Removedor lamina bisturi C.1

Título: Configuração aplicada em removedor de lâminas de bisturi com acoplamento em caixa de descartáveis
Nº da proteção:  BR 30 2023 000058 5
Data do depósito: 14/12/2022
Tipo de proteção: desenho industrial
Prazo legal de proteção: 10 anos contados da data do depósito, prorrogável por 3 (três) períodos sucessivos de 5 (cinco) anos cada (artigo 108 da Lei nº 9.279/1996).
Criadores
Pela UnB: Andrea Cristina dos Santos  | Lattes
  João Vítor Quintiliano Silvério Borges  | Lattes
  Alexandre Crepory Abbott de Oliveira  | Lattes
  Juliana Nunes Cantuário  | Lattes
  Lorrany Deraldina Lemos de Aquino  | Lattes
  Rafaela Melo Bernardes  | Lattes
  Ana Carolina Gonçalves de Sousa  | Lattes
  Paulo Henrique França da Silva  | Linkedin
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia de Produção (EPR)  | Link do site
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Equipamentos e dispositivos médico-hospitalares

SEGURANÇA E DIMINUIÇÃO DO RISCO DE ACIDENTES COM BISTURIS

Devido a sua capacidade de realizar incisões de forma precisa e delicada, o bisturi é uma ferramenta de grande importância em diversas áreas como: médica, biológica, cosmética e artística. O bisturi é amplamente utilizado para procedimentos, especialmente para cirurgias, em razão do caráter extremamente afiado de sua lâmina que minimiza os danos aos tecidos saudáveis e facilita o processo de recuperação. Atualmente as lâminas de bisturi são descartadas após a sua utilização para evitar contaminações. O manuseio dessas lâminas é um procedimento que requer muito cuidado para evitar lesões acidentais e cortes desnecessários.

Pensando nisso, os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília desenvolveram uma tecnologia que apresenta um removedor de lâmina de bisturi sem partes móveis, tendo operação realizada com as duas mãos. A invenção vem da necessidade de se remover a lâmina descartável do conjunto (corpo e lâmina) de bisturi sem que o manuseio cause riscos de corte ou acidentes ao operador. Dessa forma, a remoção da lâmina ocorre por meio da introdução do conjunto no dispositivo até um batente. Assim, o conjunto é movimentado angularmente para baixo, destravando a lâmina do corpo do bisturi. Após o destravamento, o corpo do bisturi é retirado em um movimento retilíneo, desacoplando-se da lâmina, que, por sua vez, fica armazenada na parte interna do receptáculo de forma segura, para futuro descarte.

Segurança: Redução das chances de contaminação uma vez que o usuário não entra em contato com lâminas contaminadas; Recomendado para níveis de biossegurança mais exigentes.
Simplificação: Design simples e de fácil confecção.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura