Alcatrão C

 

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Produção de catalisador sólido carbonáceo por meio de craqueamento térmico do alcatrão para obtenção de biocombustível                                                 
Nº da proteção: BR 10 2017 018659 8  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site      
Data do depósito: 30/08/2017  
Tipo de proteção: patente de invenção
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Inventores
Pela UnB: Grace Ferreira Ghesti  | Lattes
Julio Lemos de Macedo  | Lattes
Rafael Benjamin Werneburg Evaristo  | Lattes
Munique Gonçalves Guimarães  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Energia
Classificação - Subcategoria: Biocombustíveis

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL PARA PRODUZIR BIOCOMBUSTÍVEL

A difusão dos biocombustíveis no cenário da produção de energia renovável só foi possível devido ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Possibilitar a integração de tecnologias de produção de biocombustíveis pode ser uma excelente ferramenta para minimizar os problemas causados pelos combustíveis fósseis, agregando efeitos significativos para a economia e o meio ambiente (biocombustíveis derivados da biomassa permitem uma redução significativa de emissões de gases nocivos ao meio ambiente e os gases do efeito estufa, como derivados de NOx e Sox). Sob essa perspectiva, profissionais de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram uma tecnologia capaz de produzir um catalisador sólido carbonáceo por meio de craqueamento térmico do alcatrão para produção de biocombustível.

 

CATALISADOR SÓLIDO CARBONÁCEO DE ALCATRÃO PARA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL

A utilização de resíduos orgânicos naturais para a produção de compostos com maior valor agregado representa uma possibilidade de obtenção de diferentes biocombustíveis. Neste cenário, os processos termoquímicos (como a pirólise ou craqueamento térmico, por exemplo) se apresentam como rota acessível para conversão de produtos, por muito tempo inutilizados, em uma variedade de materiais líquidos, sólidos e gasosos. Na perspectiva de utilizar um catalisador ácido, de baixo custo e que obtenha altos valores de conversão para biodiesel, diversas matrizes orgânicas estão sendo desenvolvidas para obtenção de materiais que possam agir como catalisadores heterogêneos. Dessa classe, os materiais carbonáceos apresentam composição e características morfológicas favoráveis a inserção de grupos polares capazes de catalisar as reações de esterificação e transesterificação. Sob esses contextos, a presente invenção refere-se à produção de um material sólido carbonáceo ácido, a partir da pirólise do alcatrão, sendo este um subproduto da gaseificação de biomassa usado para produção de biocombustível. O material pode ser utilizado como um catalisador heterogêneo em reações de transesterificação/esterificação de materiais graxos com álcool (como na produção de biodiesel). Além disso, a presente invenção incrementa o reaproveitamento do alcatrão no processo de gaseificação possibilitando assim produções mais sustentáveis e de menor custo, tendo em vista que é destinado uma solução para esse tipo de resíduo.

 

VANTAGENS

  • Sustentabilidade: Produção mais sustentável: emprego de resíduos industriais e diminuição de utilização de recursos não renováveis;
  • Custo-benefício: Baixo custo;
  • Eficiência: Altas taxas de conversão para reações de esterificação e transesterificação.

 

Agenda 2030 da ONU:

7 Enegia Sustentável e Acessível 9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A