universidade de Brasília
09/03/2013

2ª edição do evento, organizada pela Escola de Empreendedores do CDT/UnB, reuniu alunos e futuros empresários que apresentaram suas ideias de empreendimentos inovadores

Na última quarta-feira (06/03), a Escola de Empreendedores (Empreend) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) e o Departamento de Administração da Universidade realizaram a II Feira de Negócios e Inovação. No evento, cujo objetivo era promover as atividades de empreendedorismo e inovação entre os alunos da graduação e da pós-graduação da UnB, visando estimular e disseminar a cultura empreendedora, 650 alunos tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e ideias de empreendimentos inovadores desenvolvidos durante o semestre. A Feira aconteceu no Centro Comunitário Athos Bulcão.
 
Os trabalhos foram avaliados por uma banca examinadora formada por professores, empresários e técnicos de agências como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 
 
O diretor do CDT/UnB, professor Paulo Suarez, compôs a mesa de abertura da Feira, juntamente com a Vice-reitora da UnB, professora Sônia Nair Báo; a Decana de Extensão, professora Thérèse Hofmann; a decana de Assuntos Comunitários, professora Denise Bomtempo; o decano de Ensino de Graduação, professor Mauro Luiz Rabelo; o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Jaime Martins; a decana de Gestão de Pessoas, professora Gardênia da Silva; o decano de Planejamento e Orçamento, professor Carlos Alberto Müller; o vice-diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, professor Jorge Katsumi Niyama; o Analista da Unidade de Capacitação Empresarial Núcleo de Educação Empreendedora do SEBRAE Nacional, José Ancelmo de Góis; a Analista da Unidade de Capacitação Empresarial do SEBRAE DF, Elaine Bezerra de Araújo; o Coordenador do Programa de Capacitação Tecnológica e Competitividade do CNPq, Cimei Borges Teixeira; o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI DN/CNI, professor Jefferson de Oliveira Gomes. 
 
O diretor do CDT falou sobre a importância de disseminar a cultura empreendedora e a inovação no país, assuntos que têm estado na pauta, especialmente do governo, e que estão alinhados à missão da instituição. “Ações como essa são muito importantes para nós, porque está traduzindo a nossa principal missão do Centro, que é formar nossos alunos, formar profissionais com uma visão empreendedora, e essa missão é fundamental para desenvolver o nosso país. O empreendedorismo e a inovação têm estado na pauta do nosso governo a todo momento. Essa semana mesmo, está sendo veiculado que a presidente Dilma está preparando um pacto da inovação, um projeto de 30 bilhões, que serão alocados em vários setores do país, nos próximos sete anos, principalmente, para trazer um pouco mais da cultura do empreendedorismo”, explicou Suarez. 
 
Ele destacou, ainda, a importância da parceria com a universidade na realização de eventos desse tipo para os alunos. “Essa atividade, o CDT já vem desenvolvendo em seus mais de 20 anos de história. Hoje, nós temos uma ‘pequena’ amostra do que foi feito pela nossa instituição. Essa Feira é resultado de uma parceria muito importante do CDT com o Departamento de Administração da universidade, onde nós temos várias disciplinas do nível de graduação e pós-graduação, as quais atendem mais de mil alunos da UnB dos mais diversos cursos de graduação e de pós-graduação, justamente para levar a formação do empreendedorismo. E, hoje, teremos 650 alunos mostrando o resultado final desse aprendizado”. O professor finalizou agradecendo à professora Cristina Castro, atual coordenadora da Empreend e responsável pela organização da feira; bem como aos alunos, pela presença e participação na atividade.
 
A precursora da Empreend, professora Eda Castro, que também estava presente, falou da experiência de fundar a escola e de como é gratificante retornar para ver os frutos desse trabalho. “Há alguns anos, eu fui convidada para dar um suporte pra formação empreendedora. E nós pensamos, dentro do próprio CDT, para tentar desenvolver ações, disciplinas optativas, tentar criar uma cultura empreendedora dentro da Universidade. Foi essa a primeira finalidade da minha vinda. Depois eu saí e deixei a semente. Agora estou retornando para ver os frutos. E, pelo que eu tenho acompanhado, eu acho que o potencial é muito grande. Essa visão dentro da universidade é fundamental, por onde a gente passa, em outras universidades fora do Brasil, você ouve esse termo ‘empreendedorismo’. Então eu acho que nós estamos no caminho certo”, revelou Eda. 
 
O professor Jeferson Gomes explicou sobre como vê a questão da inovação sendo trabalhada dentro da universidade, juntamente com o empreendedorismo, defendendo uma integração de todas as áreas do conhecimento, para um melhor aproveitamento do que foi ensinado “Eu acho, particularmente, que a gente tem alguns 'gaps'. O aluno, quando entra na faculdade, por mais competência e capacidade que tenha tido de passar no vestibular, ele fica durante um bom tempo ali dissociado para o trabalho e, consequentemente, fica um pouco longe das possibilidades de aplicação da sua profissão. Se a gente tiver essa possibilidade de aplicar, criar ambientes dentro da integração de espaços e das mais diversas áreas, o aluno será muito mais bem formado. Então, iniciativas como essa, da Empreend, são iniciativas fundamentais para você desenvolver uma boa relação com os alunos e com a sociedade, para que eles aprendam na prática e levem esse conhecimento para fora da universidade”, ressaltou. 
 

 

Após a abertura da mesa, a banca examinadora passou pelos estandes, avaliando o trabalho dos alunos. O reitor da Universidade de Brasília, professor Ivan Camargo, também conferiu a exposição, juntamente com o professor Paulo Suarez, e comentou sobre a importância do empreendedorismo e da inovação para a universidade e para a sociedade. “Nós temos mesmo que ensinar isso dentro da universidade, pois temos grandes iniciativas aqui, e é de fundamental importância fazer esse link da academia com o produto. Nós precisamos inovar e modificar a realidade brasileira trazendo a criatividade, porque temos produtos muito bons, e o CDT tem feito esse trabalho muito bem. Então nós temos que continuar incentivando e aproveitar a criatividade da galera mais nova”, completou Ivan. 
 
A respeito da Feira, que está em sua segunda edição, a professora Cristina Castro, revelou que é gratificante trabalhar com os alunos, professores e parceiros nesse processo de 15 anos das disciplinas da Empreend. 
 
“Esse evento foi de grande importância não só para o crescimento do CDT como equipe, mas para entendermos realmente a magnitude de um evento desses. E a organização, como todo processo de organização, é um processo de aprendizado contínuo e o nosso ideal, nosso objetivo primeiro, pelos relatos que nós estamos tendo dos professores da banca, que era formar formadores inovadores, nós conseguimos conquistar e foi um grande ganho. Acho que mostramos para a sociedade que a UnB trabalha com o processo de ensino-pesquisa-extensão formando uma tríade, um tripé, muito bem alinhados. Então, os nossos resultados finais foram super positivos”, finalizou a coordenadora. 
 
 
LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

 

Últimas notícias
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 03/2020
Data: 25/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 02/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 01/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Multincubadora de Empresas da Universi...
Saiba mais
Edital de Chamamento Público nº 1/2020
Data: 07/01/2020
A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), com sede no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da Reitoria, 1º Andar, Brasília - DF, torna pú...
Saiba mais
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136