Fluxograma
Os processos de transferência de tecnologia realizados no âmbito da Universidade de Brasília (UnB) possuem duas etapas para a sua realização: 1) uma etapa inical de avaliação da tecnologia e negociação com a isntituição parceria interessada; 2) o trâmite interno para aprovação e assinatura do respeito do instrumento jurídico de formalização da parceria. Confira os fluxogramas de cada uma dessas etapas.
Fluxo do processo negociação para transferência de tecnologia
A primeira etapa para viabilizar a transferência de tecnologia incia-se com a respectiva proteção do ativo intangível pelo Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec), que também é uma área da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT). Realizada a proteção a Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) realiza os estudos para avaliação da tecnologia e prospesção de possíveis parceiros interessados na transferência de tecnologia.
Fluxo do processo interno UnB de transferência de tecnologia
Sempre que uma negociação com uma instituição parceira é bem sucedida é necessário formalizar a parceria por meio da celebração de um instrumento jurídico específico. Esse instrumento jurídico passará por um tramitação interna na UnB antes de ser assiando e publicado no Diário Oficial da União (DOU).
CHECKLIST PARA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Confira o checklist de cada modalidade de transferência de tecnologia praticada pela Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB).
• Checklist para Termo de confidencialidade
• Checklist para licenciamento de uso para testes
• Checklist para licenciamento para exploração comercial
• Checklist para transferência de know-how