Vitrine

 

 Luz UV C

                                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                                   
Título: Sistema de radiação UV-C para a desinfecção de objetos e ambientes
Nº da proteção: BR 10 2020 025875 3
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data do depósito: 17/10/2020
Tipo de proteção: patente de invenção
Inventores
Pela UnB: Anderson de Jesus Gomes  | Pesquisa UnB
Claure Nain Lunardi Gomes  | Pesquisa UnB
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)  | Link do site
Departamento: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Equipamentos e dispositivos médico- hospitalares

 

 RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA E SUAS APLICAÇÕES

A luz ultravioleta (UV) é uma forma de luz invisível ao olho humano, existindo no espectro eletromagnético entre os raios-X e a luz visível. Os comprimentos de ondas da luz UV ente 190 e 280 nanômetros, classificam à radiação UV-C, que corresponde a menos de 5% da radiação total que chega na superfície terrestre.

Já é bem estabelecido pela literatura que a incidência adequada de radiação UV-C pode reduzir ou eliminar os microrganismos. Logo, algumas aplicações com esta radiação, estão sendo estudadas para promover o saneamento de empresas comerciais, instituições, transportes coletivos e outros, sempre com o foco na desinfecção do ar, superfícies e água.

Dada a situação pandêmica atual, causada pelo vírus COVID-19 (SARS CoV-2), faz-se, mais do que nunca, a necessidade por dispositivos que possam diminuir ou eliminar a proliferação dos vírus causadores e similares. Contudo, é conhecido que a incidência da radiação UV-C adequada, associada à distância correta da luz são fatores determinantes para uma desinfecção eficiente.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um sistema de desinfecção, adaptável a diferentes ambientes, que utiliza radiação na região do ultravioleta UV-C ( nm) para reduzir a proliferação de agentes patógenos tais como vírus, bactérias e fungos.

 

SISTEMA DE RADIAÇÃO UV-C APLICADO A DESINFECÇÃO

A presente invenção refere-se a um dispositivo de desinfecção que utiliza radiação na região da luz ultravioleta UV-C ( nm) para reduzir a proliferação de agentes patógenos tais como vírus, bactérias e fungos. Trata-se de um sistema articulado de lâmpadas UV-C, o qual é modulado em diversas geometrias para ser usado em ambientes com diferentes posições.

 

VANTAGENS

• Eficiência: Promove desinfecção de ambientes contra vírus, bactérias e fungos, proporcionando uma desinfecção mais eficiente que os modelos similares, visto que utiliza a luz ultravioleta UV-C ( CALC.pngnm).
• Versatilidade: Permite ajuste geométricos de ângulos e altura na incidência da luz;
• Segurança: Leva em conta as dimensões do local, potência da radiação e a resistência efetiva dos microrganismos que serão eliminados.

 

Agenda 2030 da ONU:

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A