RegionalStability C

Data da expedição do registro: 25/09/2018
Data da publicação:
26/07/2017
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: Outros.
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: André Luís Brasil Cavalcante  | Lattes
Katherin Rocio Cano Bezerra da Costa  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC)  | Link do site
Classificação - Categoria: Construção civil / arquitetura
Classificação - Subcategoria: Elemento Estrutural

PERSPECTIVAS DA GEOTECNIA AMBIENTAL

Gerenciamento de riscos geotécnicos é um conjunto de políticas, procedimentos e práticas que visam identificar, analisar, avaliar, mitigar e controlar os riscos associados às estruturas geotécnicas de mineração, como barragens, taludes e pilhas de rejeitos. O objetivo é garantir a segurança das pessoas, dos equipamentos e do meio ambiente, além de preservar a viabilidade econômica dos empreendimentos. Esse gerenciamento requer uma abordagem integrada e multidisciplinar, que envolve desde o planejamento e o projeto das estruturas até o monitoramento e a manutenção das mesmas. Além disso, é necessário considerar os aspectos legais, normativos e regulatórios que regem a atividade de mineração no país. Para enfrentar esses problemas, é necessário adotar uma metodologia de gerenciamento de riscos geotécnicos que envolva as seguintes etapas: identificação dos modos de falha e seus controles críticos; análise da probabilidade e das consequências de cada modo de falha; classificação dos riscos em uma matriz de tolerabilidade; definição de medidas de mitigação e monitoramento; implementação e acompanhamento das medidas; revisão periódica do processo.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um software chamado RegionalStability 1.0, que permite a análise da influência dos eventos de precipitação na estabilidade das encostas naturais e nos taludes em uma escala regional. O software integra a resposta hidrológica ao comportamento mecânico dos taludes na condição não saturada por meio de soluções analíticas matemáticas, definindo, assim, o mapeamento da estabilidade das encostas em função do tempo. Além disso, o software é baseado em patentes registradas pelo grupo Geofluxo da UnB, que possui experiência e reconhecimento na área de geotecnia ambiental.

• Eficácia: Permite a análise da influência dos eventos de precipitação na estabilidade das encostas e taludes em uma escala regional, o que pode auxiliar na previsão e prevenção de desastres naturais;
• Eficiência:
Integra a resposta hidrológica ao comportamento mecânico dos taludes na condição não saturada por meio de soluções analíticas matemáticas, o que pode aumentar a precisão e a confiabilidade dos resultados;
• Monitoramento:
Define o mapeamento da estabilidade das encostas em função do tempo, o que pode facilitar o monitoramento e o planejamento das intervenções necessárias; É uma ferramenta útil para o gerenciamento de riscos geotécnicos associados a deslizamentos de terra.