06 de Setembro de 2022
Informações da proteção | ||
Título: Disposição construtiva aplicada a motor de foguete híbrido e geometria diferenciada de seu grão combustível | ||
Nº da proteção: | BR 10 2017 013751 1 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data do depósito: | 23/06/2017 | |
Tipo de proteção: | patente de invenção | |
Prazo legal de proteção: | 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996). | |
Inventores | ||
Pela UnB: | Carlos Alberto Gurgel Veras | | Lattes |
Artur Elias de Morais Bertoldi | | Lattes | |
Henrique Muniz Alves | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Faculdade UnB Gama (FGA) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Engenharia Mecânica (ENM) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Motores, bombas e turbinas |
SISTEMAS DE PROPULSÃO DE FOGUETES
A princípio, os foguetes foram desenvolvidos para uso militar, porém foram ganhando grande destaque no âmbito de exploração aeroespacial, possibilitando sondas, microssatélites e veículos lançadores. Atualmente, mais de trinta e cinco países produzem sistemas de propulsão de foguetes, o que demonstra o nível de desenvolvimento tecnológico dessas nações. Em se tratando de sistemas de propulsão de foguetes, existem três grupos de propelentes principais: líquidos, sólidos e híbridos. Os foguetes com propelentes líquidos são caracterizados por apresentarem controle de injeção de propelentes, na forma líquida, em uma câmara de combustão. Já os foguetes com propelentes sólidos possuem o propelente, na forma sólida, armazenado diretamente na câmara de combustão, onde acontece a queima do grão combustível de maneira gradativa à área de contato.
No caso dos foguetes de propelente híbridos, utiliza-se o grão sólido armazenado dentro da câmara de combustão, onde, iniciada a queima, mistura-se um propelente líquido injetado de forma controlada. Assim, nesse processo, os dois propelentes utilizados são totalmente queimados antes de serem ejetados pela tubeira do motor, gerando uma possibilidade propulsão mais potente e mais controlável do que os outros grupos. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram uma disposição construtiva aplicada ao motor de foguete híbrido, apresentando técnicas de armazenamento e combustão que possibilitam a redução do volume do motor.
NOVA CONFIGURAÇÃO DE UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO
A presente invenção refere-se a uma nova disposição de motores de foguetes a propelentes híbridos tipo modular, compacta e de fácil montagem. Sua estrutura é composta por módulos flangeados e conectados entre si por grampos que facilitam o manuseio e acesso as demais partes. Mais resumidamente, a presente tecnologia, trata da configuração de um motor de um foguete híbrido, visando principalmente o aumento da área de superfície de queima do grão combustível e, consequentemente, a diminuição do comprimento do motor.
VANTAGENS
- Eficiência: Apresenta uma melhor viabilidade de construção, operação e desempenho de um motor de foguete híbrido; Maximiza a superfície de queima do grão combustível, deixando o motor mais compacto e com menor comprimento; Permite a formação de vórtices (fluxo turbulento) no interior da câmara de combustão, aumentando a taxa de regressão do grão combustível.
Agenda 2030 da ONU:
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Informações da proteção | ||
Título: Método para maximização da confiabilidade no canal de comunicação de satélites | ||
Nº da proteção: | BR 10 2022 011393 9 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data do depósito: | 09/06/2022 | |
Tipo de proteção: | patente de invenção | |
Prazo legal de proteção: | 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996). | |
Inventores | ||
Pela UnB: | Renato Alves Borges | | Lattes |
Leandro Ribeiro Reis | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Tecnologia aeroespacial e satélites |
PLANEJANDO UMA MISSÃO ESPACIAL
Planejar uma missão espacial considerando cuidadosamente os efeitos das anomalias ionosféricas ainda é pouco explorado durante o cálculo do enlace, e é de grande importância, uma vez os efeitos relevantes do clima espacial são mensuráveis, quantificáveis e geralmente seguem uma sequência de eventos, como a climatologia da cintilação ionosférica, sendo possível estabelecer boas estimativas no planejamento de uma missão espacial e dessa forma mapear os casos críticos para a comunicação via satélite. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um método para maximização da confiabilidade no canal de comunicação de satélites.
