06 de Setembro de 2022
Informações da proteção | ||
Título: Gestão de estoque do laboratório de tecnologia de medicamentos, alimentos e cosméticos | ||
Nº da proteção: | BR 51 2021 001702 1 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 27/07/2021 | |
Data da publicação: |
01/04/2021 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | Outros. | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Marcílio Sérgio Soares da Cunha Filho | | Lattes |
Gabriel Teixeira da Silva | | Lattes | |
Ana Luiza Lima do Nascimento | | Lattes | |
Livia Cristina Lira de Sá Barreto | | Lattes | |
Taís Gratieri | | Lattes | |
Guilherme Martins Gelfuso | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | | Link do site |
Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Farmácia (FAR) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Gestão e gerenciamento (recursos humanos) | |
Classificação - Subcategoria: | Prestação de serviços |
GESTÃO DE RECURSOS E ESTOQUE EM LABORATÓRIOS
O controle de estoque ou gestão de estoques é o processo de organização dos recursos materiais de um negócio ou laboratório. Os responsáveis pela tarefa devem adotar práticas eficientes para este controle, pois ele se relaciona diretamente a sua rotina. Boa parte dos laboratórios de análises clínicas dependem diretamente do estoque para realizar suas atividades. Por isso, o controle de estoque deve ser realizado com base nas informações sobre as necessidades do laboratório e o consumo médio em determinado período de tempo. Para tanto, é preciso analisar o histórico de utilização dos materiais. Gestores adeptos à tecnologia, certamente, utilizam softwares para acessar a relatórios e dados concretos sobre a demanda de material.
Para que a gestão dos recursos materiais seja feita de forma eficiente, é preciso se atentar ao controle de inventários, com as entradas e saídas dos insumos. Com um bom controle, o administrador evitará comprar produtos sem necessidade ou solicitar materiais que estão quase em falta, o que poderia ocasionar defasagem no estoque para atender o laboratório.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa de computador destinado à gestão de estoque de materiais e insumos utilizados por alunos, técnicos e professores no Laboratório de Tecnologia de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos (LTMAC) da Universidade de Brasília. A aplicabilidade é alcançada através do cadastro de todos os consumíveis presentes no laboratório, com interfaces de atualização contínua pelos usuários. A partir do aplicativo, é possível consultar os quantitativos disponíveis de qualquer material cadastrado, bem como identificar os seus locais de armazenamento.
VANTAGENS
• Facilidade de Uso: Interface simplificada, acessível e amigável.
• Eficiência: Aumento da eficiência ao gerir futuras compras de recursos para repor os estoques;Rápida disponibilidade de informações de estoque; Atualização contínua e em tempo real das entradas e saídas de recursos.
• Manutenção: Software baseado em Flutter, o que garante longevidade e permite atualizações constantes, sem risco de defasagem a longo prazo.
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Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Informações da proteção | ||
Título: Protocolo Eletrônico Aplicativo Web | ||
Nº da proteção: | BR 51 2018 000960 3 e BR 51 2018 000988 3 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão (MP) | | Link do site | |
Data da expedição do registro: | 26/06/2018 | |
Data da publicação: |
09/10/2017 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | Javascript | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Ariovaldo Dias Furtado | | Lattes |
Carlos Eduardo Lacerda Veiga | | Lattes | |
Carlos Henrique de Oliveira Leite | | Lattes | |
Cíntia Aparecida de Moura e Silva | | Lattes | |
Fábio Lúcio Lopes de Mendonça | | Lattes | |
Guilherme Fay Vergara | | Lattes | |
Fernanda Nogueira Bittencourt | | Lattes | |
Rafael Timóteo de Sousa Júnior | | Lattes | |
William Ferreira Giozza | | Lattes | |
Renato Pereira Torres Almeida | | Lattes | |
Pelo MP: | Thiago Padilha de Moura | | Lattes |
Daniel Alves da Silva | | Lattes | |
Dário Pereira dos Santos | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Faculdade de Ciências da Informação (FCI) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site |
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC) | | Link do site | |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Gestão e gerenciamento (recursos humanos) | |
Classificação - Subcategoria: | Prestação de serviços |
DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSAMENTO DE ARQUIVOS E PROTOCOLOS NO BRASIL
Protocolar documentos junto a órgãos públicos no Brasil é uma tarefa que exige paciência, tempo e dinheiro. Muitas vezes, os cidadãos precisam enfrentar filas, burocracia, exigências excessivas e falta de transparência para conseguir realizar seus direitos e deveres. Além disso, a falta de padronização e integração entre os diferentes órgãos dificulta o acesso à informação e a agilidade dos processos. Por isso, é urgente que o Brasil invista em soluções que simplifiquem e modernizem a gestão documental nos órgãos públicos, como o uso de tecnologias digitais, a desburocratização de procedimentos e a melhoria do atendimento ao cidadão. Tais medidas podem trazer benefícios como maior eficiência, transparência, segurança jurídica e qualidade dos serviços públicos.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aplicativo web que permite protocolar documentos eletrônicos ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) sem a necessidade de se deslocar ou gastar com correio. O aplicativo, chamado Protocolo Eletrônico Aplicativo Web (Android/IOS), é destinado a cidadãos, empresas, órgãos e entidades públicas que querem enviar documentos como petições, cartas, faturas e ofícios ao MP. O aplicativo simplifica o atendimento ao cidadão, conforme preconiza o Decreto 9.094 de 17 de julho de 2017, e possibilita uma economia de tempo e recursos. O aplicativo também usa o Módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI-MP, que identifica e resume as ideias e fatos importantes dos documentos enviados. O aplicativo é uma inovação tecnológica que contribui para a modernização da gestão pública e a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
VANTAGENS
• Facilidade: O aplicativo oferece aos usuários a facilidade de protocolar documentos eletrônicos sem a necessidade de se deslocar ou gastar com correio;
• Economia: O aplicativo permite que os usuários economizem tempo, pois não precisam se deslocar ou gastar com o envio de documentos;
• Inovação: O aplicativo é uma inovação tecnológica que contribui para a modernização da gestão pública;
• Utilidade: O aplicativo usa o Módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI-MP, que identifica e resume as ideias e fatos importantes dos documentos enviados, melhorando assim os serviços prestados à sociedade.
