Protocolo eletrônico aplicativo web C

Data da expedição do registro: 26/06/2018
Data da publicação:
09/10/2017
Tipo de proteção: programa de computador
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Ariovaldo Dias Furtado  | Lattes
Carlos Eduardo Lacerda Veiga  | Lattes
Carlos Henrique de Oliveira Leite  | Lattes
Cíntia Aparecida de Moura e Silva  | Lattes
Fábio Lúcio Lopes de Mendonça  | Lattes
Guilherme Fay Vergara  | Lattes
Fernanda Nogueira Bittencourt  | Lattes
Rafael Timóteo de Sousa Júnior  | Lattes
William Ferreira Giozza  | Lattes
Renato Pereira Torres Almeida  | Lattes
Pelo MP: Thiago Padilha de Moura  | Lattes
Daniel Alves da Silva  | Lattes
Dário Pereira dos Santos  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
  Faculdade de Ciências da Informação (FCI)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
  Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC)  | Link do site
Classificação - Categoria: Gestão e gerenciamento (recursos humanos)
Classificação - Subcategoria: Prestação de serviços

DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSAMENTO DE ARQUIVOS E PROTOCOLOS NO BRASIL

Protocolar documentos junto a órgãos públicos no Brasil é uma tarefa que exige paciência, tempo e dinheiro. Muitas vezes, os cidadãos precisam enfrentar filas, burocracia, exigências excessivas e falta de transparência para conseguir realizar seus direitos e deveres. Além disso, a falta de padronização e integração entre os diferentes órgãos dificulta o acesso à informação e a agilidade dos processos. Por isso, é urgente que o Brasil invista em soluções que simplifiquem e modernizem a gestão documental nos órgãos públicos, como o uso de tecnologias digitais, a desburocratização de procedimentos e a melhoria do atendimento ao cidadão. Tais medidas podem trazer benefícios como maior eficiência, transparência, segurança jurídica e qualidade dos serviços públicos.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aplicativo web que permite protocolar documentos eletrônicos ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) sem a necessidade de se deslocar ou gastar com correio. O aplicativo, chamado Protocolo Eletrônico Aplicativo Web (Android/IOS), é destinado a cidadãos, empresas, órgãos e entidades públicas que querem enviar documentos como petições, cartas, faturas e ofícios ao MP. O aplicativo simplifica o atendimento ao cidadão, conforme preconiza o Decreto 9.094 de 17 de julho de 2017, e possibilita uma economia de tempo e recursos. O aplicativo também usa o Módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI-MP, que identifica e resume as ideias e fatos importantes dos documentos enviados. O aplicativo é uma inovação tecnológica que contribui para a modernização da gestão pública e a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

• Facilidade: O aplicativo oferece aos usuários a facilidade de protocolar documentos eletrônicos sem a necessidade de se deslocar ou gastar com correio;
Economia: O aplicativo permite que os usuários economizem tempo, pois não precisam se deslocar ou gastar com o envio de documentos;
• Inovação: O aplicativo é uma inovação tecnológica que contribui para a modernização da gestão pública;
• Utilidade: O aplicativo usa o Módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI-MP, que identifica e resume as ideias e fatos importantes dos documentos enviados, melhorando assim os serviços prestados à sociedade.

.

9 Indústria Inovação e Infraestrutura 16 Paz Justiça e instituições eficazes