Surgido na França, o Movimento Empresa Júnior - MEJ tem suas origens na L'École supérieure des sciences économiques et commerciales – ESSEC, em 1967, cujos estudantes tinham consciência da importância de ampliar e melhorar suas experiências profissionais, fundando a Junior Entreprise, associação que lhes possibilitou ter uma vivência deveras empresarial (ANDRADE, 2015). Este modelo foi de grande sucesso, e em 1969, apenas dois anos após sua concepção, já contava com mais de 20 Empresas Juniores francesas vinculadas. Pelo forte engajamento destes empresários, foi formada a Confederação Francesa de Empresas Juniores. Em 1986, o Movimento já possuía mais de 100 empresas vinculadas e estava disseminado em países como Bélgica, Holanda, Alemanha, Portugal e Itália. Com isso, foi criada a Junior Association for Development in Europe - JADE, que objetivou disseminar o movimento na União Europeia e servir como um canal para troca de experiências internacionais. O MEJ chegou ao Brasil em 1988, com a criação da Empresa Júnior do curso de Administração da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – EJFGV. Na Universidade de Brasília, em 1992, ocorreu a fundação de sua primeira Empresa Júnior, a AD&M, do curso de Administração.

É missão do MEJ "formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil". Desde 2003, o Movimento Empresa Júnior conta com a atuação da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, popularmente conhecida como Brasil Júnior - BJ, sendo ela a representante das Empresas Juniores Brasileiras. Há também a Concentro/DF - Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal, responsável por desenvolver, representar e expandir o Movimento Empresa Júnior do DF. Neste contexto, cabe reafirmar o desejo da Universidade de Brasília de estreitar, ainda mais, laços com a Brasil Júnior e com a Concentro/DF.Para tanto, ela atua na divulgação, assessoria, apoio aos encontros realizados pelo MEJ, dentre outras atividades que forem demandadas.