No âmbito das transferências de tecnologia existem diversas modalidades de a serem aplicadas, cada uma com a sua especificidade. Os contratos de licenciamento de tecnologia são uma modalidade de transferência de tecnologia que implica na outorga de uma licença autorizando o licenciado a executar o objeto descrito no contrato de licenciamento, que pode variar conforme cada caso (uso, teste, escalonamento, exploração comcercial etc).

 

A transferência de tecnologia na modalidade de transferência de know-how é comumente utilizada nos casos em que o objeto contratado refere-se a uma tecnologia não patenteada, não patenteável ou até que o seu prazo de proteção tenhja sido extinto pelo tempo, de modo que pretende-se transferir um conehcimento que, mesmo que não seja exclusivo daquela instituição, possui valor agregado ao ser aplicado em produto, processo ou serviço.

 

Ou seja, é aquele conehcimento que é valoroso, muitas vezes com alto nível de complexidade ou técnica e que pode ser transferido de uma instituição à outra com a finalidade de aprimoramento de processos, serviços e produtos daquela organização.

 

A Universidade de Brasília é  pioneira no Brasil sendo a primeira universidade pública federal a realziar o licenciamento de tecnologia para exploração comercial de patente protegida no Brasil e em 26 países no exterior. Atualmente a UnB já realizou mais de 150 transferências de tecnologia e recebeu mais de 35 milhões de reais a título de royalties. Quer saber mais sobre as transferências de tecnologia da UnB? Leia o artigo "Indicadores de PI e TT" ou navegue pelo menu "INOVAÇÃO > Transferência de Tecnologia" aqui do website do CDT.