VIVENDO PARKINSON C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Vivendo com Parkinson
Nº da proteção: BR 51 2021 001716 1  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 27/07/2021  
Data da publicação:
05/05/2021  
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem:  HTML
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, 
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Inventores
Pela UnB: Letícia Corrêa Celeste   | Lattes                                  
Cristina Lemos Barbosa Furia  | Lattes
  Naira Rúbia Rodrigues Pereira  | Lattes
  Emília Rodrigues Trindade  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica:  Faculdade UnB Ceilândia (FCE)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Saúde  
Classificação - Subcategoria: Tecnologia assistiva  

 

PARKINSON E A TECNOLOGIA ASSISTIVA

A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico degenerativo que afeta os movimentos do corpo da pessoa. Ela pode causar movimentos não intencionais, tremores de membros, rigidez muscular e dificuldade de equilíbrio e coordenação, tornando-se cada vez mais incapacitante. Estima-se que 1% da população mundial com mais de 65 anos tenha Parkinson. A principal causa da doença de Parkinson é a morte das células do cérebro, em especial na área conhecida como substância negra, responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras funções, controla os movimentos.
Infelizmente, até o momento, a doença de Parkinson não tem cura definitiva, porém ela pode e deve ser tratada, não apenas combatendo os sintomas, como também retardando o seu progresso. O acompanhamento médico tem como objetivo minimizar os efeitos da doença e melhorar o bem-estar do paciente. Nesse sentido, tecnologias assistivas são de grande valia para auxiliar tutores, médicos e enfermeiros a lidar melhor com o paciente, melhorando a qualidade de vida de pessoas que já sofrem com essa doença.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa para dispositivos móveis construído com a finalidade de atender, principalmente, indivíduos parkinsonianos e seus cuidadores. Chamado de Vivendo com Parkinson, o app conta com vídeos, informações textuais e áudios acerca da doença e seus cuidados. O objetivo principal é permitir o acesso fácil e rápido de informações seguras sobre essa doença.
O aplicativo possui nove abas principais, acessadas por um clique único no ícone. Cada tópico/aba principal contém subtópicos com apresentação textual seguido por vídeo, e/ou ilustrações, e/ou áudio. Os vídeos têm duração, em média, de um minuto e meio, dispondo de design semelhante, com ícones e/ou animações que representem o conteúdo narrado e demonstrado em palavras/frases-chave, e são vinculados a um canal do YouTube. A escolha pela construção de vídeos e ilustrações se deu pensando na acessibilidade de indivíduos que possam apresentar diminuição da acuidade visual.

 

VANTAGENS

•  Disponibilidade: Aplicativo totalmente gratuito para dispositivos Android, disponível na Playstore.
• Versatilidade:
Material didático acessível a todos os níveis de compreensão, tanto para pacientes como cuidadores.
• Eficiência:
Informações embasadas em uma extensa literatura especializada com alta acuidade.

 

Agenda 2030 da ONU:

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura 10 Redução das desigualdades

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A