O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico recebeu em sua sede a Fundação Roberto Marinho em parceria com o Sebrae para o lançamento nacional do programa Globo Ciência, uma série especial que terá como enfoque principal a inovação tecnológica, previsto para ir ao ar no próximo dia 30 de agosto. A cerimônia de lançamento, aconteceu no último dia 20, no novo prédio do CDT, com as presenças de empreendedores de tecnologia, jovens universitários, empresários e representantes do governo local.

Na ocasião, o presidente da Anprotec, Guilherme Ary Plonski, ministrou a palestra Inovação, Tecnologia e Cultura como motores de renovação e crescimento de empresas no mercado. Plonsky apresentou algumas das inovações mais recentes do mundo contemporâneo, como o microcrédito (Prêmio Nobel da Paz de 2006) – sistema que beneficia 16 milhões de pessoas de baixa renda em todo mundo por meio de empréstimos bancários e o celular pré-pago - sistema pago antes de sua utilização, gerando um controle maior da economia.

O presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamoto, definiu as ações do Sebrae em parceria com o Canal Futura, como uma ponte que tem por objetivo aproximar todas as áreas do conhecimento, promover o desenvolvimento local e o conhecimento para empreendedores de todo país, gerando riquezas.“O conhecimento é o combustível da inovação”, enfatiza.

Caína Castanha

Entre os casos de sucesso apresentados, Tiago Melo, empresário participante do programa Multincubadora do CDT, explicou como funciona a tecnologia da criogenia - ramo da ciência que estuda os fenômenos naturais em temperaturas muito baixas: entre -80 °C e - 270 ºC. E mostrou como uma idéia inovadora pode se tornar um negócio de sucesso, já que a criogenia pode ser utilizada tanto em procedimentos cirúrgicos como na reciclagem de pneus.

Tiago Melo, Ary Plonsky e jovem empreendedor do estado da Bahia

Em 22 anos, o CDT está vivenciando um novo momento com a inauguração de sua sede, um marco para a institucionalização do Parque Científico e Tecnológico que concentrará em um só ponto todas as ações e iniciativas nas áreas de transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

A missão do Centro é a apoiar e promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo em âmbito nacional, por meio da integração entre a universidade, as empresas e a sociedade em geral, contribuindo para o crescimento econômico e social.