Portal CDT/UnB - Notícia: Palestra do CDT/UnB abordará a importância das Patentes no Mundo Acadêmico
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Palestra do CDT/UnB abordará a importância das Patentes no Mundo Acadêmico
26/04/2013

Atualmente, a proteção das tecnologias desenvolvidas pelas universidades tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente pelo fato da inovação ser considerada quesito de avaliação em rankings nacionais e mundiais das melhores universidades. 

 
O número de patentes desenvolvidas no âmbito de uma universidade indica o destaque desta instituição em relação à tecnologia e à inovação. Por isso, as patentes precisam ser olhadas com maior cuidado por serem uma grande fonte de informação tecnológica, tanto para monitoramento de novas tendências em pesquisa e desenvolvimento, quanto para aperfeiçoamento da pesquisa nos laboratórios da Universidade e conhecimento do estado da técnica.
 
O químico e Redator de Patentes do Núcleo de Propriedade Intelectual (NUPITEC) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), Ernani Souza Jr., explica que as patentes são importantes para a comunidade acadêmica porque a maioria dos pesquisadores está dentro das Universidades. E é justamente no meio acadêmico que acontecem divulgações de tecnologias na forma de artigos, em periódicos nacionais e internacionais, com altos índices de fator de impacto. 
 
“Poucos sabem que mais de 70% do conhecimento divulgado está na forma de patentes. Uma patente não somente fornece informações sobre determinada tecnologia, mas permite que se conheça novas tendências em determinadas áreas, bem como, os problemas tecnológicos que têm sido alvo de pesquisa e quem são os países e instituições detentores de tais conhecimentos. Para a Universidade, que não pode comercializar diretamente a tecnologia que desenvolve, ainda existe a possibilidade de se estabelecer parcerias com empresas que possam levar o produto e/ou processo para a indústria, e, dessa forma, captar recursos com a comercialização (na forma de royalties)”, justifica. 
 
Para tratar sobre esse tema, Ernani irá ministrar a palestra “A importância das Patentes no Mundo Acadêmico”, na próxima Estação Empreendedorismo do CDT/UnB. O encontro acontece no dia 10 de maio, a partir das 13h, no Auditório da instituição.
 
Serviço:
Estação Empreendedorismo – A importância das Patentes no Mundo Acadêmico
Data: 10/05
Hora: 13h
Local: Auditório do CDT/UnB
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Edifício CDT 
 
Para mais informações: 
3107-4108
empreend@cdt.unb.br 
 
 
 

LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

 

 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136