Após 22 anos de sua criação no campus da Universidade de Brasília, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB) se prepara para inaugurar sua mais nova sede, o tradicional corte da fita inaugural acontecerá no próximo dia 19 de agosto, no auditório da nova instalação situado no extremo sul da UnB, próximo ao prédio do CEFTRU.
Estarão presentes na solenidade representantes do governo, empresários, universitários e a comunidade em geral. Segundo o Profº Luís Afonso Bermúdez, diretor do Centro, esta nova sede é o fruto da vontade política e da exigência da sociedade de Brasília para que a Universidade oferecesse uma porta de entrada para as demandas de inovação, transferência de tecnologia, projetos de desenvolvimento científico tecnológico em um local onde conhecimento gerado dentro da Universidade se transmitisse para sociedade, para o setor empresarial e para o governo, norteando a Universidade e o CDT como agentes importantes para o desenvolvimento econômico social da região.
“Estamos diante de um novo desafio, se antes que não tínhamos um local, já tínhamos um incentivo, agora, é preciso tornar esse local em um espaço eficiente e usável pela sociedade e pela Universidade. O CDT vive por trabalhar na fronteira com esses estímulos, trabalhar com inovação e transferência de tecnologia, negociar interesses, promover contato entre duas instituições ou pessoas e elas acertarem algo em comum para a construção do país, isso, é satisfatório de um ponto de vista pessoal”, declara.
O novo espaço reunirá todas as suas ações e iniciativas nas áreas de transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Desde sua fundação em 1986, o Centro instalado na Faculdade de Tecnologia, não comporta mais toda a sua complexidade, a nova casa de 3400m² oferecerá melhor infra-estrutura para funcionários e para os participantes de todos os programas e projetos realizados pela instituição.
No momento da inauguração, será possível também apreciar a exposição de Arte e Tecnologia Interativa – são amostras de jogos interativos e mídias artísticas que interagem com os visitantes por meio de movimentos, palavras e dispositivos móveis, criando um ambiente onde o real e o virtual se completam, proporcionando criatividade e estímulo para o pensar. A exposição Ativa é uma parceria do Instituto de Artes da Universidade com o CDT e ficará disponível para visitantes até o dia 30 de outubro.
O Centro é a unidade da Universidade de Brasília que tem como objetivo promover a interação entre Universidade, empresas e sociedade com base na demanda de conhecimentos científicos e tecnológicos, informação, fortalecimento econômico e social da região e prestação de serviços especializados para a sociedade em geral.
Seus principais programas ou núcleos são: Parque Tecnológico, Multincubadora de Empresas, Disque Tecnologia e Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, Escola de Empreendedores, Pró-Júnior, Hotel de Projetos, Nupitec, Núcleo de Inteligência Competitiva, Jovem Empreendedor. Essas atividades possibilitam a identificação e difusão de linhas de fomento, financiamento de pesquisa acadêmica, inovação de produtos e processos, negociação e proteção de propriedade intelectual, gestão, desenvolvimento, ensino e pesquisa de projetos tecnológicos e cooperativos e empreendedorismo por meio de cursos, seminários e workshops na área de ciência e tecnologia.
Com seus programas já bem integrados em uma complexa rede de cooperação, o CDT terá também uma maior integração física, beneficiando todos que, de alguma forma, fazem ou farão parte dessa grande família.
SEBRAE e Canal Futura lançam projeto social de comunicação na área de Inovação Tecnológica no Campus Darcy Ribeiro
A Fundação Roberto Marinho lançará no dia 20 de agosto, ás 10h30, na nova sede do CDT, a série especial do Programa Globo Ciência com enfoque em inovação tecnológica. A cerimônia de lançamento será no novo prédio do CDT e contará com as presenças de empreendedores de tecnologia, jovens universitários, empresários e representantes do governo local e de instituições parceiras como Sebrae. Na ocasião, o presidente da Anprotec, Guilherme Ary Plonski, ministrará a palestra Inovação e Tecnologia como motores de renovação e crescimento de empresas no mercado, além da exibição do trecho do programa e explicação sobre a proposta da série.
O Programa é uma parceria do SEBRAE Nacional e da Fundação Roberto Marinho - instituição sem fins lucrativos que mobiliza pessoas e comunidades, de redes sociais e parcerias em torno de iniciativas educacionais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
O Globo Ciência tem o objetivo de desmistificar a ciência e aproximá-la do cotidiano. A cada episódio um assunto diferente é explorado, mostrando que por trás das coisas cotidianas, existem conhecimentos científicos e tecnológicos. Os temas dos 20 programas da nova série do Globo Ciência terão como foco a pesquisa nacional e a promoção da inovação tecnológica em áreas estratégicas e de expansão de mercado, como por exemplo: biocombustíveis, telecomunicações, eletro-eletrônica, construção civil, segurança alimentar, biotecnologia, agroindústria e nanotecnologia.
Alunos da UnB que quiserem participar do evento, podem se inscrever pelo telefone 33071179 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Vagas limitadas!!!