Os processos de transferência de tecnologia realizados no âmbito da Universidade de Brasília (UnB) possuem duas etapas para a sua realização: 1) uma etapa inical de avaliação da tecnologia e negociação com a isntituição parceria interessada; 2) o trâmite interno para aprovação e assinatura do respeito do instrumento jurídico de formalização da parceria. Confira os fluxogramas de cada uma dessas etapas.

 

Fluxo do processo negociação para transferência de tecnologia

A primeira etapa para viabilizar a transferência de tecnologia incia-se com a respectiva proteção do ativo intangível pelo Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec), que também é uma área da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT). Realizada a proteção a Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) realiza os estudos para avaliação da tecnologia e prospesção de possíveis parceiros interessados na transferência de tecnologia.

 

 Fluxograma ACT Negociacao site

 

 

Fluxo do processo interno UnB de transferência de tecnologia

 

Sempre que uma negociação com uma instituição parceira é bem sucedida é necessário formalizar a parceria por meio da celebração de um instrumento jurídico específico. Esse instrumento jurídico passará por um tramitação interna na UnB antes de ser assiando e publicado no Diário Oficial da União (DOU).

 

 Fluxograma ACT Tramitacao interna TT site

 

 

CHECKLIST PARA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

 

Confira o checklist de cada modalidade de transferência de tecnologia praticada pela Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB).

 

Checklist para Termo de confidencialidade

Checklist para licenciamento de uso para testes

Checklist para licenciamento para exploração comercial

Checklist para transferência de know-how