16/06/2008

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) recebeu na terça-feira, dia 10/06/2008, a visita da analista de projetos da área de Institutos Tecnológicos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Suely Branco.  Responsável por avaliar os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) apoiados pela FINEP, Branco afirma: “Nessa oportunidade eu só vim confirmar toda a competência que já conhecia, essa integração das ações entre o Centro, Universidade e NITs é muito clara. O CDT está dentre os NITs de maior densidade do país”.

Todas as universidades públicas brasileiras estão obrigadas a criar núcleos de inovação tecnológica - NIT’s, de acordo com a lei de inovação. Cada NIT tem a responsabilidade de cuidar da proteção intelectual dos resultados das pesquisas desenvolvidas nessas instituições, além de fazer a transferência dessas tecnologias para o setor produtivo.

O CDT reconhecido como NIT pela Reitoria da UnB, é a unidade da Universidade responsável pela cooperação e transferência de tecnologia entre universidade, empresas, governo local e a sociedade em geral. O Centro possui uma Gerência de Inovação e Transferência de Tecnologia, responsável pelo projeto NIT e pelos programas:

• SBRT – que oferece orientação tecnológica de baixa complexidade e Respostas Técnicas para pessoas físicas, micro e pequenos empresários.
  • Disque Tecnologia – consultorias e serviços tecnológicos de média complexidade para micro e pequenos empresários
  • Nupitec – Proteção e acompanhamento das tecnologias da Universidade, elaboração, depósito e acompanhamento de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O objetivo do CDT é o fomentar a cultura de proteção junto aos pesquisadores e inventores e parcerias entre o setor público e privado em Ciência, Tecnologia e Inovação, estimular a formação e o fortalecimento das empresas inovadoras e fazer a condução dos processos de proteção das tecnologias produzidas e o aprimoramento dos mecanismos de gestão das tecnologias.

A FINEP é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em 24 de julho de 1967, que promove e financia a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do País.

Para mais informações, consulte www.cdt.unb.br e/ou www.finep.gov.br

Denise Porfírio
Núcleo de Comunicação do CDT