Biomembrana látex C

Título: Biomembranas a base de látex (Hevea brasiliensis) contendo lipossoma com curcumina (Curcuma longa) e papaína (Carica papaya) e seu uso associado a ledterapia para tratamento de úlceras crônicas e feridas diabéticas
Nº da proteção:  BR 13 2021 001944 0
Data do depósito: 02/02/2021
Prazo legal de proteção: 20 anos contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Marcella Lemos Brettas  | Lattes
  Franciéle de Matos da Silva  | Lattes
  Wellington Rodrigues  | Lattes
  Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa  | Lattes
  Breno Amadeus Sales Marinho de Sousa  | Lattes
  Cesar Romero Soares Sousa  | Lattes
  Ricardo Bentes de Azevedo  Lattes
  Thamis Fernandes Santanta Gomes  | Lattes
  Jaqueline Rodrigues da Silva  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)  | Link do site
  Faculdade UnB Gama (FGA)  | Link do site
  Instituto de Ciências Biológicas (IB)  | Link do site
Departamento: Departamento de Genética e Morfologia (GEM)  | Link do site
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Biomateriais e biomoléculas

A FOTOTERAPIA NO TRATAMENTO DE PROCESSOS INFLAMATÓRIOS

A utilização de dispositivos fototerápicos em tratamentos inflamatórios está cada vez mais presente no cenário dermatológico. Desde que o laser terapêutico surgiu, em meados da década de 60, o universo fototerápico no tratamento de distintas inflamações tem ganhado muita expressividade na comunidade científica. Neste contexto, as aplicações de LEDs (diodos emissores de luz) merecem destaque com utilização de dispositivos nos mais diversos campos da saúde. Esses dispositivos são capazes de aliar vantagens econômicas e terapêuticas. pois além do baixo custo de produção e da longa vida útil dos equipamentos, a exposição à luz gerada pelos LEDs pode acelerar o crescimento e aumentar a energia celular, contribuindo para o processo de cura. Sob essa perspectiva, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília desenvolveram um adesivo microperfurado fabricado em látex, associado a fontes luminosas do tipo LED para aplicação direta em processos inflamatórios humanos internos e externo.

BIOADESIVO ASSOCIADO AO LED PARA APLICAÇÃO IN LOCU EM PROCESSOS INFLAMATÓRIOS HUMANOS

A presente invenção aborda um adesivo microperfurado (fabricado com biomembrana naturais do látex) aderente sobre a porção da pele humana que apresenta processos inflamatórios e, por meio de fontes luminosas do tipo LED, instaladas em circuitos eletrônicos, emitindo diferentes comprimentos de onda, resultam em efeito cicatrizante da área. A maioria dos dispositivos para terapia com luz disponíveis no mercado tem caráter paliativo (sensações de relaxamento, alívio), não contribuindo diretamente no processo de cicatrização e cura das doenças inflamatórias. Já a presente inovação tecnológica representa uma alternativa com função terapêutica em processos inflamatórios.

• Eficácia: Aceleração da regeneração tecidual e melhora rápida de processos inflamatórios.
• Versatilidade: Dispositivo compacto, passível de customização (tamanho e forma), de baixo custo e de simples utilização; Adesivo biocompatível apropriado para aplicações em toda a região corporal, adequado para condições crônicas e agudas.
• Facilidade de Uso: Fácil aplicação, de maneira menos invasiva (estimulação natural do tecido celular).

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura