Portal CDT/UnB - Notícia: CDT/UnB participa de debate sobre incubadora de empresas na Câmara dos Deputados
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
CDT/UnB participa de debate sobre incubadora de empresas na Câmara dos Deputados
23/04/2013

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília participou nesta terça-feira, dia 23, de uma reunião de trabalho da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação da Câmara dos Deputados. A convite do presidente da Frente, deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), parlamentares e representantes do movimento do empreendedorismo inovador falaram sobre os desafios e benefícios das incubadoras de empresas de base tecnológica.

 
Na oportunidade, estiveram presentes o Diretor do CDT/UnB, Professor Paulo Anselmo Ziani Suarez e o Coordenador do Programa Multincubadora de Empresas e Hotel de Projetos, Anísio Lopes de Castro. Paulo Suarez falou sobre a visão do CDT a respeito da incubação; levou experiências de empresas que estão passando pela pré-incubação, no Hotel de Projetos; de empresas que estão incubadas e de empresas graduadas.
 
Ele destacou, ainda, a importância da missão do Centro de dar apoio ao desenvolvimento tecnológico de todas as unidades da Universidade de Brasília e difundir o empreendedorismo, principalmente entre os alunos; além de apresentar o objetivo da Multincubadora de Empresas do CDT, que é criar e consolidar empresas nascentes, fornecendo capacitação, treinamentos, consultorias e oportunidades de parcerias para os empresários.
 
A Superintendente Executiva da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Sheila Oliveira Pires, apresentou dados do movimento, a história do empreendedorismo inovador no Brasil e o cenário atual das incubadoras e parques tecnológicos no país. Sheila apresentou também resultados e impactos positivos das incubadoras para a sociedade.
 
Representando a Coordenação Geral de Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SETEC) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Jorge Campagnolo apresentou o Programa Nacional de Apoio as Incubadoras de Empresas (PNI) e fez uma explanação sobre os parques tecnológicos brasileiros.
 
Além da Universidade de Brasília, da Anprotec e do MCTI participaram da reunião representantes do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e da Universidade Católica de Brasília (UCB). As entidades de ensino apresentaram suas incubadoras de empresas.
 
Após as apresentações, foram discutidos os problemas e os gargalos legais e operacionais que impactam negativamente as incubadoras. O debate resultou em informações importantes para que a Frente Parlamentar apresente proposições de melhorias junto aos órgãos competentes.
 
 
*Com informações da Anprotec 
 

LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136