20/06/2008
 

Acontecerá na cidade do Porto, em Portugal, a III Conferência Mundial de Empresas Juniores (COMEJ), entre os dias 2 e 6 de julho de 2008. O objetivo do evento é promover a integração e a troca de conhecimentos entre todas as empresas juniores do mundo. Serão aproximadamente 500 participantes do Brasil, Europa e Ásia, que promoverão a troca de conhecimentos e tecnologias entre as mais diversas empresas juniores.

 

Três empresas participantes do Programa Empresa Júnior executado pela Escola de Empreendedores do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) estarão presentes no evento. O Programa oferece desde 1993, apoio na criação e formalização das empresas juniores na UnB. Investe também na capacitação dos seus estudantes oferecendo duas disciplinas para o desenvolvimento empresarial, concedendo-lhes créditos pela atividade.

 

“O sucesso dos empresários juniores da UnB se dá diante do apoio que a instituição oferece por meio do Pró-Jr., a participação desses graduandos na conferência mundial comprova que a UnB forma profissionais diferenciados para o mercado de trabalho”, diz a coordenadora do Programa Empresa Júnior do CDT, Fernanda Oliveira.

 

As Empresas Juniores são associações civis sem fins lucrativos, gerenciadas por estudantes da graduação sob a supervisão e orientação de professores da Universidade, com o objetivo de proporcionar a prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Hoje a Universidade possui cerca de 20 empresas juniores, com aproximadamente 600 alunos envolvidos diretamente no Programa, transformando a UnB em uma referência e modelo para outras instituições de ensino.

 

A empresa júnior AD&M Consultoria Empresarial, primeira empresa júnior criada na UnB e no Distrito Federal, apresentará seus cases aprovados nas áreas de gestão de conhecimentos, de recursos humanos e financeiros e de materiais. Seu objetivo é promover a alta performance e entrega de resultados aos clientes por meio da elaboração de projetos de consultoria empresarial. A empresa se preocupa com o desenvolvimento das pessoas e com uma formação diferenciada para os empreendedores.

 

A segunda empresa júnior participante, a CJR Ciência da Computação, fundada em 1999, por alunos do curso de ciência da computação, tem como objetivo atuar no mercado de prestação de serviço na área de computação, oferecendo aprimoramento profissional com excelência e qualidade para alunos do curso de graduação da UnB. A terceira empresa representante a Econsult é formada por alunos do curso de economia da Universidade e tem como missão formar alunos com capacidade intelectual e profissional que superem as necessidades e expectativas do mercado de trabalho.

 

As três empresas são participantes da Brasil Júnior - órgão máximo regulador do Movimento Empresa Júnior, que atua para garantir uma cultura de qualidade e de padrão estrutural mínimo às empresas juniores, tem como finalidade representar e integrar as empresas juniores em nível nacional e desenvolver o Movimento como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios.


Criada em 2003 com o objetivo de propor e repassar diretrizes nacionais para que sejam adotadas pelas federações de modo a regulamentar a atividade das empresas juniores, a Brasil Júnior trabalha como um portal de colaboração e conhecimento, que promove a integração dos empresários juniores de cada Estado.

 

Transformação e Inovação
 Em seu trabalho de juntar as federações em reuniões, a Brasil Júnior realizará em conjunto com a Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal (CONCENTRO), o XVI Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), em Brasília, de 24 a 28 de setembro. O tema deste ano é o “O impacto da inovação na mudança no Brasil” , escolhido com a intenção de mostrar que o país caminha ao longo do tempo, graças ao espírito inovador de seus estudantes, empresários e governantes, enfim, de seu povo.

 

A idéia é trabalhar o tema de maneira sistemática, apresentando a inovação como um processo que engloba todas as esferas da sociedade. Inovação no setor público, em tecnologia, em processos, na educação e em todas as relações sociais que tem se mostrado como o pivô do processo de desenvolvimento do país. Mostrar que os empresários juniores são muito mais do que simplesmente “consumidores” de idéias inovadoras, mas como condutores do progresso.

 

Na programação serão oferecidos: mini-palestras, mesas redondas, workshops, apresentação dos casos de sucesso e uma confraternização final, elaborada com a intenção de apresentar o evento e avaliar os resultados nos cenários nacional e internacional.

 

As inscrições para o evento podem ser feitas no período entre 19 de maio à 01 de setembro. Saiba mais sobre formas de pagamento, informações gerais e acesso ao formulário de inscrição, no site www.enejk.com.br.

 

O endereço para obter mais informações sobre a COMEJ é o www.jewc08.com , sobre a Brasil Júnior, acesse www.brasiljunior.org.br ou ainda para conhecer melhor o Programa Pró-Jr. do CDT, visite www.cdt.unb.br.

 

Denise Porfírio
Estagiária do Núcleo de Comunicação do CDT