Portal CDT/UnB - Notícia: Empresa incubada do CDT/UnB participa de projeto de construção sustentável
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Empresa incubada do CDT/UnB participa de projeto de construção sustentável
15/04/2013

Ambiente Eficiente coordena equipe que irá construir modelo de casa sustentável 

 
A empresa Ambiente Eficiente Consultoria, incubada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, está participando de um projeto piloto para referencial de casas sustentáveis do Green Building Council Brasil (GBC). Trata-se de uma certificação de sustentabilidade para residências, inspirada no LEED for Homes, o GBC Brasil CASA, que já está em fase de execução.
 
“O GBC Brasil realizou um concurso nacional e dois projetos da região Centro-Oeste foram escolhidos, entre eles o projeto Madagascar, que é coordenado pela nossa empresa. O projeto é uma residência unifamiliar com 360 m² que vai ser construída na QI 28 do Lago Sul, e a Ambiente Eficiente ficou responsável pelos créditos referentes a eficiência energética da envoltória; avaliação da metodologia prescritiva da etiquetagem do Procel; pela avaliação da categoria de materiais e recursos, bem como  pelo paisagismo”, afirmou a arquiteta e sócia Ana Maria Nicoletti. 
 
O Green Building Council Brasil (GBC Brasil), é uma organização não governamental que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil, por meio de sua atuação junto ao governo e à sociedade civil, capacitação técnica de profissionais, disseminação de informações, práticas e conhecimentos e promoção de processos de certificação.
 
O GBC Brasil foi criado em 2007 e conta com o suporte de aproximadamente 495 empresas membros. Todas elas apoiam as atividades da organização por estarem engajadas no mercado da construção sustentável, seja por meio da adoção de práticas de green building em suas instalações ou ofertando materiais e serviços eficientes e responsáveis do ponto de vista sócio ambiental. O sucesso da atuação do GBCB pode ser medido pelo crescimento da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no Brasil.
 
O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde é usado para diversas tipologias, exceto para residências. Por isso a GBC Brasil, criou a certificação GBC Brasil Casa, inspirado no LEED, com a mesma estrutura, mas adaptado para condições nacionais.
 
“As construções no Brasil têm uma qualidade muito baixa em termos não só de sustentabilidade como de conforto térmico, de eficiência energética, de qualidade dos materiais, então o objetivo dessa certificação é aumentar o nível das construções no Brasil e também diminuir os impactos ambientais”, explica Darja Kos Braga, sócia-diretora da Ambiente Eficiente.
 
Ao contrário do que muitos pensam, a certificação de sustentabilidade não tem como única vantagem a diminuição de impactos ambientais, mas existem muitos outros aspectos como o aumento da durabilidade do imóvel e da qualidade de vida dos usuários, menores gastos energéticos e melhores índices de conforto térmico, luminoso e acústico.
 
“Na verdade, a construção civil é uma das indústrias que mais consome recursos naturais, então essas certificações vêm para minimizar esse impacto e fazer com que exista um ciclo fechado que vai desde a concepção do projeto, à construção, depois manutenção e operação e, finalmente, ao descarte, de forma que os materiais possam ser reaproveitados ou retrofitados e utilizados de outra maneira no mesmo prédio. Então, um dos objetivos principais, atualmente, de se pleitear a certificação é conceber o projeto desde o início, pensando na sua vida útil e no seu descarte”, complementa Ana Maria.
 
O projeto Madagascar é um dos nove projetos avaliados na fase piloto. Esta fase tem por objetivo testar e aprimorar a certificação de sustentabilidade GBC Brasil CASA para o lançamento junto ao grande público previsto até o final de 2013.  
 
Confira a maquete da casa:
 
 
 
 

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

 

Últimas notícias
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 03/2020
Data: 25/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 02/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 01/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Multincubadora de Empresas da Universi...
Saiba mais
Edital de Chamamento Público nº 1/2020
Data: 07/01/2020
A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), com sede no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da Reitoria, 1º Andar, Brasília - DF, torna pú...
Saiba mais
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136