Informações da proteção | ||
Título: Dispositivo para caracterização do ruído pneu-pavimento e seu processo de fabricação | ||
Nº da proteção: | BR 10 2018 012209 6 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data do depósito: | 15/06/2018 | |
Tipo de proteção: | patente de invenção | |
Prazo legal de proteção: | 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996). | |
Inventores | ||
Pela UnB: | Maria Alzira De Araújo Nunes | | Pesquisa UnB |
Paulo Germano Fetter Júnior | ||
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Gama (FGA) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Dispositivos, máquinas e equipamentos |
RUÍDO NAS GRANDES CIDADES
A concentração humana em grandes cidades é muitas vezes associada a um aumento do número de indústrias, automóveis, habitações, estabelecimentos comerciais e até mesmo aviões. Este aumento nos leva a um grande problema, motivo de grande preocupação hoje em dia: o ruído. O ruído pode ser definido como todo som que causa desconforto no indivíduo. Esse desconforto é um indicador para possíveis malefícios que o ruído pode fazer a saúde humana. Ao primeiro momento, é costume associar problemas auditivos ao ruído, desde lesão reversível à surdez total. Contudo, alguns estudos médicos apontam outros problemas associados ao ruído nas últimas décadas: alterações no sono e insônia, estresse, náuseas, dores de cabeça, perdas de memória e de habilidade motora, e até distúrbios nos sistemas circulatório, respiratório e imunológico. Dentre as fontes de ruído ambiental, o ruído causado pelo tráfego de veículos é o maior responsável pela poluição sonora em grandes cidades e comprovadamente é o que causa o maior incomodo na população. Além disso, apesar de existirem algumas tecnologias de isolamento acústico, parte do ruído gerado pelos veículos também é transmitido aos ocupantes do automóvel.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um dispositivo para realização de testes de medição do ruído entre o pneu e o pavimento, a fim de auxiliar no desenvolvimento de pneus mais silenciosos.
DISPOSITIVO PARA INVESTIGAR O RUÍDO GERADO DO PNEU DE VEÍCULOS NAS PAVIMENTAÇÕES
A presente invenção trata de dispositivo para realização de testes de medição do ruído entre pneu e o pavimento e seu processo de fabricação. O objetivo destas medições é o estudo da influência de diversos parâmetros, como: tipo de pavimento, modificação da cambagem, pressão do pneu, entre outros. Este dispositivo é construído com dimensões reduzidas em relação aos modelos existentes no mercado, permitindo o seu uso até em pequenos laboratórios e a fácil locomoção.
VANTAGENS
• Eficiência: Permite investigar e auxiliar os níveis de ruído gerados entre o atrito do pneu e pavimentações;
• Versatilidade: Pode ser utilizado em locais pequenos devido as suas dimensões serem reduzidas;
• Impacto social: Apresenta um potencial para auxiliar na redução de ruídos nas grandes cidades, evitando assim todos os problemas decorrentes do mesmo.
Agenda 2030 da ONU:
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