
| Informações da proteção | ||
| Título: Organizar - versão para computador | ||
| Nº da proteção: | BR 51 2019 001958 0 | |
| Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site | 
| Data da expedição do registro: | 10/09/2019 | |
| Data da publicação: | 06/09/2019 | |
| Data da criação: | 20/07/2019 | |
| Tipo de proteção: | programa de computador | |
| Linguagem | Javascript | |
| Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
| da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
| Inventores | ||
| Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB | 
| Maraisa Helena Borges Estevão Pereira | | Lattes | |
| Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site | 
| Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site | 
| CLASSIFICAÇÃO | ||
| Classificação - Categoria: | Socialtech | |
| Classificação - Subcategoria: | Educação | |
VISÃO DIGITAL PARA UM PÚBLICO ESPECIAL
A deficiência intelectual é caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e adaptativo, frequentemente surgindo na infância e impactando diversas áreas, incluindo a educação. Pesquisas extensas são conduzidas para entender as necessidades cognitivas e educacionais, envolvendo profissionais como pedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Colaborações multidisciplinares entre equipes de design e especialistas em deficiência intelectual resultam em plataformas educacionais que combinam conteúdo pedagógico com acessibilidade. O processo de concepção inclui definir objetivos de aprendizagem adequados, criar atividades interativas e incorporar recursos de apoio, como lembretes visuais e auditivos. Softwares são testados e refinados com base no feedback de pessoas com deficiência intelectual, familiares e profissionais. Essa abordagem permitiu ajustes e melhorias contínuas, garantindo que os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília (UnB) criassem um software chamado “Organizar”, que atendesse adequadamente às necessidades e preferências do público-alvo.
O software educacional "Organizar" foi concebido para capacitar jovens e adultos com deficiência intelectual no gerenciamento do tempo e das estações climáticas, visando promover sua autonomia e qualidade de vida. Possui uma interface amigável e visualmente atrativa, com gráficos representativos das estações do ano e condições climáticas. Personalizável para atender às necessidades individuais dos usuários, oferece lições interativas adaptadas às características cognitivas e de aprendizado desse público. Inclui atividades práticas, jogos educativos e recursos audiovisuais para facilitar a compreensão. Ferramentas de suporte, como lembretes visuais e auditivos, auxiliam na organização das rotinas diárias de acordo com o tempo e o clima, permitindo o planejamento antecipado das atividades.
VANTAGENS
• Facilidade de Uso: Interface intuitiva e amigável. 
 • Versatilidade: Diversidade de atividades e lições disponibilizadas na plataforma; Software pode ser ajustado de acordo com as necessidades do usuário.
 • Acessibilidade: Aplicativo promove inclusão social e educação personalizada de qualidade.
Agenda 2030 da ONU:
  
  
 
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