Informações da proteção | ||
Título: Organizar - versão para computador | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001958 0 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 10/09/2019 | |
Data da publicação: |
06/09/2019 | |
Data da criação: | 20/07/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem | Javascript | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB |
Maraisa Helena Borges Estevão Pereira | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Socialtech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
VISÃO DIGITAL PARA UM PÚBLICO ESPECIAL
A deficiência intelectual é caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e adaptativo, frequentemente surgindo na infância e impactando diversas áreas, incluindo a educação. Pesquisas extensas são conduzidas para entender as necessidades cognitivas e educacionais, envolvendo profissionais como pedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Colaborações multidisciplinares entre equipes de design e especialistas em deficiência intelectual resultam em plataformas educacionais que combinam conteúdo pedagógico com acessibilidade. O processo de concepção inclui definir objetivos de aprendizagem adequados, criar atividades interativas e incorporar recursos de apoio, como lembretes visuais e auditivos. Softwares são testados e refinados com base no feedback de pessoas com deficiência intelectual, familiares e profissionais. Essa abordagem permitiu ajustes e melhorias contínuas, garantindo que os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília (UnB) criassem um software chamado “Organizar”, que atendesse adequadamente às necessidades e preferências do público-alvo.
O software educacional "Organizar" foi concebido para capacitar jovens e adultos com deficiência intelectual no gerenciamento do tempo e das estações climáticas, visando promover sua autonomia e qualidade de vida. Possui uma interface amigável e visualmente atrativa, com gráficos representativos das estações do ano e condições climáticas. Personalizável para atender às necessidades individuais dos usuários, oferece lições interativas adaptadas às características cognitivas e de aprendizado desse público. Inclui atividades práticas, jogos educativos e recursos audiovisuais para facilitar a compreensão. Ferramentas de suporte, como lembretes visuais e auditivos, auxiliam na organização das rotinas diárias de acordo com o tempo e o clima, permitindo o planejamento antecipado das atividades.
VANTAGENS
• Facilidade de Uso: Interface intuitiva e amigável.
• Versatilidade: Diversidade de atividades e lições disponibilizadas na plataforma; Software pode ser ajustado de acordo com as necessidades do usuário.
• Acessibilidade: Aplicativo promove inclusão social e educação personalizada de qualidade.
Agenda 2030 da ONU:
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