24 de Janeiro de 2023

 

A Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) do Centro de apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) informa que no dia 24 de janeiro de 2023 foi publicada na  Revista da Propriedade Industrial (RPI) a Concessão da patente denominada "Hidrogel purificado reticulado de biomassa do fruto do gênero Magonia pubescens, seu processo de obtenção e seu uso aplicado à indústria farmacêutica e de higiene", sob número de proteção: BR 10 2016 004927 0.

 

A tecnologia foi desenvolvida no Instituto de Química (IQ) da Universidade de Brasília (UnB).

 Saiba mais

20 de Janeiro de 2023

Esta seleção simplificada 01/2023, objeta selecionar pesquisadores e/ou estudantes para atuarem no projeto institucional de PD&I intitulado " Projeto de pesquisa e desenvolvimento de interface para análise e tomadas de decisão a partir de big data multidimensional" formalizado por meio do Convênio n° 07/2019 assinado entre a Toledo do Brasil Indústrias de Balança e a Universidade Brasília, por intermédio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – UnB/CDT.

Saiba mais

05 de Janeiro de 2023

 

bolo


Apoiado pela UnB, projeto que pretende abrir empresa só com deficientes no DF

é destaque em programa de empreendedorismo.

 

Projeto que pretende abrir empresa só com deficientes no DF é destaque em programa de empreendedorismo apoiado pela UnB.Projeto que pretende abrir empresa só com deficientes no DF é destaque em programa de empreendedorismo apoiado pela UnB.“Quero ter minha cafeteria em Paris, em todo lugar do mundo”, contou Miquéias Meneses dos Santos, de 37 anos. O homem tem síndrome de Down e deseja abrir a empresa “Bolos do Miquéias” com uma equipe toda formada por pessoas com deficiência física, intelectual, visual ou auditiva.    

 

Ele vive com a família no Jardim Mangueiral, mas seus bolos e doces querem ganhar todo o Distrito Federal. Miquéias, com sua ideia de uma cafeteria “exclusiva e inclusiva”, foi um dos destaques no Cocreation Lab DF. "Ela será exclusiva porque não vemos pessoas com deficiência à frente de projetos como esse". "Já o ‘inclusiva’ é porque será uma oportunidade de inserir pessoas como eu no mercado de trabalho e na sociedade”, explica Miqueias.   

 

O Cocreation Lab DF é um programa de pré-incubação que é uma iniciativa desenvolvida em consórcio pela UnB, pelo IFB, pela Finatec e pelo SEBRAE. Miquéias e sua equipe concluíram a rodada 3.0 do programa em dezembro de 2022, tendo sido acompanhado durante 5 meses pelo ipê amarelo, um dos 5 polos do Cocreation Lab DF.  


A localização das estações de cocriação foi pensada de modo estratégico, sendo cada localidade identificada com a cor de um ipê:- Ipê Branco: Plano Piloto - CDT/UnB; - Ipê Roxo: Gama - FGA/UnB; - Ipê Rosa: Samambaia – IFB; - Ipê Amarelo: São Sebastião - IFB; - Ipê Verde: SebraeLab - Biotic.

03 de Janeiro de 2023

Premio

A Universidade de Brasília (UnB) foi vencedora na categoria “Universidade Startup Friendly” e ontem (17.01.2013) recebemos o prêmio aqui no CDT.  

 

 

A Universidade de Brasília (UnB) foi vencedora na categoria “Universidade Startup Friendly” que premia a universidade que mais trabalhou juntamente com o ecossistema para permitir o crescimento de empresas e startups.A Universidade de Brasília (UnB) foi vencedora na categoria “Universidade Startup Friendly” que premia a universidade que mais trabalhou juntamente com o ecossistema para permitir o crescimento de empresas e startups.

No último dia 15 aconteceu o Startup Brasília Awards, uma noite de premiações e reconhecimento dos principais atores durante essa década de atuação, evento para celebrar os 10 anos do surgimento do ecossistema de startups na região. Nos últimos anos, o Distrito Federal tem se posicionado como um polo de tecnologia e do crescimento de empresas e startups.Dentre empreendedores, influenciadores, startupeiros, personalidades públicas e políticas, universidades e muito mais, o evento contou com entrega de prêmios nas mais diversas categorias. As categorias contempladas foram:

