Bioimageamento C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Marcadores celulares seletivos, btd-ph e btd-py, derivados do núcleo 4-bromo-2,1,3-benzotiadiazola via catálise homogênea por complexo de paládio e seu processo produtivo para uso em imageamento celular
Nº da proteção: BR 10 2016 025541 4  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data do depósito: 01/11/2016  
Tipo de proteção: patente de invenção OU patente de modelo de utilidade  
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) e 15 anos (modelo de utilidade) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).  
Inventores
Pela UnB: Brenno Amaro da Silveira Neto  | Lattes
José Raimundo Corrêa  | Pesquisa UnB
Thiago Oliveira Carvalho  | Lattes
Pedro Henrique Pimenta Rocha Carvalho  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)  | Link do site
Instituto de Ciências Biológicas (IB)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Indústria química e biotecnologia  
Classificação - Subcategoria: Biotecnologia e bioprocessos  

 

PRODUÇÃO DE MARCADORES CELULARES PARA O BIOIMAGEAMENTO CELULAR DE MANEIRA SELETIVA E ECONÔMICA

 

O bioimageamento permite aos cientistas monitorar eventos celulares dinâmicos que, não seriam observados com técnicas tradicionais de obtenção de resultados, como imageamento fixo e PCR, que capturam apenas um momento estático no tempo. A obtenção de sistemas fluorescentes seletivos e com propriedades fotofísicas adequadas para bioimageamento é altamente desejado para o desenvolvimento de marcadores biológicos. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília desenvolveram um sistema de síntese intracelular para produção de marcadores celulares seletivos, derivados no núcleo 4-bromo-2,1,3-benzotiadiazola via catálise homogênea por complexo de paládio, que podem ser aplicados em estudos de células vivas.

 

Situado na interface entre as ciências químicas e biológicas, o uso de pequenas moléculas fluorescentes com aplicação em estudos biológicos têm crescido bastante nos últimos anos, uma vez que podem ser utilizadas como ferramentas de estudos em processos celulares, atuando como marcadores celulares seletivos por organelas. A presente invenção descreve marcadores celulares seletivos, BTD-Ph e BTD-Py, derivados do núcleo 4-bromo-2,1,3-benzotiadiazola via catálise homogênea por complexo de paládio e seu processo produtivo para uso em imageamento celular. A presente tecnologia é superior às tecnologias existentes no estado da técnica devido ao fato de realizar a síntese das moléculas fluorescentes de maneira intracelular. Dessa maneira tornam-se desnecessárias as etapas anteriores aos ensaios celulares, síntese e purificação. Além disso, a síntese intracelular expande a aplicação biológica desses marcadores ao tornar possível a realização de investigações mais amplas, por uma técnica viável, construindo também um cenário propenso a novas descobertas e compreensão de mecanismos vivos. Também, a presente invenção realiza catálise homogênea intracelular promovida por espécies solúveis de paládio, conferindo uma vantagem cinética, ou seja, alta atividade catalítica por todas as espécies se encontrarem em uma única fase.

 

VANTAGENS

  • Eficiência Marcadores estáveis e seletivos; Baixa fotodegradação;
  • Segurança: Baixa toxicidade ao meio celular;
  • Custo-benefício: Economia atômica: maior eficiência energética, menor uso de reagentes e melhores resultados frente aos sistemas tradicionais.

 

Agenda 2030 da ONU:

9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A