Nanotimol C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Composição farmacêutica compreendendo carreadores lipídicos nanoestruturados contendo timol na forma de complexo de inclusão com ciclodextrina para administração tópica no tratamento e prevenção de distúrbios de pele
Nº da proteção: BR 10 2017 025293 0  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Instituições cotitulares: Universidade de Federal do Pará (UFPA)  | Link do site
Data do depósito: 24/11/2017
Tipo de proteção: patente de invenção
Prazo legal de proteção: 20 anos contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Inventores
Pela UnB: Marcílio Sérgio Soares da Cunha Filho  | Lattes
Taís Gratieri  | Lattes
Guilherme Martins Gelfuso  | Lattes
Felipe de Queiroz Pires  | Lattes
Tamara Ângelo de Oliveira Santos Damasceno  | Lattes
Pela UFPA: Joyce Kelly do Rosário da Silva  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)  | Link do site
Departamento: Departamento de Farmácia (FAR)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Fármacos

PROTEJA SUA PELE

 

Timol é um monoterpeno presente na composição de muitas plantas e que, na forma isolada ou em extratos naturais, apresenta uma gama de atividades farmacológicas como ação cicatrizante, antimicrobriana, antioxidante e protetora frente aos efeitos danosos da radiação ultravioleta (UV). A Ciclodextrina pode atuar como molécula hospedeira em complexos de inclusão, onde em sua estrutura protege a composição contra agentes como calor e luz, além de sua região externa, por ser hidrofílica, aumentar a solubilidade da composição em água. Sob essas perspectivas, profissionais de pesquisa da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Pará aliaram a nanotecnologia ao timol e à ciclodextrina e desenvolveram uma formulação farmacêutica nanoestruturada para tratamento e prevenção de distúrbios de pele.

 

APLICAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA DESENVOLVIDA

 

A maioria dos indivíduos são afetados por distúrbios de pele em algum momento da vida. Algumas vezes tais distúrbios podem ser menos severos, mas há casos de maior gravidade que podem levar a incapacitação e até a morte. Dentro do espectro de distúrbios de pele encontram-se aqueles mais graves (infecções, melanomas, psoríase, úlceras, entre outros) e aqueles considerados de ordem estética, por não apresentarem consequências mais severas (acne, alopecia, vitiligo e outros). Por serem uma das condições patológicas mais comuns em humanos, os distúrbios de pele necessitam de uma maior atenção da comunidade científica e maior incentivo a novas pesquisas, buscando alternativas inovadoras para o tratamento e prevenção.

 

Nesse sentido a presente invenção elucida uma resposta ao problema abordado, já que o ativo utilizado (timol) apresenta efeito já comprovado frente a inflamações autoimunes causadas por bactérias, feridas e danos ao DNA devido à exposição à radiação UV. Os(as) inventores(as) descrevem uma composição farmacêutica nanoparticulada para uso tópico no tratamento e prevenção de distúrbios de pele, composta por carreadores lipídicos nanoestruturados funcionalizados com timol na forma de complexo de inclusão com uma ciclodextrina, trazendo as vantagens descritas abaixo, possibilitando a produção de medicamentos ou cosméticos para distúrbios de pele que sejam efetivos e seguros.

 

VANTAGENS

  • Eficiência: Potencialização do efeito do fármaco; Melhor solubilidade e Resistência térmica e química;
  • Segurança: Liberação controlada do timol (princípio ativo) e consequente redução da dose do fármaco, da absorção sistêmica e dos efeitos adversos.

 

Agenda 2030 da ONU:

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A