Vetor Pepper C

Título: Vetores virais derivados do material genético de pepper ringspot virus e seu uso para produção de proteínas recombinantes em plantas via sistema heterólogo de expressão
Nº da proteção:  BR 10 2021 011096 1
Data do depósito: 09/06/2021
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Tatsuya Nagata  | Lattes
  Eliane Ferreira Noronha  | Lattes
  Moana Lima Tavares Esashika  | Lattes
   Ravi Narayan Souza Campos  | Lattes
  Matheus Hideki Kihara Maeda  | Lattes
  Lucas Hideo Hataka Koyama  | Lattes
  Pedro Ricardo Vieira Hamann  | Lattes
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)  | Link do site
Departamento: Departamento de Biologia Celular (CEL)  | Link do site
Classificação - Categoria: Indústria Química e Biotecnologia
Classificação - Subcategoria: Biotecnologia e bioprocessos

CÉLULAS VEGETAIS COMO FÁBRICAS DE PROTEÍNAS DE INTERESSE COMERCIAL

Os avanços nos estudos de genética e biotecnologia possibilitaram o desenvolvimento de estratégias para produção de moléculas de interesse farmacêutico e industrial artificialmente. Um exemplo clássico é a produção de insulina humana em bactérias geneticamente modificadas, que conseguem produzir esse hormônio em larga escala para a formulação de fármacos contendo esse hormônio destinado ao tratamento da diabetes.
O processo de produção de proteínas recombinantes envolvem o uso de vetores, que podem ser vírus, com o intuito de inocular genes de interesse em células capazes de fabricar em larga escala os produtos desses genes, que podem ser hormônios, antígenos para vacinas, toxinas, enzimas, entre outras moléculas de interesse humano.
Dentro dessa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília desenvolveram um vetor viral a partir do vírus de planta Pepper ringspot virus (PepRSV) como veículo de genes de interesse que, ao infectar células vegetais em laboratório, induzem-nas a produzir proteínas de interesse humano em larga escala.
Com esses vetores, a quantidade de proteínas de interesse produzidas aumenta drasticamente, chegando a atingir 0,5 mg da proteína de interesse para cada 1 g (um grama) de folha infiltrada.

• Versatilidade: Permite a inserção de genes em diferentes locais da capa proteica, sendo adequado para a expressão de diversas proteínas de interesse.
• Custo-benefício: Metodologia mais simples e econômica, que necessita de menos etapas de clonagem e, consequentemente, menos insumos; Alto rendimento.
Simplificação: Não necessita de procedimentos como a coinfiltração de genes de silenciamento gênico para garantir uma expressão proteica alta e estável.
Segurança: Baixo risco ambiental de transmissão natural do vetor viral, devido a modificação no gene da capa proteica.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura