Extrator de Dados C

Data da expedição do registro: 07/08/2018
Data da criação:
25/09/2017
Linguagem: HTLM, Java, JSF, Outros.
Pela UnB: Alessandro de Souza Mendes  | Lattes
Carlos Eduardo Lacerda Veiga  | Lattes
  Elen Sandra Rocha de Oliveira  | Lattes
  Francisco Vitor Lopes da Frota  | Lattes
  Fábio Lúcio Lopes de Mendonça  | Lattes
  Georges Daniel Amvame Nze  | Lattes
  Larissa Herculano  | Lattes
  Maria Fernanda Nogueira Bittencourt  | Lattes
  Rafael Timóteo de Sousa Júnior  | Lattes
  Vinícius Coutinho Guimarães Coelho  | Lattes
  William Ferreira Giozza  | Lattes
Pelo MP:  Daniel Alves Da Silva  | Lattes
  Faculdade de Ciências da Informação (FCI)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
  Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC)  | Link do site
Classificação - Categoria: Gestão e gerenciamento (recursos humanos)
Classificação - Subcategoria: Tecnologia do trabalho

MINERAÇÃO DE DADOS NO CENÁRIO ATUAL

A mineração de dados é uma técnica que consiste em extrair, analisar e transformar grandes volumes de dados em informações úteis para a tomada de decisões. Essa técnica pode ser aplicada em diversos domínios, incluindo o serviço público, onde pode auxiliar em práticas burocráticas que envolvem a gestão de recursos, a prestação de serviços, o controle de qualidade, a fiscalização, a transparência e a participação cidadã. No entanto, a mineração de dados no serviço público também apresenta diversos desafios, tais como: a integração e a padronização de dados provenientes de diferentes fontes e sistemas; a garantia da privacidade e da segurança dos dados pessoais dos cidadãos; a escolha e a aplicação de métodos e ferramentas adequados para cada problema e contexto; a interpretação e a comunicação dos resultados obtidos; e a avaliação do impacto e do retorno social dos projetos de mineração de dados. Esses desafios exigem uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, que envolva profissionais de diferentes áreas do conhecimento e setores da sociedade.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um sistema que facilita a coleta e a mineração de textos do Diário Oficial da União (D.O.U.), uma ferramenta que publica os atos oficiais do governo brasileiro. O sistema, intitulado “Extrator de Dados”, utiliza expressões regulares para extrair e identificar os dados dos atos normativos, como leis, decretos, portarias e despachos, e preenche automaticamente os metadados específicos para cada tipo de documento. Além disso, o sistema se integra com o software DSpace, que permite agrupar, organizar e classificar as informações extraídas, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados. O sistema é focado nas seções 1 e 2 do D.O.U., que tratam respectivamente de atos de interesse geral e de interesse dos servidores da Administração Pública Federal. O usuário pode enviar os dados extraídos diretamente ao DSpace, com a opção de editar antes do envio, ou mudar alguns dos parâmetros de extração e classificação, para adaptar o sistema à realidade dos documentos.

• Acessibilidade: Facilita o acesso aos atos oficiais do governo brasileiro através da coleta e análise automatizada de documentos;
• Precisão: Utiliza expressões regulares para extrair e identificar dados dos documentos normativos, como leis, decretos, portarias e despachos;
• Organização: Integra-se com o software DSpace, garantindo a agregação, organização e classificação das informações extraídas;
• Controle: Oferece a opção de editar os dados extraídos antes de enviá-los ao Dspace;
• Flexibilidade: Permite a configuração de parâmetros de extração e classificação, para adaptar o sistema à realidade dos documentos.