06 de Setembro de 2022
Informações da proteção | ||
Título: e-SciEval | ||
Nº da proteção: | BR 51 2018 000880 1 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 12/06/2018 | |
Data da publicação : |
06/06/2018 | |
Data da criação: | 20/10/2017 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem | Javascript, outros. | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Gerson Cipriano Junior | | Pesquisa UnB |
Mardes Ferreira da Vitória | ||
Rodrigo Luiz Carregaro | | Pesquisa UnB | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
O CENÁRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL
A produção científica no Brasil vem melhorando significativamente nos últimos anos, contribuindo para o desenvolvimento do país. Em 2019, a produção científica brasileira alcançou recordes históricos, com mais de 400 mil trabalhos publicados em revistas indexadas.
Esse aumento da produção científica brasileira também refletiu na visibilidade do país no cenário internacional. O impacto de nossa produção científica vem aumentando ano a ano, com o número de artigos citados em outros trabalhos em constante crescimento.
No entanto, mesmo com o avanço nos últimos anos, ainda existem desafios a serem enfrentados para que o Brasil possa se tornar um dos principais protagonistas no cenário científico mundial. É necessário, portanto, que haja um esforço coletivo para valorizar a ciência e incentivar a produções científicas de qualidade.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram uma ferramenta para o acompanhamento das produções acadêmicas dos docentes, intitulada “e-SciEval”. Esta ferramenta possui funcionalidades que permitem realizar o download de notas de artigos publicados pela CAPES, a importação do currículo LATTES do docente em formato XML e a avaliação automática das produções criadas. O e-SciEval também possui uma tela de acompanhamento do desempenho do docente de forma individual e também do programa e linha de pesquisa. Além disso, esta ferramenta é online, permitindo aos docentes acompanhar rapidamente seu desempenho e assim melhorar seus indicadores.
VANTAGENS
• Diferencial: Possibilidade de importar o currículo Lattes do docente em formato XML;
• Autonomia: Avaliação automática das produções criadas;
• Monitoramento: Tela de acompanhamento do desempenho do docente de forma individual e linha de pesquisa;
• Facilidade: Ferramenta online, permitindo um acompanhamento rápido.
Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Obs.: retirar o botão "assita ao vídeo" caso não tenha nenhum vídeo a respeito da tecnologia.
Informações da proteção | ||
Título: Ambientar: Cidade - versão para computador | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001957 1 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 10/09/2019 | |
Data da publicação: |
06/09/2019 | |
Data da criação: | 20/07/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem | Javascript | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB |
Maraisa Helena Borges Estevão Pereira | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Engenharia elétrica (ENE) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
NOVA PERSPECTIVA DE STREAMLINE
Os softwares para cidades, também conhecidos como "smart city solutions", são ferramentas digitais desenvolvidas para auxiliar na gestão e no planejamento urbano. Esses softwares são utilizados para monitorar, analisar e gerenciar diversos aspectos da vida urbana, como transporte público, tráfego, energia, segurança, meio ambiente, entre outros. Entre as vantagens dos softwares para cidades, podemos destacar a melhoria da qualidade de vida da população, o aumento da eficiência dos serviços públicos, a redução de custos e o fortalecimento da economia local. Além disso, essas ferramentas são importantes para a construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes, capazes de enfrentar os desafios do século XXI. O software Ambientar é uma iniciativa desenvolvida pelos pesquisadores(as) da Universidade de Brasília (UnB) com o objetivo de criar uma solução inovadora e acessível para pessoas autistas em ambientes urbanos. A plataforma foi elaborada com base em pesquisas científicas sobre autismo e qualidade de vida urbana, realizadas por professores e estudantes da UnB em colaboração com terapeutas ocupacionais, psicólogos e pessoas autistas. A equipe envolvida no projeto buscou utilizar as melhores práticas de desenvolvimento de software, com especial atenção à usabilidade e acessibilidade do produto.
O software ambientar para cidades é uma solução desenvolvida para atender às necessidades de pessoas autistas em ambientes urbanos. Essas pessoas frequentemente apresentam dificuldades na compreensão e processamento das informações sensoriais, o que pode gerar estresse, ansiedade e sobrecarga sensorial. A plataforma busca minimizar esses efeitos, oferecendo informações visuais e auditivas de forma clara e organizada sobre os espaços urbanos, como ruas, parques e prédios públicos. Além disso, a plataforma oferece recursos de navegação personalizados, como mapas táteis e direções passo a passo, que ajudam as pessoas autistas a se deslocarem com mais segurança e autonomia.
O software é desenvolvido em JavaScript, o que permite a integração com tecnologias web, oferecendo uma experiência de usuário interativa e responsiva. Além disso, a plataforma Ambientar é desenvolvida com base em pesquisas científicas sobre autismo e qualidade de vida urbana, contando com a colaboração de terapeutas ocupacionais, psicólogos e pessoas autistas na sua elaboração. O público-alvo do software Ambientar são pessoas autistas que vivem em ambientes urbanos, bem como seus familiares, cuidadores e profissionais de saúde. A plataforma busca promover a inclusão social e melhorar a autonomia e a qualidade de vida dessas pessoas, contribuindo para a construção de cidades mais acessíveis e inclusivas.
VANTAGENS
• Eficácia: Promoção da qualidade de vida de pessoas autistas e daqueles que as cercam.
• Versatilidade: Integração com tecnologias web; Adaptabilidade do software às diferentes necessidades dos usuários.
• Acessibilidade: Aplicativo promove a inclusão social personalizada.
Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Obs.: retirar o botão "assita ao vídeo" caso não tenha nenhum vídeo a respeito da tecnologia.
Informações da proteção | ||
Título: Organizar - versão para computador | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001958 0 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 10/09/2019 | |
Data da publicação: |
06/09/2019 | |
Data da criação: | 20/07/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem | Javascript | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB |
Maraisa Helena Borges Estevão Pereira | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Socialtech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
VISÃO DIGITAL PARA UM PÚBLICO ESPECIAL
A deficiência intelectual é caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e adaptativo, frequentemente surgindo na infância e impactando diversas áreas, incluindo a educação. Pesquisas extensas são conduzidas para entender as necessidades cognitivas e educacionais, envolvendo profissionais como pedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Colaborações multidisciplinares entre equipes de design e especialistas em deficiência intelectual resultam em plataformas educacionais que combinam conteúdo pedagógico com acessibilidade. O processo de concepção inclui definir objetivos de aprendizagem adequados, criar atividades interativas e incorporar recursos de apoio, como lembretes visuais e auditivos. Softwares são testados e refinados com base no feedback de pessoas com deficiência intelectual, familiares e profissionais. Essa abordagem permitiu ajustes e melhorias contínuas, garantindo que os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília (UnB) criassem um software chamado “Organizar”, que atendesse adequadamente às necessidades e preferências do público-alvo.
O software educacional "Organizar" foi concebido para capacitar jovens e adultos com deficiência intelectual no gerenciamento do tempo e das estações climáticas, visando promover sua autonomia e qualidade de vida. Possui uma interface amigável e visualmente atrativa, com gráficos representativos das estações do ano e condições climáticas. Personalizável para atender às necessidades individuais dos usuários, oferece lições interativas adaptadas às características cognitivas e de aprendizado desse público. Inclui atividades práticas, jogos educativos e recursos audiovisuais para facilitar a compreensão. Ferramentas de suporte, como lembretes visuais e auditivos, auxiliam na organização das rotinas diárias de acordo com o tempo e o clima, permitindo o planejamento antecipado das atividades.
VANTAGENS
• Facilidade de Uso: Interface intuitiva e amigável.
• Versatilidade: Diversidade de atividades e lições disponibilizadas na plataforma; Software pode ser ajustado de acordo com as necessidades do usuário.
• Acessibilidade: Aplicativo promove inclusão social e educação personalizada de qualidade.
Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
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Informações da proteção | ||
Título: Perceber - versão para computador | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001959 8 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 10/09/2019 | |
Data da publicação: |
06/09/2019 | |
Data da criação: | 20/07/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem | Javascript | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB |
Maraisa Helena Borges Estevão Pereira | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Socialtech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
EDUCAÇÃO DIGITAL PARA UM PÚBLICO ESPECIAL
Atualmente há ferramentas digitais que podem auxiliar nos cuidados e na integração de indivíduos autistas à sociedade. Essas ferramentas podem ser utilizadas para promover a comunicação, o aprendizado, a organização e a interação social. Algumas dessas ferramentas mencionadas incluem aplicativos de comunicação e gerenciamento de tarefas, jogos, plataformas de aprendizagem online, calendários, além de redes sociais e comunidades online específicas para pessoas autistas. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa no espectro do autismo é única, e nem todas as ferramentas digitais serão adequadas para todos os indivíduos. A escolha das ferramentas deve ser baseada nas necessidades, habilidades e preferências de cada pessoa, com orientação de profissionais especializados, como terapeutas ocupacionais, psicólogos ou fonoaudiólogos. Além disso, é fundamental que essas ferramentas sejam utilizadas em conjunto com outras estratégias terapêuticas e educacionais, a fim de promover o desenvolvimento integral e a inclusão social de indivíduos autistas.
Pensando nisso os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram o Perceber, um software educacional em JavaScript para o trabalho da percepção visual de estudantes no espectro autista. O software é uma ferramenta interativa e inclusiva desenvolvida com o intuito de melhorar as habilidades de percepção visual desses alunos. O objetivo do software educacional “Perceber” é promover um ambiente de aprendizado inclusivo e estimulante para estudantes que possuem o transtorno do espectro autista, ajudando-os a desenvolver suas habilidades de percepção visual e a alcançar seu potencial máximo. O software oferece uma variedade de atividades para estimular habilidades visuais e cognitivas, especialmente adaptadas para pessoas no espectro autista. Foi desenvolvido com base em pesquisas detalhadas sobre as necessidades individuais desse grupo, resultando em exercícios personalizados e uma interface intuitiva. Recursos de personalização, como ajuste de tamanho de imagens e modos de exibição, são oferecidos para atender às preferências individuais. Instruções claras e ilustrações visuais facilitam a compreensão, enquanto os exercícios são progressivos, permitindo o desenvolvimento das habilidades em ritmo próprio. Além disso, é compatível com diversos dispositivos para garantir acessibilidade e usabilidade.
VANTAGENS
• Facilidade de Uso: Interface intuitiva e amigável.
• Versatilidade: Possibilidade de acesso por diferentes dispositivos; Adaptabilidade do software às diferentes necessidades dos usuários.
• Acessibilidade: Aplicativo promove inclusão social e educação personalizada de qualidade.
Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Obs.: retirar o botão "assita ao vídeo" caso não tenha nenhum vídeo a respeito da tecnologia.
Informações da proteção | ||
Título: Ped Care | ||
Nº da proteção: | BR 51 2020 000390 7 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 10/03/2020 | |
Data da publicação: |
12/12/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | C# | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Carla Denise Castanho | | Pesquisa UnB |
Casandra Genoveva R. Martins Ponce de Leon | | Pesquisa UnB | |
Laiane Medeiros Ribeiro | | Pesquisar UnB | |
Silvana Schwerz Funghetto | | Pesquisar UnB | |
Gabriel Filipe Botelho Barbosa | | Lattes | |
Tatiana Queiroz Velloso da Silveira | | Lattes | |
Tila Viana Fernandes Marques | | Lattes | |
Luiz Fernando Vieira de Castro Ferreira | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
PED CARE – APRENDENDO SE DIVERTINDO
A melhoria do processo de ensino-aprendizagem é resultado do engajamento e do despertar da criatividade e curiosidade do estudante. Isso faz com que ele se sinta parte ativa do seu processo de formação. Nesse contexto, jogos educativos para ensino superior podem ajudar consideravelmente os processos de aprendizagem. Sendo assim, o uso de aplicativos educativos na área de saúde tem se mostrado promissores para conscientizar ou educar usuários a respeito desses temas.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa educativo para dispositivos mobile com foco em temas da pediatria. O Ped Care é um jogo educativo ao estilo Tower Defense com mecânica de quiz que explora temas relacionados à Pediatria do ponto de vista do enfermeiro.
Ele foi desenvolvido para testar o nível de conhecimento do jogador sobre esse assunto através de perguntas e respostas que, ao serem respondidas corretamente, fornecem vantagens ao jogador. O jogador perde se houverem um determinado número de ataques à sua base, enquanto o jogador, para ganhar, precisa responder corretamente uma quantidade mínima predeterminada de perguntas. Essas perguntas são escolhidas aleatoriamente de um banco de questões sobre diversas áreas de conhecimento da pediatria. Elas aparecem uma de cada vez com um certo espaçamento de tempo entre elas. Essa mecânica de gamificação permite um maior engajamento dos jogadores ao mesmo tempo que reforça conhecimentos necessários aos profissionais. O aplicativo Ped Care está disponível para android de maneira gratuita para download.
VANTAGENS
• Simplificação: Processo de aprendizagem leve e descontraído;
• Facilidade de Uso: Mecânicas de gamificação amigável à aprendizagem, mesmo em adultos;
• Custo-benefício: Gratuito e acessível a partir da Playstore em dispositivos Android;
• Educação: Ferramenta de auxílio a aprendizagem de enfermeiros e pediatras.
Agenda 2030 da ONU:
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Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Obs.: retirar o botão "assita ao vídeo" caso não tenha nenhum vídeo a respeito da tecnologia.
Informações da proteção | ||
Título: Ambiente Virtual de Aprendizagem de Administração de Medicamentos em Pediatria/Neonatologia | ||
Nº da proteção: | BR 51 2020 000391 5 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 05/05/2020 | |
Data da publicação: |
10/08/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | Outros | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Alayne Larissa Martins Pereira | | Lattes |
Casandra Genoveva R. Martins Ponce de Leon | | Pesquisa UnB | |
Laiane Medeiros Ribeiro | | Pesquisa UnB | |
Silvana Schwerz Funghetto | | Pesquisa UnB | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
x
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
A necessidade de realizar tarefas em um ambiente virtual se intensificou após a pandemia da COVID-19. O desenvolvimento de plataformas online que realizam atividades que antes precisariam ser presenciais foram necessárias em diversas áreas como saúde e educação.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma online utilizada para fins educacionais. O AVA existe para simular uma sala de aula real no meio digital, sendo assim, é um sistema que permite que os professores compartilhem materiais e se comuniquem com seus alunos através da web.
Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), tendo em vista as necessidades dos cursos da saúde Neonatologia e Pediatria, desenvolveram um programa de computador intitulado Ambiente Virtual de Aprendizagem de Administração de Medicamentos em Pediatria/Neonatologia, ou AVANeo PED. Nesta plataforma é possível ter acesso a cinco módulos correspondentes ao conteúdo de Medicação em Neonatologia/Pediatria destinado a profissionais e estudantes de Enfermagem, onde também é possível ver vídeos que tem sua origem no Youtube e acessar imagens.
VANTAGENS
• Eficácia: Ambiente dedicado ao ensino e aprendizagem.
• Facilidade de Uso: Interface acessível e amigável.
• Disponibilidade: Disponível aos alunos de graduação da UnB.
Agenda 2030 da ONU:
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Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Obs.: retirar o botão "assita ao vídeo" caso não tenha nenhum vídeo a respeito da tecnologia.
Informações da proteção | ||
Título: Glossário Multilíngue Online sobre Migração e Refúgio | ||
Nº da proteção: | BR 51 2020 002314 2 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 03/11/2020 | |
Data da publicação ou criação: |
05/07/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | Python | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Anna Beatriz Dimas Furtado | | Lattes |
Cláudio Corrêa e Castro Gonçalves | | Pesquisa UnB | |
Elisa Duarte Teixeira | | Pesquisa UnB | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
NOVA FERRAMENTA PARA AUXÍLIO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES
Tradutores e intérpretes frequentemente recorrem a recursos de apoio para desempenhar suas tarefas diárias, como, por exemplo, dicionários, glossários e ontologias. Entretanto, nem sempre esses recursos estão disponíveis na internet; muitos nem são nativo-digitais, o que pode trazer dificuldades ao acesso quando é preciso consultar rapidamente um termo ou expressão, como ocorre durante a interpretação. Nesses casos, ter acesso a uma fonte de consulta confiável disponível online não é só desejável, mas necessário. Essa necessidade é ainda maior no caso de tradutores e intérpretes comunitários, que desempenham suas tarefas com vias a garantir o acesso a direitos humanos básicos (como serviços hospitalares e educacionais, audiências públicas e solicitações de refúgio, por exemplo), pois há uma escassez de recursos e materiais nessa área, já que não é muito rentável e depende de recursos públicos, contanto, muitas vezes, com a colaboração de tradutores e intérpretes voluntários.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa de computador denominado “Glossário Multilíngue Online Sobre Migração e Refúgio” com o intuito de auxiliar o trabalho de tradutores e intérpretes em sua rotina. O software do glossário permite a busca de unidades de tradução especializada - agrupamento de palavras que geralmente são traduzidas em conjunto - no banco de dados em qualquer uma das quatro línguas do projeto: português brasileiro, espanhol, francês e inglês.
Todas as entradas do glossário contendo a palavra ou expressão pesquisadas são exibidos imediatamente na tela, com os respectivos equivalentes nas demais línguas do projeto, além de exemplos de uso, indicação de uso em variantes regionais de cada língua e frequência no corpus que serviu de base para o levantamento das entradas. Por ser um aplicativo desenvolvido para web e estar hospedado em nuvem, o glossário pode ser acessado gratuitamente de qualquer lugar do mundo, bastando que se tenha uma conexão com a internet, através do sítio http://www.mobilang.unb.br/.
VANTAGENS
• Disponibilidade: Ferramenta Online e gratuita, disponível a qualquer usuário através de navegadores Web, podendo ser acessado em computadores e celulares.
• Eficiência: Direcionado para auxílio de tradutores e intérpretes, compreendendo suas necessidades laborais.
Agenda 2030 da ONU:
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Informações da proteção | ||
Título: “Pacote de ferramentas Lietro para letramento inclusivo e comunicação aumentada” e “teclado mágico Lietro” | ||
Nº da proteção: | BR 51 2021 001322 0 e BR 51 2021 001323 9 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 22/06/2021 | |
Data da publicação ou criação: |
14/10/2020 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | Javascript | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Renato José Rodrigues Malcher Lopes | | Pesquisa UnB |
Externo: | Daniel Gonçalvez Siqueira | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Ciências Fisiológicas (CFS) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
O termo autismo se refere a manifestações de diferentes graus de comprometimentos no desenvolvimento da socialização, comunicação e cognição. Tais problemas podem aparecer acompanhados de diversos outros sintomas em diferentes síndromes, havendo um espectro continuo de perfis que vão do grau leve, onde há comunicação verbal e independência, até os graus medianos e severos, onde a comunicação verbal é ausente, dificultando muito a socialização e o desenvolvimento cognitivo-intelectual. Os sintomas variam amplamente, o que explica por que atualmente refere-se ao autismo como um espectro de transtornos, os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Os problemas de comunicação de TEA caracterizam-se pelas dificuldades em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Observações recentes indicam que comportamentos repetitivos, aparentemente desprovidos de propósito, não são necessariamente meras manifestações de atividade mental desordenada, sem objetivo ou controle consciente. Relatos de autistas que eventualmente aprenderam a usar dispositivos digitais para se comunicar, indicam que, na verdade, tais comportamentos possam representar uma estratégia adaptativa para reduzir a saturação perturbadora que os estímulos externos podem causar nos circuitos envolvidos na percepção sensorial.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um conjunto de aplicativos para tablets e celulares para o auxílio da escrita para usuários não-letrados crianças e portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), denominados de Lietro. O objetivo geral destes softwares é desenvolver e validar uma tecnologia assistiva para tablets digitais, o qual se utilizam de abordagens centradas na percepção visual e na interatividade proporcionada por telas sensíveis ao toque para estimular, de forma a incluir estudantes com necessidades especiais, o aprendizado de linguagem escrita - auxiliando, assim, no seu desenvolvimento intelectual e na sua capacidade de comunicação. O aplicativo também propõe auxiliar pessoas não verbais a se comunicarem mesmo antes de desenvolveram compreensão da linguagem escrita. Os aplicativos foram continuamente testados e ajustados em atividades assistidas por psicólogos com indivíduo autista não-verbal em contexto escolar e em atividades de compra em supermercado, garantindo a melhor experiência aos usuários.
VANTAGENS
- Facilidade de Uso: Intuitivo e interface amigável para uso;
- Eficiência: Aplicativos testado por diferentes psicólogos em situações reais; Auxílio do letramento de crianças portadoras de TEA.
Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Informações da proteção | ||
Título: Vida de Inseto | ||
Nº da proteção: | BR 51 2021 002349 8 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 13/10/2021 | |
Data da publicação ou criação: |
30/06/2021 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | Outros | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Gilberto Lacerda dos Santos | | Pesquisa UnB |
Pedro Henrique Cavendish Schimmelpfeng | | Lattes | |
Bruno Santos Ferreira | | Lattes | |
Stephanie Marie D B T C Coomans de Brachene | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
APRENDENDO BRINCANDO
A educação ambiental é o conjunto de conhecimentos e processos para construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Nesse contexto, deve-se levar em conta o processo educativo dos indivíduos, que necessitam compreender seu contexto e seu impacto no ecossistema. Diferentes ferramentas têm sido empregadas para auxiliar a conscientização ambiental. Entre elas, os aplicativos mobile têm mostrado grande importância quando se trata de aliar ensino e entretenimento. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aplicativo para dispositivos móveis “Android” e “IOS”, intitulado “Vida de Inseto”, focado na identificação de insetos e no ensino da consciência ambiental.
O aplicativo faz uso de diversos elementos interativos com intenção de engajar pessoas e facilitar o aprendizado dos usuários. Um deles é a gamificação, que emprega mecanismos e dinâmicas para tornar a experiência educativa mais agradável e estimular a interação. Com ele, é possível fazer um mapeamento dos insetos em um determinado local. Há um álbum de figurinhas, desafios e uma série de ferramentas para engajar os alunos. O aplicativo encontra-se disponível para baixar nas lojas de aplicativos da Apple e Google.
VANTAGENS
• Disponibilidade: Aplicativo gratuito e acessível, disponível para Android e IOS.
• Sustentabilidade: Promove a conscientização ambiental de maneira leve, através das ferramentas de gamificação.
Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Informações da proteção | ||
Título: Gramatikê | ||
Nº da proteção: | BR 51 2022 001550 1 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 05/07/2022 | |
Data da publicação ou criação: |
07/03/2022 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | Outros | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB |
Eloisa Nascimento Silva Pilati | | Pesquisa UnB | |
Rafael Silva de Alencar | | Lattes | |
Guilherme Rodrigues Lodron Pires | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Instituto de Letras (IL) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) | | Link do site | |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
As metodologias ativas de aprendizagem são técnicas pedagógicas que se baseiam em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. Ou seja, são metodologias menos baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades de forma em que o estudante participe ativamente do processo. Suas aplicações permitem o desenvolvimento de novas competências, como a iniciativa, a criatividade, a criticidade reflexiva, a capacidade de autoavaliação e a cooperação para se trabalhar em equipe.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aplicativo para dispositivos mobile Android para aprimoramento e educação de conceitos de gramática da língua portuguesa empregando metodologias ativas. O aplicativo Gramatikê contempla atividades pedagógicas, envolvendo explicações teóricas, exercícios e jogos que podem colaborar com o processo da aprendizagem de gramática da língua portuguesa. Contribui com a metodologia de ensino já utilizada pelo professor por meio de recursos motivacionais.
VANTAGENS
• Eficiência: Contribui com a metodologia de ensino já utilizada pelo professor por meio de recursos motivacionais;
• Eficácia: Desenvolvimento de competências como criticidade, criatividade e iniciativa;
• Expertise: Software desenvolvido por profissionais da educação com metodologias modernas e arrojadas.
Agenda 2030 da ONU:
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