06 de Setembro de 2022

 Software Gestao de estoque de laboratorios C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Gestão de estoque do laboratório de tecnologia de medicamentos, alimentos e cosméticos
Nº da proteção: BR 51 2021 001702 1  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 27/07/2021  
Data da publicação:
01/04/2021  
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: Outros.
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, 
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Inventores
Pela UnB: Marcílio Sérgio Soares da Cunha Filho  | Lattes                       
Gabriel Teixeira da Silva  | Lattes
  Ana Luiza Lima do Nascimento  | Lattes
  Livia Cristina Lira de Sá Barreto  | Lattes
  Taís Gratieri  | Lattes
  Guilherme Martins Gelfuso  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)  | Link do site
  Faculdade UnB Ceilândia (FCE)  | Link do site
Departamento: Departamento de Farmácia (FAR)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Gestão e gerenciamento (recursos humanos)  
Classificação - Subcategoria: Prestação de serviços  

 

GESTÃO DE RECURSOS E ESTOQUE EM LABORATÓRIOS

O controle de estoque ou gestão de estoques é o processo de organização dos recursos materiais de um negócio ou laboratório. Os responsáveis pela tarefa devem adotar práticas eficientes para este controle, pois ele se relaciona diretamente a sua rotina. Boa parte dos laboratórios de análises clínicas dependem diretamente do estoque para realizar suas atividades. Por isso, o controle de estoque deve ser realizado com base nas informações sobre as necessidades do laboratório e o consumo médio em determinado período de tempo. Para tanto, é preciso analisar o histórico de utilização dos materiais. Gestores adeptos à tecnologia, certamente, utilizam softwares para acessar a relatórios e dados concretos sobre a demanda de material.
Para que a gestão dos recursos materiais seja feita de forma eficiente, é preciso se atentar ao controle de inventários, com as entradas e saídas dos insumos. Com um bom controle, o administrador evitará comprar produtos sem necessidade ou solicitar materiais que estão quase em falta, o que poderia ocasionar defasagem no estoque para atender o laboratório.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa de computador destinado à gestão de estoque de materiais e insumos utilizados por alunos, técnicos e professores no Laboratório de Tecnologia de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos (LTMAC) da Universidade de Brasília. A aplicabilidade é alcançada através do cadastro de todos os consumíveis presentes no laboratório, com interfaces de atualização contínua pelos usuários. A partir do aplicativo, é possível consultar os quantitativos disponíveis de qualquer material cadastrado, bem como identificar os seus locais de armazenamento.

 

VANTAGENS

• Facilidade de Uso: Interface simplificada, acessível e amigável.
• Eficiência: Aumento da eficiência ao gerir futuras compras de recursos para repor os estoques;Rápida disponibilidade de informações de estoque; Atualização contínua e em tempo real das entradas e saídas de recursos.
Manutenção: Software baseado em Flutter, o que garante longevidade e permite atualizações constantes, sem risco de defasagem a longo prazo.

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  Protocolo eletrônico aplicativo web C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Protocolo Eletrônico Aplicativo Web
Nº da proteção: BR 51 2018 000960 3 e BR 51 2018 000988 3  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
  Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão (MP)  | Link do site
Data da expedição do registro: 26/06/2018  
Data da publicação:
09/10/2017  
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: Javascript
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, 
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Inventores
Pela UnB: Ariovaldo Dias Furtado  | Lattes                       
Carlos Eduardo Lacerda Veiga  | Lattes
Carlos Henrique de Oliveira Leite  | Lattes
Cíntia Aparecida de Moura e Silva  | Lattes
Fábio Lúcio Lopes de Mendonça  | Lattes
Guilherme Fay Vergara  | Lattes
Fernanda Nogueira Bittencourt  | Lattes
Rafael Timóteo de Sousa Júnior  | Lattes
William Ferreira Giozza  | Lattes
Renato Pereira Torres Almeida  | Lattes
Pelo MP: Thiago Padilha de Moura  | Lattes
Daniel Alves da Silva  | Lattes
Dário Pereira dos Santos  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
  Faculdade de Ciências da Informação (FCI)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
  Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Gestão e gerenciamento (recursos humanos)
Classificação - Subcategoria: Prestação de serviços

DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSAMENTO DE ARQUIVOS E PROTOCOLOS NO BRASIL

Protocolar documentos junto a órgãos públicos no Brasil é uma tarefa que exige paciência, tempo e dinheiro. Muitas vezes, os cidadãos precisam enfrentar filas, burocracia, exigências excessivas e falta de transparência para conseguir realizar seus direitos e deveres. Além disso, a falta de padronização e integração entre os diferentes órgãos dificulta o acesso à informação e a agilidade dos processos. Por isso, é urgente que o Brasil invista em soluções que simplifiquem e modernizem a gestão documental nos órgãos públicos, como o uso de tecnologias digitais, a desburocratização de procedimentos e a melhoria do atendimento ao cidadão. Tais medidas podem trazer benefícios como maior eficiência, transparência, segurança jurídica e qualidade dos serviços públicos.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aplicativo web que permite protocolar documentos eletrônicos ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) sem a necessidade de se deslocar ou gastar com correio. O aplicativo, chamado Protocolo Eletrônico Aplicativo Web (Android/IOS), é destinado a cidadãos, empresas, órgãos e entidades públicas que querem enviar documentos como petições, cartas, faturas e ofícios ao MP. O aplicativo simplifica o atendimento ao cidadão, conforme preconiza o Decreto 9.094 de 17 de julho de 2017, e possibilita uma economia de tempo e recursos. O aplicativo também usa o Módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI-MP, que identifica e resume as ideias e fatos importantes dos documentos enviados. O aplicativo é uma inovação tecnológica que contribui para a modernização da gestão pública e a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

 

VANTAGENS

• Facilidade: O aplicativo oferece aos usuários a facilidade de protocolar documentos eletrônicos sem a necessidade de se deslocar ou gastar com correio;
Economia: O aplicativo permite que os usuários economizem tempo, pois não precisam se deslocar ou gastar com o envio de documentos;
• Inovação: O aplicativo é uma inovação tecnológica que contribui para a modernização da gestão pública;
• Utilidade: O aplicativo usa o Módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI-MP, que identifica e resume as ideias e fatos importantes dos documentos enviados, melhorando assim os serviços prestados à sociedade.

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 SIGP C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: SIGP - Sistema Integrado de Gestão de Pessoas
Nº da proteção: BR 51 2019 001334 4  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 02/07/2019  
Data da criação:
30/09/2018  
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: DELPHI; JAVA; JAVA SCRIPT; PYTHON; JSP; CSS; JQUERY; OUTROS
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, 
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Inventores
Pela UnB: Rafael Timóteo de Sousa Júnior  | Pesquisa UnB           
Georges Daniel Amvame Nze  | Pesquisa UnB
  Clendson Domingos Gonçalves  | Lattes
  Fábio Lúcio Lopes de Mendonça  | Lattes
  Daniel Alves da Silva  | Lattes
  Paulo Lizandro Sebba Ximenes  | Lattes
  Mário Miura  | Lattes
  Rodrigo Valle de Mello Brandão  | Lattes
  Alexandre de Oliveira Kruger  | Lattes
  Mário Pinto Monteiro  | Lattes
  Lucas Mauricio Castro e Martins  | Lattes
  Rogério Reis Batista  | Lattes
  Akira de Oliveira Hanazumi  | Lattes
  Amóz Felipe de Sousa Tavares  | Lattes
Pela DPU:  Gabriel Faria Oliveira  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia elétrica (ENE)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Gestão e gerenciamento (Recursos Humanos)  
Classificação - Subcategoria: Tecnologias do trabalho  

 

NOVA PERSPECTIVA DE STREAMLINE

Um sistema integrado de Gestão de Pessoas caracteriza-se como uma ferramenta no formato de software, desenvolvido por meio da streamline, para automatizar os processos de gerenciamento a força de trabalho de uma organização. Esse sistema inclui módulos de recrutamento, onboarding, gerenciamento de performance, treinamento e desenvolvimento, compensação, benefícios e relação dos colaboradores. Com um sistema integrado de gerenciamento de recursos humanos, as organizações podem de forma eficiente, gerenciar seus colaboradores por todo o tempo em que estiverem compondo o quadro da empresa. O sistema permite a organização a atrair, reter e desenvolver indivíduos com talentos, enquanto, também, garantindo o compliance por meio das leis trabalhistas e regulações. Uma das maiores vantagens de se ter um sistema integrado de gerenciamento de recursos humanos é que este elemento, pode ajudar as organizações a otimizar seus processos de RH e melhorar sua eficiência. O sistema pode automatizar vários processos manuais aprimorando os processos de gerenciamento de RH, como entrada de dados e monitoramento, eximindo os responsáveis pelo setor para focarem em atividades mais produtivas. Um sistema integra de RH, pode prover insights nos dados levantados dos colaboradores, como, performance, taxas de retenção e as necessidades de treinamento. Esses dados podem ser utilizados para demonstrarem decisões estratégicas a diretoria, planejamentos sucessivos e planejamento de trabalho. Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software de controle que permite aos usuários monitorar e controlar o desempenho dos colaboradores, por meio de uma plataforma online.

