Nanoformulacoes doencas foliculares INICIO

                                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                                   
Título: Carreadores lipídicos nanoestruturados contendo associação de fosfato de clindamicina e rifampicina e seu uso para o tratamento tópico da hidradenite supurativa e outras infecções e inflamações cutâneas
Nº da proteção: BR 10 2020 010872 7 
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data do depósito: 15/07/2020 
Tipo de proteção: patente de invenção 
Inventores
Pela UnB: Guilherme Martins Gelfuso  | Pesquisa UnB
  Maíra Nunes Pereira  | Lattes
  Marcílio Sérgio Soares da Cunha Filho  | Pesquisa UnB
  Taís Gratieri  | Pesquisa UnB
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)  | Link do site
Departamento: Departamento de Farmácia (FAR)   | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Saúde 
Classificação - Subcategoria: Fármacos 

 

 DOENÇAS INFECCIOSAS DA PELE E SUAS COMPLICAÇÕES

Nossa pele apresenta um grande número de folículos pilosos, que são poros onde nascem e crescem os pêlos, além de estarem associados a glândulas de sebo e de suor. Esses folículos pilosos, quando obstruídos, podem acumular bactérias e sebo, levando a infecções e inflamações como acne, hidradenite supurativa e foliculite, causando dor, irritação, manchas na pele, nódulos e inchaços com pus.

Não há um protocolo padrão estabelecido para o tratamento dessas inflamações cutâneas. Muitas vezes, são utilizados antibióticos na forma de comprimidos orais, mas que podem não apresentar resultados satisfatórios e acarretar uma série de efeitos adversos como erupções cutâneas, dor abdominal, esofagite e, principalmente, efeitos gastrointestinais, além de promover interações medicamentosas que comprometem o próprio tratamento da doença.

Diante disso, novas formulações mais eficazes e menos tóxicas ao paciente, que sejam mais fáceis de serem administradas são desejadas. Nesse cenário, pesquisadores da Universidade de Brasília desenvolveram uma inovadora formulação contendo nanocarreadores lipídicos que permitem o direcionamento e liberação controlada, trazendo mais eficácia para o tratamento e maior conforto para o paciente.

 

TECNOLOGIA INOVADORA QUE UTILIZA AS PROPRIEDADES DA ESCALA NANOMÉTRICA

Materiais nanoestruturados apresentam propriedades diferenciadas dos mesmos em escala micro ou macro, devido à sua maior superfície de contato em relação ao seu volume. Na área farmacêutica, nanoformulações apresentam vantagens, tais como: aumento de estabilidade das moléculas e biomoléculas, liberação direcionada ao local de ação e controle da liberação dos fármacos, de modo a reduzir efeitos adversos e diminuir o número de doses dos medicamentos que devem ser administradas ao paciente.

Com isso, a presente invenção consiste de carreadores lipídicos nanoestruturados (CLNs), que são vesículas de lipídeos com surfactantes dispersas em meio aquoso, que carregam dois fármacos antibióticos, para aplicação tópica (sobre a pele) no tratamento de hidradenite supurativa e outras infecções de pele.

 

VANTAGENS

• Estabilização e direcionamento dos dois fármacos para os folículos pilosos, aumentando a eficácia, a segurança e a comodidade para o paciente;
• Devido à aplicação tópica, contorna os efeitos adversos da administração oral;
• Maximiza a concentração dos fármacos no tecido alvo, necessitando-se de doses menores para o alcance de uma mesma resposta;

• Liberação progressiva dos fármacos, reduzindo a necessidade de repetidas aplicações.

 

Agenda 2030 da ONU:

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A