SIGP C

Data da expedição do registro: 02/07/2019
Data da criação:
30/09/2018
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: DELPHI; JAVA; JAVA SCRIPT; PYTHON; JSP; CSS; JQUERY; OUTROS
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Rafael Timóteo de Sousa Júnior  | Pesquisa UnB
Georges Daniel Amvame Nze  | Pesquisa UnB
  Clendson Domingos Gonçalves  | Lattes
  Fábio Lúcio Lopes de Mendonça  | Lattes
  Daniel Alves da Silva  | Lattes
  Paulo Lizandro Sebba Ximenes  | Lattes
  Mário Miura  | Lattes
  Rodrigo Valle de Mello Brandão  | Lattes
  Alexandre de Oliveira Kruger  | Lattes
  Mário Pinto Monteiro  | Lattes
  Lucas Mauricio Castro e Martins  | Lattes
  Rogério Reis Batista  | Lattes
  Akira de Oliveira Hanazumi  | Lattes
  Amóz Felipe de Sousa Tavares  | Lattes
Pela DPU:  Gabriel Faria Oliveira  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia elétrica (ENE)  | Link do site
Classificação - Categoria: Gestão e gerenciamento (Recursos Humanos)
Classificação - Subcategoria: Tecnologias do trabalho

NOVA PERSPECTIVA DE STREAMLINE

Um sistema integrado de Gestão de Pessoas caracteriza-se como uma ferramenta no formato de software, desenvolvido por meio da streamline, para automatizar os processos de gerenciamento a força de trabalho de uma organização. Esse sistema inclui módulos de recrutamento, onboarding, gerenciamento de performance, treinamento e desenvolvimento, compensação, benefícios e relação dos colaboradores. Com um sistema integrado de gerenciamento de recursos humanos, as organizações podem de forma eficiente, gerenciar seus colaboradores por todo o tempo em que estiverem compondo o quadro da empresa. O sistema permite a organização a atrair, reter e desenvolver indivíduos com talentos, enquanto, também, garantindo o compliance por meio das leis trabalhistas e regulações. Uma das maiores vantagens de se ter um sistema integrado de gerenciamento de recursos humanos é que este elemento, pode ajudar as organizações a otimizar seus processos de RH e melhorar sua eficiência. O sistema pode automatizar vários processos manuais aprimorando os processos de gerenciamento de RH, como entrada de dados e monitoramento, eximindo os responsáveis pelo setor para focarem em atividades mais produtivas. Um sistema integra de RH, pode prover insights nos dados levantados dos colaboradores, como, performance, taxas de retenção e as necessidades de treinamento. Esses dados podem ser utilizados para demonstrarem decisões estratégicas a diretoria, planejamentos sucessivos e planejamento de trabalho. Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software de controle que permite aos usuários monitorar e controlar o desempenho dos colaboradores, por meio de uma plataforma online.

O SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE PESSOAS - SIGP

O Sistema Integrado de Gestão de Pessoas - SIGP tem como objetivo realizar a gestão de pessoas e recursos humanos da Defensoria Pública da União como forma de promoção da autonomia administrativa da DPU. Neste sistema é possível o cadastro de informações pessoais, funções remuneradas, cadastro de lotações, cessões para outros órgãos, requisições, controle de averbações de outros trabalhos, dos servidores, cadastro e gestão de talentos, progressões funcionais, cadastro de unidades do órgão, controle e gestão de vagas, provimentos e vacâncias, folha de pagamento, portal dos servidores web e concurso de remoção.
O funcionamento do software atende desde o cadastramento dos fundamentos legais (atos) de posse, criação das vagas e/ou requisições do servidor; das informações pessoais dos servidores, seguindo pelo cadastro do seu tipo (requisitado, efetivo, ou comissionado), Da atribuição do mesmo em uma vaga disponível, seguindo da sua respectiva lotação; cadastro das informações de tempo de serviço de outros órgãos antes da posse; as suas progressões funcionais; cadastramento dos dependentes e suas finalidades; cadastro das aposentadorias e seus tipos; processamento da folha de pagamento desde a captação dos dados até a efetiva emissão da ordem bancária para pagamento dos servidores.
Dada a complexidade do sistema, o mesmo é subdivido em duas principais aplicações. As aplicações desktop são instaladas no computador dos usuários do setor de gestão de pessoas (ou outro setor que se fizer necessário tê-lo) e estão divididos em módulos. A outra parte é designada web. Nela estão disponíveis os acessos às informações de maneira descentralizada de qualquer lugar físico, não sendo necessária a sua instalação em um computador.

• Usabilidade: Interfaceamento de índices;
• Agilidade: Rapidez no processo de tomada de decisão;
• Eficiência: Integração de Múltiplas de processo.