MEDDAC C

Título: Módulo de entrada de documentos analógicos com cadeia de custódia - MEDDAC-MP
Nº da proteção: BR 51 2019 001255 0
Data da expedição do registro: 23/07/2019
Data da publicação ou criação:
31/12/2018
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: JAVA; JAVA SCRIPT; OUTROS
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Ariovaldo Dias Furtado  | Lattes
Classificação - Categoria: Fintech
Classificação - Subcategoria: Administração

ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE ARQUIVAMENTO

Documentos são uma parte crítica de todo o trabalho diário – dessa forma o acesso a essa fonte de informação deve ser mais fácil e rápida o possível. Os documentos servem como uma forma importante de guardar dados importantes, que podem ser recuperados ou consultados a qualquer momento no futuro. Um gerenciador de arquivo é um programa de aplicação de software projetada para organizar arquivos, em sua essência, função primária. Pode ser utilizado para selecionar, coletar, armazenar e proteger os dados por longos períodos de acondicionamento.

O arquivamento de dados implica fazer cópias de um arquivo ou de arquivos em localizações separadas de seu local de armazenamento original para salvar o conteúdo em caso da falha do dispositivo de armazenamento. Isso melhorar a eficiência do software liberando o espaço no dispositivo de armazenamento físico e reduz tempo de acesso redundante quando os mesmos arquivos são requisitados repetidamente em momentos diferentes.

Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um programa para acessar documentos e dados arquivados em um sistema central de arquivos. O programa foi desenvolvido em Java (back-end) e JavaScript (front-end). O programa possibilita a coleta, empacotamento e transferência de metadados para o software de preservação digital de código aberto e pode ser usado em uma organização com múltiplos repositórios integrados.

O módulo de software de captura de arquivo permanente do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), que possibilita a coleta, empacotamento e transferência de metadados para um software de preservação digital, especificamente o sistema Archvematica, que pode ser acessado via AtoM, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo Web.

Para o Módulo de Captura de Arquivo Permanente, foi utilizada a linguagem de programação Java 8, com a utilização do framework SpringBoot para o serviço backend. O sistema também utiliza a linguagem de programação JavaScript, com a utilização do framework Vue.

• Versatilidade: Disponibilização de Conteúdo Web;
• Eficiência: Rapidez no processo de arquivamento;
Melhoria na curadoria de arquivos.