MÉTODO PARA MAXIMIZAÇÃO DA CONFIABILIDADE NO CANAL DE COMUNICAÇÃO DE SATÉLITES
A presente invenção refere-se a um método que contribui para o planejamento dos enlaces de comunicação de missões espaciais, a ser utilizado no processo de engenharia de sistemas de satélites, mais especificamente na etapa de análise de missão espacial, de modo a identificar previamente os possíveis impactos na redução da margem de operação do canal de comunicação causada por fenômenos presentes nas camadas troposférica e ionosférica (com maior ênfase ao fenômeno de cintilação ionosférica), com intuito de maximizar a confiabilidade no canal de comunicação. Sendo assim, a definição de ações estratégicas para comunicação em regiões críticas se beneficiará de um procedimento padronizado garantindo que o canal seja aberto em momentos seguros (alta confiabilidade de sucesso), e dessa forma protegendo o usuário com sua respectiva aplicação.
VANTAGENS
• Eficiência: O método proposto contribui para o planejamento dos enlances de comunicação de missões espaciais;
• Versatilidade: O método leva em conta os fenômenos troposféricos e ionosféricos, principalmente o fenômeno da cintilação ionosférica;
• Eficácia: Aumenta a probabilidade de sucesso na comunicação do satélite, e consequentemente da missão.
Agenda 2030 da ONU:
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Informações da proteção | ||
Título: SGRNA: Um sistema baseado em redes neurais artificiais para análise de imagens de satélite | ||
Nº da proteção: | BR 51 2018 051968 7 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 06/11/2018 | |
Data da publicação ou criação: |
12/10/2011 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | C; C++ | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Antonio Nuno de Castro Santa Rosa | | Lattes |
Nilton Correia da Silva | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Gama (FGA) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Tecnologia aeroespacial e satélites |
RECONHECIMENTO DE PADRÕES ESPECTRAIS EM IMAGENS DE SATÉLITE COM SGRNA
Reconhecimento de padrões espectrais é uma área da ciência que se dedica a analisar e identificar as características de um sinal ou imagem que varia em função do comprimento de onda ou da frequência. Essa análise pode ser usada para diversas finalidades, como classificação de objetos, detecção de anomalias, monitoramento ambiental, diagnóstico médico, entre outras. Um exemplo de aplicação de reconhecimento de padrões espectrais é a identificação de minerais em imagens de satélite. Cada mineral possui uma assinatura espectral única, que pode ser reconhecida por algoritmos que comparam os dados da imagem com um banco de dados de referência. Essa técnica pode ser útil para exploração geológica, mapeamento geológico e estudos ambientais. No entanto, o reconhecimento de padrões espectrais também apresenta alguns desafios, como a presença de ruído, a variabilidade das condições de iluminação, a complexidade dos cenários e a necessidade de processar grandes volumes de dados. Para superar esses problemas, as redes neurais artificiais podem ser uma ferramenta poderosa, pois são capazes de aprender a partir dos dados, adaptar-se às mudanças e generalizar para novas situações. As redes neurais podem ser treinadas para extrair as características relevantes dos sinais ou imagens espectrais e classificá-los em diferentes categorias, com alta precisão e eficiência.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram o software SGRNA (Síntese Genética de Redes Neurais Artificiais), um sistema inovador para o reconhecimento de padrões espectrais em imagens de satélite. O software utiliza métodos de otimização automática de clustering (Redes Neurais Artificiais - RNAs) para realizar classificações semi-automáticas de imagens de sensores remotos (SR) multiespectrais.
VANTAGENS
• Eficiência: Permite o reconhecimento de padrões espectrais em imagens de satélite com maior precisão e rapidez do que os métodos tradicionais.
• Automação: Utiliza redes neurais artificiais (RNAs) para realizar classificações semi-automáticas de imagens de sensores remotos (SR) multiespectrais, reduzindo a intervenção humana e os erros associados.
• Versatilidade: Aplica métodos de otimização automática de clustering para ajustar os parâmetros das RNAs de acordo com os dados de entrada, o que aumenta a eficiência e a adaptabilidade do sistema.
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Informações da proteção | ||
Título: ADCV (Attitude Determination by Computer Vision) | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001321 2 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data de publicação: | 28/06/2018 | |
Data de expedição do registro: | 02/07/2019 | |
Tipo de proteção: | Programa de computador | |
Linguagem: | C++ | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | |
Inventores | ||
Pela UnB: | Chantal Cappelletti | | Lattes |
Fernando Cardoso Guimarães | | Pesquisa UnB | |
Igor Seiiti Kinoshita Ishioka | | Lattes | |
Lucas Meneses Bandeira da Silva | | Lattes | |
Renato Alves Borges | | Lattes | |
Simone Battistini | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Tecnologia aeroespacial e satélites |
VISÃO COMPUTACIONAL
O Processo de determinação de Atitude utilizando visão computacional refere-se aos processos de terminar a orientação de um objeto em um espaço tridimensional por meio da informação visual. Essa informação é tipicamente obtida utilizando algorítimos de computador que analisam as imagens capturadas por câmeras. Em um programa típico de determinação de atitude, as câmeras capturam imagens de características distintas no ambiente, como cantos, linhas e pontos. Essas caraterísticas são então usadas para determinar a posição de orientação do objeto relativos as câmeras. Os algoritmos usados no processo são baseados em uma variedade de visões computacionais, como a capacidade de detecção, reconhecimento de objetos ou estruturas de movimento. Uma vez que a posição e a orientação do objeto foram determinadas, a informação pode ser usada para controlar o movimento do objeto, monitorar sua posição com o tempo ou executar outras tarefas que requerem alguma referência da posição do dispositivo.
Pensando nisso, pesquisadores (as) da Universidade de Brasília, criaram um programa baseado em programa capaz de mensurar a atitude de veículos autônomos, especialmente nanosatélites. O conjunto de software denominado ADCV foi concebido e escrito para determinar a orientação de uma plataforma de testes de nanosatélites utilizando visão computacional e disponibilizar os dados obtidos em uma rede local através de uma porta escolhida pelo usuário. O Software fará aquisição de imagem que serão calculadas para determinar a atitude, por meio de um conjunto de câmeras. As imagens capturadas serão armazenadas para a extração de características como cantos, pontas ou estruturas arredondadas. O satélite, que necessitar saber sua orientação ou atitude no espaço, irá executar uma série de funções, como apontar seus sensores e/ ou antenas na direção certa para manter órbitas estáveis, e controlar a atitude para evitar colisões com outros objetos. Dessa forma, o software sincronizará as funções motoras do satélite com as imagens captadas criando uma série de comandos para orientar a movimentação do objeto. Os dados dos ângulos de Euler são enviados através do protocolo TCP/IP e passíveis de serem acessados por qualquer dispositivo na rede que faça a requisição para a porta configurada.
VANTAGENS
• Versatilidade: Possibilidade de acessar os dados através de qualquer dispositivo na rede.
• Eficiência: Precisão dos dados coletados.
• Segurança: Monitoramento da movimentação dos satélites para evitar possíveis colisões.
