UNBEACON C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: UNBEACON – Marketing por proximidade e geolocalização                                                                                                                                                                    
Nº da proteção: BR 51 2021 0003314  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site          
Data da expedição do registro: 02/03/2021  
Data da publicação ou criação:
01/12/2019  
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: JAVA
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, 
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Inventores
Pela UnB: Cláudia Jacy Barenco Abbas  | Lattes
Jean Pierre Passos Medaets  | Lattes
Antonio Vinícius Nunes de Alencar  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Transporte, transmissão e comunicação
Classificação - Subcategoria: Tecnologia da informação, comunicação  

 

O GEOMARKETING

O geomarketing pode ser definido como a área que estuda as relações entre as estratégias e políticas de negócios e o território ou espaço onde a empresa, seus clientes, consumidores, fornecedores e pontos de distribuição se localizam. Também conhecida como inteligência geográfica de mercado ou location intelligence, essa metodologia proporciona a elaboração de estratégias efetivas para vender mais, reduzir custos e elevar resultados, por meio de informações georreferenciadas.

O geomarketing tem funções amplas, para diversos setores, e pode ser utilizado tanto para uma visão espacial em escala micro (potencial do entorno de uma loja, por exemplo) quanto em uma ótica mais ampla, como no caso de indústrias de bens de consumo que precisam descobrir oportunidades de penetração de produtos por município.

Sob essa nova perspectiva de engajamento, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa para dispositivos mobile que emprega soluções BLE (bluetooth low energy), com o uso de tecnologia Beacon, com a finalidade de geomarketing. Disponível para dispositivos Android e distribuído através da Playstore, o UnBeacon oferece serviços ou produtos por proximidade através de beacons bluetooth com alcance local baseado no perfil do usuário ativo naquele momento, funcionando como um marketing por broadcast de maneira passiva e com alcance de todo um público que esteja circulando naquele momento em um determinado raio de distância.

 

VANTAGENS

• Disponibilidade: Aplicativo gratuito e disponível na Playstore;
• Custo-benefício: Baixo custo de manutenção pela Tecnologia BLE;
• Eficiência: Maior efetividade na entrega de serviços e produtos para usuários;
• Versatilidade: Entrega personalizada de serviços para cada usuário;
• Manutenção: Código em java, que permite atualização a longo prazo e um maior suporte para manutenção.

 

Agenda 2030 da ONU:

9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A