03/07/2008

O VI Café Empresarial promovido no dia 26/06 pelo Programa Multincubadora de Empresas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) contou com a presença do coordenador geral de programas estratégicos da CAPES, Luciano Azevedo, que ministrou uma palestra sobre incentivos fiscais para empresas que financiam projetos em cooperação com a Universidade para empresários incubados, no auditório da Faculdade de Tecnologia.

Também estiveram presentes no evento, representantes do Movimento Brasil Competitivo (MBC) – organização da sociedade civil de interesse público criada em 2001 voltada ao estímulo e ao desenvolvimento da sociedade brasileira com o objetivo de alavancar a competitividade e melhorar a qualidade de vida do país.

Instituição vinculada ao Ministério de Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) incentiva a pesquisa, o desenvolvimento de processos e produtos inovadores no País por meio da associação entre instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e empresas. Além disso, dinamiza a obtenção de direitos de propriedade industrial e intelectual pelas ICTs e pelas empresas nacionais, mediante concessão de incentivos fiscais a projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.

Luciano Azevedo explicou sobre os mecanismos da chamada pública MEC/MDIC/MCT de 2007 que regulamenta o novo incentivo relacionado aos dispêndios efetivados em projetos de pesquisa científica e tecnológica e de inovação tecnológica executados pelas instituições científicas e tecnológicas. Seu objetivo é incentivar a pesquisa, o desenvolvimento de processos e produtos inovadores no País por meio da associação entre instituições científicas e tecnológicas e empresas. Além disso, dinamizar a obtenção de direitos de propriedade industrial e intelectual pelas ICTs e pelas empresas nacionais, mediante concessão de incentivos fiscais a projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.

As ICTs que quiserem participar deverão enviar propostas à CAPES, por formulário eletrônico específico para esta chamada disponibilizado no endereço: www.capes.gov.br/propostasict, conforme regulamentação própria.