 

O SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE PESSOAS - SIGP

O Sistema Integrado de Gestão de Pessoas - SIGP tem como objetivo realizar a gestão de pessoas e recursos humanos da Defensoria Pública da União como forma de promoção da autonomia administrativa da DPU. Neste sistema é possível o cadastro de informações pessoais, funções remuneradas, cadastro de lotações, cessões para outros órgãos, requisições, controle de averbações de outros trabalhos, dos servidores, cadastro e gestão de talentos, progressões funcionais, cadastro de unidades do órgão, controle e gestão de vagas, provimentos e vacâncias, folha de pagamento, portal dos servidores web e concurso de remoção.
O funcionamento do software atende desde o cadastramento dos fundamentos legais (atos) de posse, criação das vagas e/ou requisições do servidor; das informações pessoais dos servidores, seguindo pelo cadastro do seu tipo (requisitado, efetivo, ou comissionado), Da atribuição do mesmo em uma vaga disponível, seguindo da sua respectiva lotação; cadastro das informações de tempo de serviço de outros órgãos antes da posse; as suas progressões funcionais; cadastramento dos dependentes e suas finalidades; cadastro das aposentadorias e seus tipos; processamento da folha de pagamento desde a captação dos dados até a efetiva emissão da ordem bancária para pagamento dos servidores.
Dada a complexidade do sistema, o mesmo é subdivido em duas principais aplicações. As aplicações desktop são instaladas no computador dos usuários do setor de gestão de pessoas (ou outro setor que se fizer necessário tê-lo) e estão divididos em módulos. A outra parte é designada web. Nela estão disponíveis os acessos às informações de maneira descentralizada de qualquer lugar físico, não sendo necessária a sua instalação em um computador.

 

VANTAGENS

• Usabilidade: Interfaceamento de índices;
• Agilidade: Rapidez no processo de tomada de decisão;
• Eficiência: Integração de Múltiplas de processo.

 

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 Extrator de Dados C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Extrator de Dados
Nº da proteção: BR 51 2018 001352 0  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 07/08/2018  
Data da criação:
25/09/2017  
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: HTLM, Java, JSF, Outros.
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, 
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Inventores
Pela UnB: Alessandro de Souza Mendes  | Lattes                      
Carlos Eduardo Lacerda Veiga  | Lattes
  Elen Sandra Rocha de Oliveira  | Lattes
  Francisco Vitor Lopes da Frota  | Lattes
  Fábio Lúcio Lopes de Mendonça  | Lattes
  Georges Daniel Amvame Nze  | Lattes
  Larissa Herculano  | Lattes
  Maria Fernanda Nogueira Bittencourt  | Lattes
  Rafael Timóteo de Sousa Júnior  | Lattes
  Vinícius Coutinho Guimarães Coelho  | Lattes
  William Ferreira Giozza  | Lattes
Pelo MP:  Daniel Alves Da Silva  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
  Faculdade de Ciências da Informação (FCI)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
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CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Gestão e gerenciamento (recursos humanos)  
Classificação - Subcategoria: Tecnologia do trabalho  

 

MINERAÇÃO DE DADOS NO CENÁRIO ATUAL

A mineração de dados é uma técnica que consiste em extrair, analisar e transformar grandes volumes de dados em informações úteis para a tomada de decisões. Essa técnica pode ser aplicada em diversos domínios, incluindo o serviço público, onde pode auxiliar em práticas burocráticas que envolvem a gestão de recursos, a prestação de serviços, o controle de qualidade, a fiscalização, a transparência e a participação cidadã. No entanto, a mineração de dados no serviço público também apresenta diversos desafios, tais como: a integração e a padronização de dados provenientes de diferentes fontes e sistemas; a garantia da privacidade e da segurança dos dados pessoais dos cidadãos; a escolha e a aplicação de métodos e ferramentas adequados para cada problema e contexto; a interpretação e a comunicação dos resultados obtidos; e a avaliação do impacto e do retorno social dos projetos de mineração de dados. Esses desafios exigem uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, que envolva profissionais de diferentes áreas do conhecimento e setores da sociedade.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um sistema que facilita a coleta e a mineração de textos do Diário Oficial da União (D.O.U.), uma ferramenta que publica os atos oficiais do governo brasileiro. O sistema, intitulado “Extrator de Dados”, utiliza expressões regulares para extrair e identificar os dados dos atos normativos, como leis, decretos, portarias e despachos, e preenche automaticamente os metadados específicos para cada tipo de documento. Além disso, o sistema se integra com o software DSpace, que permite agrupar, organizar e classificar as informações extraídas, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados. O sistema é focado nas seções 1 e 2 do D.O.U., que tratam respectivamente de atos de interesse geral e de interesse dos servidores da Administração Pública Federal. O usuário pode enviar os dados extraídos diretamente ao DSpace, com a opção de editar antes do envio, ou mudar alguns dos parâmetros de extração e classificação, para adaptar o sistema à realidade dos documentos.

 

VANTAGENS

• Acessibilidade: Facilita o acesso aos atos oficiais do governo brasileiro através da coleta e análise automatizada de documentos;
• Precisão: Utiliza expressões regulares para extrair e identificar dados dos documentos normativos, como leis, decretos, portarias e despachos;
• Organização: Integra-se com o software DSpace, garantindo a agregação, organização e classificação das informações extraídas;
• Controle: Oferece a opção de editar os dados extraídos antes de enviá-los ao Dspace;
• Flexibilidade: Permite a configuração de parâmetros de extração e classificação, para adaptar o sistema à realidade dos documentos.

 

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05 de Setembro de 2022