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Informações da proteção | ||
Título: CORATICUM – Aplicação para rastreamento da interação social | ||
Nº da proteção: | BR 51 2020 001713 4 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 01/09/2020 | |
Data da publicação ou criação: |
24/07/2020 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | JAVA SCRIPT; JQUERY; OUTROS | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Flávio Amaral e Silva | | Lattes |
João José Costa Gondim | | Lattes | |
Marcelo Monte Karam | | Lattes | |
Marina Andrade Lucena Holanda | | Lattes | |
Renato Alves Borges | | Lattes | |
Rogério Baptista de Sousa | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site | |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Tecnologia da Informação, comunicação |
INTERAÇÕES SOCIAIS E A PROXIMIDADE
Os termos mídias sociais e redes sociais são bastante utilizados na internet com o intuito de promover a interação social. Ambos possibilitam uma comunicação constante com o público e ajudam no posicionamento de marcas e produtos. É possível criar um perfil em diferentes tipos de redes sociais, e cada uma delas, na sua particularidade, ajuda as pessoas em um determinado ponto. Existem as redes sociais com a finalidade de ajudar as pessoas a se reencontrarem; redes sociais para troca de mensagens curtas, vídeos curtos; existe a rede social com o intuito de ajudar na recolocação do mercado de trabalho e etc. Com isso, o termo mídias sociais retrata um conjunto de possibilidade podendo conter várias redes sociais interligadas. E essas redes podem ou não ser do mesmo tipo ou finalidade. Entretanto, redes sociais empregam o caráter da proximidade entre usuários como forma de interação abrem uma janela de oportunidade para imaginação de desenvolvedores.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa de computador chamado CORATICUM, que apresenta uma proposta de arquitetura para rastreamento de interação social através da medição da proximidade entre pessoas utilizando sinais bluetooth dos celulares, e informações complementares do usuário. Tais sinais permitem determinar se um celular está próximo a outro, assumindo que ambos possuem o mesmo aplicativo instalado, registrando esse tipo de interação. Quando ambos celulares estiverem próximos, mensagens codificadas serão trocadas e armazenadas no próprio dispositivo preservando a privacidade da pessoa rastreada. A arquitetura proposta consiste dos seguintes elementos:
• Aplicativo: se instala no celular e se comunica com o servidor;
• Servidor: cadastra os celulares onde roda o aplicativo, gera os identificadores, recebe informações de proximidade entre os celulares dos usuários e armazena informações coletadas;
• App Web: aplicação para gerenciamento do servidor. Gerenciamento e armazenamento de informações de cadastro e demais interações entre usuários.
VANTAGENS
• Eficiência: Solução para conectar pessoas e promover a comunicação.
• Facilidade de Uso: Arquitetura simples e de fácil implementação.
• Conforto: Estímulo a interações baseadas na proximidade.
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Informações da proteção | ||
Título: Sistema de leitura e envio de relatórios de incêncio securefirenet | ||
Nº da proteção: | BR 51 2020 001758 4 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 01/09/2020 | |
Data da publicação ou criação: |
15/05/2020 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | C; C++; HTML | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Calvin Mariano Rêgo Crispim | | Lattes |
Georges Daniel Amvame Nze | | Lattes | |
Leonardo Nunes Cornelio Rêgo | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Tecnologia da informação, comunicação |
ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE INCÊNDIO E O SOFTWARE SECUREFIRENET
A segurança contra incêndio deve ser entendida como um conjunto de medidas para prevenção, detecção e combate de um incêndio e sua consequente contenção ou extinção. Diferentes medidas podem ser adotadas e classificadas de acordo com seu modo de ação, por exemplo, medidas ativas de proteção que abrangem a detecção, alarme e extinção do incêndio. Por outro lado, as medidas passivas são as que abrangem o controle dos materiais usados na construção, compartimentação, meios de escape e proteção das estruturas do edifício. Nesse contexto, um sistema integrado de detecção e reporte das informações é de suma importância para bombeiros do mundo todo.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa de computador capaz de coletar e informar autoridades sobre indícios de incêndio da rede empregando credenciais da rede Wi-Fi local. O software em questão tem como objetivo ler dados de centrais de incêndio por meio da porta serial, criptografar e enviar para um broker MQTT utilizando ESP32, diminuindo o tempo de resposta que levaria para se acionar o corpo de bombeiros.
É possível se conectar tanto utilizando IP dinâmico, quanto IP fixo. Ao adquirir as informações, estas são salvas na memória EEPROM, e o dispositivo é reiniciado. Após a conexão do dispositivo a uma rede funcional o programa se conecta ao Broker MQQT de maneira segura, lê as mensagens na porta serial, criptografa e envia as informações para que se possa acionar o serviço do corpo de bombeiros em caso de necessidade.