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Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Informações da proteção | ||
Título: SIGP - Sistema Integrado de Gestão de Pessoas | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001334 4 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 02/07/2019 | |
Data da criação: |
30/09/2018 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | DELPHI; JAVA; JAVA SCRIPT; PYTHON; JSP; CSS; JQUERY; OUTROS | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Rafael Timóteo de Sousa Júnior | | Pesquisa UnB |
Georges Daniel Amvame Nze | | Pesquisa UnB | |
Clendson Domingos Gonçalves | | Lattes | |
Fábio Lúcio Lopes de Mendonça | | Lattes | |
Daniel Alves da Silva | | Lattes | |
Paulo Lizandro Sebba Ximenes | | Lattes | |
Mário Miura | | Lattes | |
Rodrigo Valle de Mello Brandão | | Lattes | |
Alexandre de Oliveira Kruger | | Lattes | |
Mário Pinto Monteiro | | Lattes | |
Lucas Mauricio Castro e Martins | | Lattes | |
Rogério Reis Batista | | Lattes | |
Akira de Oliveira Hanazumi | | Lattes | |
Amóz Felipe de Sousa Tavares | | Lattes | |
Pela DPU: | Gabriel Faria Oliveira | | Lattes |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Engenharia elétrica (ENE) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Gestão e gerenciamento (Recursos Humanos) | |
Classificação - Subcategoria: | Tecnologias do trabalho |
NOVA PERSPECTIVA DE STREAMLINE
Um sistema integrado de Gestão de Pessoas caracteriza-se como uma ferramenta no formato de software, desenvolvido por meio da streamline, para automatizar os processos de gerenciamento a força de trabalho de uma organização. Esse sistema inclui módulos de recrutamento, onboarding, gerenciamento de performance, treinamento e desenvolvimento, compensação, benefícios e relação dos colaboradores. Com um sistema integrado de gerenciamento de recursos humanos, as organizações podem de forma eficiente, gerenciar seus colaboradores por todo o tempo em que estiverem compondo o quadro da empresa. O sistema permite a organização a atrair, reter e desenvolver indivíduos com talentos, enquanto, também, garantindo o compliance por meio das leis trabalhistas e regulações. Uma das maiores vantagens de se ter um sistema integrado de gerenciamento de recursos humanos é que este elemento, pode ajudar as organizações a otimizar seus processos de RH e melhorar sua eficiência. O sistema pode automatizar vários processos manuais aprimorando os processos de gerenciamento de RH, como entrada de dados e monitoramento, eximindo os responsáveis pelo setor para focarem em atividades mais produtivas. Um sistema integra de RH, pode prover insights nos dados levantados dos colaboradores, como, performance, taxas de retenção e as necessidades de treinamento. Esses dados podem ser utilizados para demonstrarem decisões estratégicas a diretoria, planejamentos sucessivos e planejamento de trabalho. Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software de controle que permite aos usuários monitorar e controlar o desempenho dos colaboradores, por meio de uma plataforma online.
O SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE PESSOAS - SIGP
O Sistema Integrado de Gestão de Pessoas - SIGP tem como objetivo realizar a gestão de pessoas e recursos humanos da Defensoria Pública da União como forma de promoção da autonomia administrativa da DPU. Neste sistema é possível o cadastro de informações pessoais, funções remuneradas, cadastro de lotações, cessões para outros órgãos, requisições, controle de averbações de outros trabalhos, dos servidores, cadastro e gestão de talentos, progressões funcionais, cadastro de unidades do órgão, controle e gestão de vagas, provimentos e vacâncias, folha de pagamento, portal dos servidores web e concurso de remoção.
