WhatsApp Image 2022 08 15 at 17.03.07 2

A Coordenação de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial e Social (CEDES) atua apoiando ações de desenvolvimento empresarial e social por meio de incubação de empreendimentos em tecnologias convencionais, sociais e negócios de impacto. Além disso, ela promove a educação empreendedora por meio da Escola de Empreendedores. Para esta ação, ela utiliza de metodologias de aprendizagens ativas. Percebe-se disso que a CEDES destaca-se como um agente no ecossistema de inovação da Universidade, principalmente, por primar por uma universidade verdadeiramente pública, a qual é comprometida com o desenvolvimento científico, tecnológico, artístico, cultural, econômico e socioambiental. Ainda sobre, cita-se que as atividades da CEDES estão estruturadas em um ambiente de inovação, o que permite à Universidade de Brasília fortalecer a “quíntupla hélice”1 por ações, como: desenvolvimento de educação empreendedora, aquisição de sustentabilidade com a transferência de tecnologia e produção de ciência “útil” à sociedade, dentre outras.

Conforme pode ser visto no Organograma abaixo, esta Coordenação é composta por dois macro núcleos, a saber: Núcleo de Multincubadora de Empresas, o qual é subdividido em Incubadora de Base Tecnológica e Incubadora de Tecnologia Social e Inovação; e Núcleo de Empreendedorismo, sendo este subdividido em Programa ProJr. e Escola de Empreendedores.

Estrutura CEDES

IBT e IBS