VANTAGENS
• Versatilidade: Sistema compatível com as tecnologias mais comuns de detecção;
• Eficiência: Resposta ativa, mais eficiente e rápida para o controle de incêndios;
• Segurança: Sistema de redundância em caso de inatividade do Wifi local, permitindo funcionamento mesmo em casos agravad
Agenda 2030 da ONU:
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Informações da proteção | ||
Título: InfoGov v1.0 | ||
Nº da proteção: | BR 51 2020 001804 1 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 08/09/2020 | |
Data da publicação ou criação: |
09/12/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | HTML; JAVA SCRIPT; PYTHON; OUTROS | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Alexandre Solon Nery | | Lattes |
Caio Matheus Campos de Oliveira | | Lattes | |
Flávio Sousa da Vitória | | Lattes | |
Leonardo Pires Simões Vasconcelos | | Lattes | |
Letícia Moreira Valle | | Lattes | |
Marco Antonio Marques Marinho | | Lattes | |
Pedro Masson Sesconetto Souza | | Lattes | |
Ugo Silva Dias | | Lattes | |
Externos | Anderson Alves de Oliveira | |
Danilo Santos Cardoso | ||
Danilo Santos de Salles | ||
Leonardo Monteiro Monasterio | ||
Samyra Lima Pereira | ||
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site | |
Instituto de Ciência Política (IPOL) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site |
Departamento de Engenharia da Produção (ERP) | | Link do site | |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Tecnologia da Informação, comunicação |
EXPOSIÇÃO DE DADOS COM TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE
O tratamento de dados pessoais pelo Poder Público possui muitas peculiaridades, que decorrem, em geral, da necessidade de compatibilização entre o exercício de prerrogativas estatais típicas e os princípios, regras e direitos estabelecidos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – LGPD). Diante desse cenário, o desafio posto é o de estabelecer parâmetros objetivos, capazes de conferir segurança às operações com dados pessoais realizadas por órgãos e entidades públicos. Trata-se de assegurar a celeridade e a eficiência necessárias à execução de políticas com respeito aos direitos à proteção de dados pessoais e à privacidade.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram o InfoGov, um ambiente on-line para análises dos dados do Poder Executivo Federal. Ele integra diferentes bases de dados em uma única plataforma, onde podem ser encontradas visualização de dados sobre pessoal, compras, serviços e transferências voluntárias, etc. A apresentação dos dados públicos nos formatos de painéis e gráficos é uma forma lúdica de apresentar informações que geralmente são bastante complexas e de difícil acesso e entendimento para a população em geral. Pensando nisso a equipe do InfoGov realizou a análise, o tratamento e a disponibilização destes dados para que o objetivo seja fornecer ao cidadão uma visão analítica e facilitada dos dados, deixando o usuário escolher entre visualizações simples, onde os gráficos estão pré-montados, ou visualizações avançadas, onde é possível escolher os indicadores para a montagem do gráfico.
VANTAGENS
• Facilidade de Uso: Interface amigável e simplificada;
• Eficácia: Visualização de dados sobre pessoal, compras, serviços e transferências voluntárias, etc., com transparência e acessibilidade;
• Versatilidade: Exposição de dados via gráficos, gerados automaticamente;
• Ética: Respeito a LGPD e suas consequências para o poder executivo.
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Informações da proteção | ||
Título: UNBEACON – Marketing por proximidade e geolocalização | ||
Nº da proteção: | BR 51 2021 0003314 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 02/03/2021 | |
Data da publicação ou criação: |
01/12/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | JAVA | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Cláudia Jacy Barenco Abbas | | Lattes |
Jean Pierre Passos Medaets | | Lattes | |
Antonio Vinícius Nunes de Alencar | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Tecnologia da informação, comunicação |
O GEOMARKETING
O geomarketing pode ser definido como a área que estuda as relações entre as estratégias e políticas de negócios e o território ou espaço onde a empresa, seus clientes, consumidores, fornecedores e pontos de distribuição se localizam. Também conhecida como inteligência geográfica de mercado ou location intelligence, essa metodologia proporciona a elaboração de estratégias efetivas para vender mais, reduzir custos e elevar resultados, por meio de informações georreferenciadas.
O geomarketing tem funções amplas, para diversos setores, e pode ser utilizado tanto para uma visão espacial em escala micro (potencial do entorno de uma loja, por exemplo) quanto em uma ótica mais ampla, como no caso de indústrias de bens de consumo que precisam descobrir oportunidades de penetração de produtos por município.
