Portal CDT/UnB - Notícia: Empresa incubada do CDT/UnB desenvolve tecnologia para abrir portas pelo aparelho celular
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Empresa incubada do CDT/UnB desenvolve tecnologia para abrir portas pelo aparelho celular
29/04/2013
Por meio de Internet sem fio aplicativo poderá também acender a luz e abrir e fechar persianas
 

Você é daquelas pessoas que vira e mexe esquece onde coloca a chave de casa? Se a resposta for sim, seus problemas acabaram.

A empresa LOOP, incubada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), lançou uma tecnologia chamada “Loop Door” que permite a pessoa, por meio do aplicativo do celular, abrir a porta de qualquer lugar que esteja. Para isso, basta ter acesso a internet banda larga sem fio.

A ideia do projeto ocorreu de maneira inusitada. O responsável por ela é o estudante de engenharia da computação da UnB e sócio da empresa LOOP, Pedro Salum. Ele conta que sempre que chegava a casa sua mãe o questionava que ele esquecera as chaves. Num belo dia Pedro então fez a seguinte pergunta: “Fico o dia inteiro com meu smartphone na mão, porque não desenvolver um sistema que me permita abrir a porta de casa pelo aparelho celular”?

Pedro explica que por meio de agendamento também é possível solicitar a outra pessoa que abra a porta do seu escritório ou casa. “Se estou viajando e preciso entrar em casa para dar comida para o cachorro eu posso pedir a outra pessoa que faça isso pra mim. Basta ela ter o aplicativo no celular e internet wifi”, garante Pedro.

O empresário Caique Peixoto, arquiteto de engenharia de software da LOOP explica que eles querem ampliar a ideia para automoção residencial, que seria o controle não apenas da porta, mas também de luzes, janelas, persianas, etc. “A pessoa poderá contratar vários serviços com apenas uma empresa. Normamente estas ações costumam ser isoladas. Nós queremos unificá-las, torná-las mais práticas. Além disso, o custo será inferior e o indivíduo terá bem menos mão de obra”, garante Caique.

Daniel Sandoval, estudante de engenharia da computação e sócio da LOOP conta que a tecnologia já existe nos Estados Unidos mais é algo muito recente.

A tecnologia, por enquanto, está disponível apenas para aparelhos da Apple, na Apple Store. Futuramente, a empresa pretende ampliar para todos os tipos de Smartphone. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2013 e os meninos garantem: Essa tecnologia vai arrebentar!

 

ELÔ BITTENCOURT EMEDIATO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

 

 

 

Últimas notícias
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 03/2020
Data: 25/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 02/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 01/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Multincubadora de Empresas da Universi...
Saiba mais
Edital de Chamamento Público nº 1/2020
Data: 07/01/2020
A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), com sede no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da Reitoria, 1º Andar, Brasília - DF, torna pú...
Saiba mais
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136