Informações da proteção | ||
Título: Gramatikê | ||
Nº da proteção: | BR 51 2022 001550 1 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 05/07/2022 | |
Data da publicação ou criação: |
07/03/2022 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | Outros | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB |
Eloisa Nascimento Silva Pilati | | Pesquisa UnB | |
Rafael Silva de Alencar | | Lattes | |
Guilherme Rodrigues Lodron Pires | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Instituto de Letras (IL) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) | | Link do site | |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
As metodologias ativas de aprendizagem são técnicas pedagógicas que se baseiam em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. Ou seja, são metodologias menos baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades de forma em que o estudante participe ativamente do processo. Suas aplicações permitem o desenvolvimento de novas competências, como a iniciativa, a criatividade, a criticidade reflexiva, a capacidade de autoavaliação e a cooperação para se trabalhar em equipe.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aplicativo para dispositivos mobile Android para aprimoramento e educação de conceitos de gramática da língua portuguesa empregando metodologias ativas. O aplicativo Gramatikê contempla atividades pedagógicas, envolvendo explicações teóricas, exercícios e jogos que podem colaborar com o processo da aprendizagem de gramática da língua portuguesa. Contribui com a metodologia de ensino já utilizada pelo professor por meio de recursos motivacionais.
VANTAGENS
• Eficiência: Contribui com a metodologia de ensino já utilizada pelo professor por meio de recursos motivacionais;
• Eficácia: Desenvolvimento de competências como criticidade, criatividade e iniciativa;
• Expertise: Software desenvolvido por profissionais da educação com metodologias modernas e arrojadas.
Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).