- Startup do ano - Mentor do ano 

- Investidor do ano 

- Promotor de políticas públicas do ano

- Evento do ano 

- Prestador de Serviços do ano

- Líder de Ecossistema do ano 

- Melhor Programa Educacional de Empreendedorismo e Startups do Ano 

- Empreendedora Destaque 2022 


A Universidade de Brasília (UnB) foi vencedora na categoria  “Universidade Startup Friendly” que premia a universidade que mais trabalhou juntamente com o ecossistema para permitir o crescimento de empresas e startups.O destaque da UnB como Universidade Startup Friendly é resultado da política de inovação institucional, da estruturação do ambiente de inovação, da certificação CERNE pela Multincubadora do CDT e da participação da universidade em projetos como o Cocreation Lab DF e o Programa Ideiaz, que fomentam o empreendedorismo e a inovação. O evento integrou parte das ações que vêm sendo promovidas amplamente pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAPDF) em parceria com a Brasil Startups. Em se tratando do Brasília Startups Awards a FAPDF garantiu o patrocínio visando um maior estímulo ao ecossistema de inovação do Distrito Federal, em consonância com ações previamente realizadas pela mesma como o I Prêmio da FAPDF. Além disso, a Fundação lançou em novembro o primeiro volume do periódico anual Diálogo Científico FAPDF – uma publicação com as 50 melhores pesquisas fomentadas pela fundação ao longo de 2021 que visa difundir e reconhecer a pesquisa brasiliense, além de aproximar a ciência da sociedade.

30 de Dezembro de 2022

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade de Brasília (NITCDT/UnB), torna público esta chamada simplificada, destinada ao preenchimento de vagas de Bolsas de Pesquisa e de Estímulo à Inovação, e CONVIDA interessados(as) a participarem desta seleção nos termos estabelecidos neste Edital.

 

Período de inscrição: 9 de janeiro, às 08:00hrs, até o dia 20 de janeiro, às 18:00hrs.

 


Saiba mais

20 de Dezembro de 2022

Os números são resultado do programa de inovação desenvolvido em parceria pela pela FAP/DF, UnB, IFB e Finatec 

 

 

Iniciativa da FAP/DF, em parceria com a Finatec, UnB e IFB, o Cocreation Lab DF, maior programa de pré-incubação de negócios do País, ajudou 115 empresas a saírem do papel, sendo uma turma em 2021 e duas em 2022. As edições aconteceram em cinco polos: Campus Samambaia/IFB, Faculdade Gama da Universidade de Brasília (FGA/UnB), Universidade de Brasília (Edifício CDT/UnB) e Campus São Sebastião/IFB. Durante todo o período de incubação, os projetos selecionados têm acesso a cinco meses mentorias individuais, workshops, conteúdos exclusivos e, principalmente, networking para colocar produtos e serviços inovadores no mercado. O programa é gratuito. 

Além das três turmas formadas, o programa também teve o primeiro edital voltado para arquitetos, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF). A primeira turma inicia em janeiro de 2023, e o objetivo é gerar negócios que solucionem problemas nas comunidades do entorno do plano piloto. 

“A taxa de microempreendedores que fecham as portas antes dos primeiros cinco anos é de quase 60%. Nossa metodologia, TXM Business, ajuda a superar esses obstáculos comuns e transformar ideias criativas em empresas fortes, que irão permanecer no mercado por muito tempo”, explica o prof. Luiz Salomão Ribas Gomez, coordenador geral do Cocreation Lab DF. Segundo levantamento do IBGE, apenas 37,6% de empresas fundadas em 2014 estavam no mercado em 2019, após cinco anos. 

Os últimos 45 projetos do ano de 2022 foram apresentados no dia 12/12, no evento conhecido como “Pitch dos pitches”, uma maratona de pitches que premiou os vencedores com o valor total de R$ 30 mil, dividindo entre os três primeiros. 

 

 

15 de Dezembro de 2022

Esta seleção simplificada 07/2022 objeta selecionar pesquisadores e/ou estudantes para atuarem no projeto institucional de PD&I intitulado "Projeto de pesquisa e desenvolvimento de interfacepara análise e tomadas de decisão a parti r de big data multi dimensional" formalizado por meio do Convênio n° 07/2019 assinado entre a Toledo do Brasil Indústrias de Balança e a Universidade Brasília, por intermédio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – UnB/CDT
Saiba mais

08 de Dezembro de 2022

 

peça SITE

 

A Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), celebrou, no dia 08 de dezembro de 2022, o Contrato de licenciamento de tecnologia com a empresa Life Care Medical Industria Comércio EIRELLI (Life Care), cujo objetivo é o licenciamento para uso e exploração comercial de quatro tecnologias de titularidade da UnB, voltadas para o tratamento de úlceras.

