guia conflito interesse MLCTI

Guia de entendimentos sobre conflito de interesses e outras interpretações na aplicação do MLCTI

A Controladoria Geral da União (CGU)

Guia tem por objetivo orientar os servidores, órgãos e entidades do Poder Executivo Federal sobre a aplicação do Marco Legal de Ciência Tecnologia e Inovação (MLCTI) com segurança e responsabilidade.

Livro Como construir uma politica de PI e TT

Como construir uma polilíca de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para ICT's públicas

Este guia tem como objetivo trazer uma revisão da literatura e uma discussão a respeito da previsão do inciso V, do artigo 15-A da Lei de Inovação (Lei nº10.973/2004) em relação a obrigatoriedade das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT’s) instituírem as suas políticas de inovação.

Trata-se de orientações destinadas às ICT’s públicas no que tange à gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia a ser praticada pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT’s).

Livro Conhecimentos basicos PI

Conhecimentos básicos sobre propriedade intelectual

A fim de incentivar este investimento no conhecimento e basear um modelo econômico no grau de inovação, é necessário garantir os direitos de propriedade sobre a tecnologia ou a criação intelectual para quem a desenvolveu. Assim, ela terá exclusividade na comercialização sobre sua produção, por pelo menos um determinado período de tempo. A partir disto, nasceu o conceito de propriedade intelectual que se baseia na garantia de que o titular possa usar ou dispor de sua criação, recuperando o investimento inicial e auferindo lucro ao seu conhecimento em troca da revelação das informações contidas em sua obra ou tecnologia para a sociedade. Portanto, o conceito de propriedade intelectual passou a ser um mecanismo para incentivar a inovação e a competitividade entre instituições e países. Até que no ano 1967 foi necessário instituir um órgão com abrangência mundial para tratar sobre o assunto e definir um conceito para delimitar a propriedade intelectual. Desta forma, no mês de julho do ano acima citado, ocorreu na cidade de Estocolmo, a Convenção que criou a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

bancos patentes

Tutorial de busca nos principais bancos de patentes

O presente Tutorial de busca tem como objetivo direcionar, guiar e orientar a comunidade científica da Universidade de Brasília (UnB) e região quanto a realização de buscas nas mais importantes bases de patentes existentes. Tem-se como foco, a difusão da importância de ser ter uma consciência de se proteger, quando possível, os trabalhos intelectuais desenvolvidos pelos alunos, professores, servidores da UnB, assim como a comunidade científica local.

direiot marcario

Direito Marcário

A prática de marcar e identificar objetos antes da sua venda foi crescendo e se propagando ao longo do tempo, mas este costume de se identificar objetos por meio de sinais passou a ser amplamente praticado a partir do século XIX, com a revolução industrial, que então consagrou tal prática. Naturalmente, percebeu-se a importância deste costume, principalmente quando os compradores passaram a exigir que um produto tivesse determinada autoria e procedência. Percebeu-se também que a marca agregava valor ao produto vendido ou serviço prestado, sendo, muitas vezes objeto de desejo. Consequentemente, algumas marcas passaram a ser indevidamente copiadas, surgindo aí uma necessidade de se impedir esta prática para garantir a autenticidade das marcas sobre os produtos, protegendo o consumidor. Assim, nasceu o direito marcário e as suas especi cações para proteção e registro de marcas, sendo uma área ampla e que vem crescendo e se modi cando conforme as novas necessidades do ramo.

Direito Autoral SITE

Direito Autoral

O presente livro destina-se ao estudo dos Direitos Autorais, mais precisamente dos direitos de autor e os direitos conexos. Os direitos autorais estão incluídos dentro do âmbito dos direitos de propriedade intelectual. A propriedade intelectual, como o próprio nome sugere, refere-se a possibilidade de usar, gozar e utilizar os frutos advindos da criação intelectual, desde que devidamente concretizados e não pertencentes mais ao mundo das ideias.