Sob essa nova perspectiva de engajamento, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa para dispositivos mobile que emprega soluções BLE (bluetooth low energy), com o uso de tecnologia Beacon, com a finalidade de geomarketing. Disponível para dispositivos Android e distribuído através da Playstore, o UnBeacon oferece serviços ou produtos por proximidade através de beacons bluetooth com alcance local baseado no perfil do usuário ativo naquele momento, funcionando como um marketing por broadcast de maneira passiva e com alcance de todo um público que esteja circulando naquele momento em um determinado raio de distância.
VANTAGENS
• Disponibilidade: Aplicativo gratuito e disponível na Playstore;
• Custo-benefício: Baixo custo de manutenção pela Tecnologia BLE;
• Eficiência: Maior efetividade na entrega de serviços e produtos para usuários;
• Versatilidade: Entrega personalizada de serviços para cada usuário;
• Manutenção: Código em java, que permite atualização a longo prazo e um maior suporte para manutenção.
Agenda 2030 da ONU:
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Informações da proteção | ||
Título: Dispositivo para caracterização do ruído pneu-pavimento e seu processo de fabricação | ||
Nº da proteção: | BR 10 2018 012209 6 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data do depósito: | 15/06/2018 | |
Tipo de proteção: | patente de invenção | |
Prazo legal de proteção: | 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996). | |
Inventores | ||
Pela UnB: | Maria Alzira De Araújo Nunes | | Pesquisa UnB |
Paulo Germano Fetter Júnior | ||
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Gama (FGA) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Dispositivos, máquinas e equipamentos |
RUÍDO NAS GRANDES CIDADES
A concentração humana em grandes cidades é muitas vezes associada a um aumento do número de indústrias, automóveis, habitações, estabelecimentos comerciais e até mesmo aviões. Este aumento nos leva a um grande problema, motivo de grande preocupação hoje em dia: o ruído. O ruído pode ser definido como todo som que causa desconforto no indivíduo. Esse desconforto é um indicador para possíveis malefícios que o ruído pode fazer a saúde humana. Ao primeiro momento, é costume associar problemas auditivos ao ruído, desde lesão reversível à surdez total. Contudo, alguns estudos médicos apontam outros problemas associados ao ruído nas últimas décadas: alterações no sono e insônia, estresse, náuseas, dores de cabeça, perdas de memória e de habilidade motora, e até distúrbios nos sistemas circulatório, respiratório e imunológico. Dentre as fontes de ruído ambiental, o ruído causado pelo tráfego de veículos é o maior responsável pela poluição sonora em grandes cidades e comprovadamente é o que causa o maior incomodo na população. Além disso, apesar de existirem algumas tecnologias de isolamento acústico, parte do ruído gerado pelos veículos também é transmitido aos ocupantes do automóvel.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um dispositivo para realização de testes de medição do ruído entre o pneu e o pavimento, a fim de auxiliar no desenvolvimento de pneus mais silenciosos.
DISPOSITIVO PARA INVESTIGAR O RUÍDO GERADO DO PNEU DE VEÍCULOS NAS PAVIMENTAÇÕES
A presente invenção trata de dispositivo para realização de testes de medição do ruído entre pneu e o pavimento e seu processo de fabricação. O objetivo destas medições é o estudo da influência de diversos parâmetros, como: tipo de pavimento, modificação da cambagem, pressão do pneu, entre outros. Este dispositivo é construído com dimensões reduzidas em relação aos modelos existentes no mercado, permitindo o seu uso até em pequenos laboratórios e a fácil locomoção.
VANTAGENS
• Eficiência: Permite investigar e auxiliar os níveis de ruído gerados entre o atrito do pneu e pavimentações;
• Versatilidade: Pode ser utilizado em locais pequenos devido as suas dimensões serem reduzidas;
• Impacto social: Apresenta um potencial para auxiliar na redução de ruídos nas grandes cidades, evitando assim todos os problemas decorrentes do mesmo.
Agenda 2030 da ONU:
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