O funcionamento do software atende desde o cadastramento dos fundamentos legais (atos) de posse, criação das vagas e/ou requisições do servidor; das informações pessoais dos servidores, seguindo pelo cadastro do seu tipo (requisitado, efetivo, ou comissionado), Da atribuição do mesmo em uma vaga disponível, seguindo da sua respectiva lotação; cadastro das informações de tempo de serviço de outros órgãos antes da posse; as suas progressões funcionais; cadastramento dos dependentes e suas finalidades; cadastro das aposentadorias e seus tipos; processamento da folha de pagamento desde a captação dos dados até a efetiva emissão da ordem bancária para pagamento dos servidores.
Dada a complexidade do sistema, o mesmo é subdivido em duas principais aplicações. As aplicações desktop são instaladas no computador dos usuários do setor de gestão de pessoas (ou outro setor que se fizer necessário tê-lo) e estão divididos em módulos. A outra parte é designada web. Nela estão disponíveis os acessos às informações de maneira descentralizada de qualquer lugar físico, não sendo necessária a sua instalação em um computador.
VANTAGENS
• Usabilidade: Interfaceamento de índices;
• Agilidade: Rapidez no processo de tomada de decisão;
• Eficiência: Integração de Múltiplas de processo.
Agenda 2030 da ONU:
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Informações da proteção | ||
Título: Extrator de Dados | ||
Nº da proteção: | BR 51 2018 001352 0 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 07/08/2018 | |
Data da criação: |
25/09/2017 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | HTLM, Java, JSF, Outros. | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Alessandro de Souza Mendes | | Lattes |
Carlos Eduardo Lacerda Veiga | | Lattes | |
Elen Sandra Rocha de Oliveira | | Lattes | |
Francisco Vitor Lopes da Frota | | Lattes | |
Fábio Lúcio Lopes de Mendonça | | Lattes | |
Georges Daniel Amvame Nze | | Lattes | |
Larissa Herculano | | Lattes | |
Maria Fernanda Nogueira Bittencourt | | Lattes | |
Rafael Timóteo de Sousa Júnior | | Lattes | |
Vinícius Coutinho Guimarães Coelho | | Lattes | |
William Ferreira Giozza | | Lattes | |
Pelo MP: | Daniel Alves Da Silva | | Lattes |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Faculdade de Ciências da Informação (FCI) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site |
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC) | | Link do site | |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Gestão e gerenciamento (recursos humanos) | |
Classificação - Subcategoria: | Tecnologia do trabalho |
MINERAÇÃO DE DADOS NO CENÁRIO ATUAL
A mineração de dados é uma técnica que consiste em extrair, analisar e transformar grandes volumes de dados em informações úteis para a tomada de decisões. Essa técnica pode ser aplicada em diversos domínios, incluindo o serviço público, onde pode auxiliar em práticas burocráticas que envolvem a gestão de recursos, a prestação de serviços, o controle de qualidade, a fiscalização, a transparência e a participação cidadã. No entanto, a mineração de dados no serviço público também apresenta diversos desafios, tais como: a integração e a padronização de dados provenientes de diferentes fontes e sistemas; a garantia da privacidade e da segurança dos dados pessoais dos cidadãos; a escolha e a aplicação de métodos e ferramentas adequados para cada problema e contexto; a interpretação e a comunicação dos resultados obtidos; e a avaliação do impacto e do retorno social dos projetos de mineração de dados. Esses desafios exigem uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, que envolva profissionais de diferentes áreas do conhecimento e setores da sociedade.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um sistema que facilita a coleta e a mineração de textos do Diário Oficial da União (D.O.U.), uma ferramenta que publica os atos oficiais do governo brasileiro. O sistema, intitulado “Extrator de Dados”, utiliza expressões regulares para extrair e identificar os dados dos atos normativos, como leis, decretos, portarias e despachos, e preenche automaticamente os metadados específicos para cada tipo de documento. Além disso, o sistema se integra com o software DSpace, que permite agrupar, organizar e classificar as informações extraídas, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados. O sistema é focado nas seções 1 e 2 do D.O.U., que tratam respectivamente de atos de interesse geral e de interesse dos servidores da Administração Pública Federal. O usuário pode enviar os dados extraídos diretamente ao DSpace, com a opção de editar antes do envio, ou mudar alguns dos parâmetros de extração e classificação, para adaptar o sistema à realidade dos documentos.
VANTAGENS
• Acessibilidade: Facilita o acesso aos atos oficiais do governo brasileiro através da coleta e análise automatizada de documentos;
• Precisão: Utiliza expressões regulares para extrair e identificar dados dos documentos normativos, como leis, decretos, portarias e despachos;
• Organização: Integra-se com o software DSpace, garantindo a agregação, organização e classificação das informações extraídas;
• Controle: Oferece a opção de editar os dados extraídos antes de enviá-los ao Dspace;
• Flexibilidade: Permite a configuração de parâmetros de extração e classificação, para adaptar o sistema à realidade dos documentos.
Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).