Portal CDT/UnB - Notícia: Universidade de Brasília inaugura Museu de Gemas e Joias
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Universidade de Brasília inaugura Museu de Gemas e Joias
16/04/2013

Coleção foi doada pelo SEBRAE-DF e incorporada à Universidade  

 

A Direção do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília promoverá dia 17 de abril, no Museu de Geociências (MGeo- UnB), o evento comemorativo da doação das coleções do Museu de Gemas e Joias, que se encontrava na Torre de TV, à Universidade. O evento contará com a participação Reitor, Prof. Dr. Ivan Marques de Toledo Camargo, unidades parceiras, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico,  LabJoias, comunidade universitária,  parceiros externos e o Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez, atual Decano de Administração e à época Diretor do CDT, que muito contribuiu para tornar esta doação viável.

 
O acervo atual do MGeo-UnB é composto de mais de 5.500 amostras entre rochas; gemas, em bruto ou lapidadas; minerais e fósseis do Brasil e do exterior, que evidenciam a diversidade do planeta quanto à sua constituição, permitem a interpretação dos fenômenos geológicos que ocorrem em nosso planeta e possibilitam uma compreensão da evolução da vida. Embora Brasília conte com cerca de 40 museus cadastrados no IBRAM, a maioria tem um perfil histórico ou artístico e poucos são aqueles de perfil científico e ainda com exposições especialmente voltadas para o público escolar.
 
 
Outro diferencial do MGeo-UnB é o seu vínculo com uma unidade de ensino universitária. Portanto, além de buscar despertar consciência ambiental e novas vocações, trabalha para estreitar seu vínculo com o público acadêmico pensando não só em formas de apoio às disciplinas de graduação e ao seu estudo, mas à pesquisa e desenvolvimento nessa área do conhecimento. O Instituto de Geociências conta com uma ampla variedade de laboratórios de pesquisas, voltados para áreas como Mineralogia, Cristalografia e Paleontologia, para as quais o acervo em questão é muito importante. 
 
Em 2009, as equipes do Museu de Geociências (MGeo-UnB), do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e do LabJoias-IdA foram contatadas pela Diretoria do SEBRAE-DF para avaliar a possibilidade de incorporação do Museu de Gemas e Joias à Universidade de Brasília. Após ampla discussão interna e com o SEBRAE-DF, uma proposta final foi elaborada e aprovada em ambas as instituições. Em 2012, a formalização da doação e incorporação da coleção à Universidade de Brasília foi concretizada. O acervo, sob guarda do Museu de Geociências está hoje pronto para ser apresentado à comunidade. 
 
 
CDT/UnB – O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília também faz parte desta parceria e assumirá um papel condizente com suas competências e sua missão institucional, promovendo a interação entre micro empresas, empreendedores do setor de Gemas e Jóias, o Laboratório de Gemas e Jóias e o Museu de Geociências, por meio de projetos cooperativos e ações de extensão, com o objetivo de fortalecer o segmento joalheiro local com produtos de alto valor agregado. A interação permanente com a sociedade, incluindo a captação de novos parceiros, será também um compromisso do CDT/UnB, no âmbito deste projeto.
 
Essas ações serão desenvolvidas no âmbito de programas como o Disque Tecnologia, SBRT e Escola de Empreendedores. 
 
Para o coordenador do Disque Tecnologia, Marcelo Nascimento, a participação do CDT/UnB nessa parceria é importante devido à ligação que a instituição tem com os empreendedores. “Existe um grande potencial a ser explorado no setor de Gemas e Joias no Distrito Federal. Nesse sentido, o novo acervo enriquecerá as ações de extensão junto ao meio empresarial, aproximando cada vez mais o CDT dos  empreendedores”, destaca. 
 
Serviço: 
Comemoração pelo acervo do Museu de Geociências da Universidade de Brasília
Data: 17 de Abril de 2013.
Hora: 14h30min
Local: Museu de Geociências – ICC - UNB
 
 
LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

 

Últimas notícias
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 03/2020
Data: 25/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 02/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 01/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Multincubadora de Empresas da Universi...
Saiba mais
Edital de Chamamento Público nº 1/2020
Data: 07/01/2020
A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), com sede no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da Reitoria, 1º Andar, Brasília - DF, torna pú...
Saiba mais
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136