 

O Contrato prevê  o licenciamento dos direitos para uso, desenvolvimento, produção, exploração comercial, prestação de serviços ou obtenção de qualquer vantagem econômica relacionada às tecnologias:

1. Patente denominada “Palmilha sensorizada para pés diabéticos” depositada em 18/07/2011 e concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 21/12/2021, contendo nº PI 1103691-5;

2. o know-how denominado “Palmilha sensorizada para pés diabéticos”;

3. o know-how denominado “Adesivo microperfurado fabricado em látex, associado a fontes luminosas do tipo LED para aplicação direta em processos inflamatórios humanos internos e externos”, número de referência BR 10 2016 019963 8; e

4. o know-how denominado “Palmilha cicatrizante para pés diabéticos”, número de referência PI 1103690-7.

 

As tecnologias  combinadas promovem um equipamento médico denominado "RAPHA" capaz de tratar feridas e úlceras em pessoas com dificuldade de cicatrização. Tais feridas são muito comuns em pacientes que possuem a Diabetes Mellitus (DM). Trata-se de um adesivo microperfurado que se adere sobre a porção da pele humana que apresenta processos inflamatórios e, por meio de fontes luminosas do tipo LED, instaladas em circuitos eletrônicos, emite diferentes comprimentos de onda que têm efeitos sobre a cicatrização desta área. O adesivo é composto por camadas sobrepostas, sendo uma membrana inferior microperfurada, que possui as bordas adesivas para se fixar ao redor da região de aplicação, duas placas de circuito impresso e uma membrana superior, que fica instalada sobre os circuitos. O dispositivo é indicado para qualquer parte da pele humana e permite ser utilizada para tratar as inflamações dos tipos necrótica, parenquimatosa, eritematosa, hiperplásica ou hipertrófica, alérgica e em queimaduras de todos os graus.

 

São inventores das tecnologias desenvolvidas pela UnB:

1. Patente e konw-howPalmilha sensorizada para pés diabéticos”: Adson Ferreira da Rocha, Edson Alves da Costa Júnior, Maria do Carmo dos Reis, e Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa.

2. o know-how denominado “Adesivo microperfurado fabricado em látex, associado a fontes luminosas do tipo LED para aplicação direta em processos inflamatórios humanos internos e externos”, número de referência BR 10 2016 019963 8: Aroldo Kenkichi Inazawa, Mário Fabrício Fleury Rosa, Pedro Henrique Gonçalves Inazawa e Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa.

3. o know-how denominado “Palmilha cicatrizante para pés diabéticos”, número de referência PI 1103690-7: Adson Ferreira da Rocha, Maria do Carmo dos Reis, e Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa.

 

A celebração de um contrato de transferência de tecnologia para autorização do uso ou da exploração comercial de propriedade intelectual de titularidade da UnB é uma possibilidade contida no Marco Legal em Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa é  uma previsão legal do artigo 6º da Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004) conforme se verifica a seguir:

Art. 6º É facultado à ICT pública celebrar contrato de transferência de tecnologia e de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação por ela desenvolvida isoladamente ou por meio de parceria.

 

O Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec) da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) é a área da UnB responsável pelas proteções da propriedade intelectual da UnB, que posteriormente são negociadas pela Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT), também da CITT. Até o momento são 182 tecnologias transferidas para o mercado pela ACT.

 

Act artigo

 

Quer saber mais sobre a história da CITT, sobre as proteções da propriedade intelectual e das transferências de tecnologia da UnB? Leia o artigo "Indicadores de PI e TT" ou navegue pelo menu "INOVAÇÃO" aqui do website do CDT.

 


 Data da publicação: 08 de dezembro de 2022. Autoria: Lívia Pereira de Araújo.

06 de Outubro de 2022

28 de Setembro de 2022

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade de Brasília (NITCDT/UnB) torna pública esta chamada simplificada destinada ao preenchimento de vagas de Bolsas de Pesquisa e de Estimulo à Inovação e convida interessados(as) a participarem desta seleção nos termos estabelecidos neste Edital. A presente chamada baseia-se na Lei de inovação (Lei n° 10.973/2004) que, no seu art. 21- A, possibilita às ICTs públicas a concessão de bolsas de estimulo à inovação destinadas à formação e à capacitação de recursos humanos e à agregação de especialistas. Esta previsão, acrescentada pela Lei nº 13.243/2016, pela Política de Inovação da UnB (Resolução CONSUNI nº 006/2020) e pela Resolução CAD nº 003/2018, vislumbra permitir ao NIT a estruturação de seus recursos humanos para realizar as ações e as atividades de extensão tecnológica, proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia e competências empreendedoras.

Saiba Mais