Matlab Volume.M C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Rotina de Matlab para Volume.m
Nº da proteção: BR 51 2021 000715 8  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 20/04/2021  
Data da criação:
29/12/2017  
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem:  MATLAB
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, 
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Inventores
Pela UnB: Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz   | Lattes                                  
Graziella França Bernardelli Cipriano  | Lattes
  Paulo Miranda Moreira  | Lattes
  Sergio Ricardo Menezes Mateus  | Lattes
  Tatiana Zacarias Rondinel  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
 Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)  | Link do site
  Instituto de Ciências Biológicas (IB)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Saúde  
Classificação - Subcategoria: Diagnósticos  

 

DETERMINAÇÃO DO VOLUME PULMONAR E ABDOMINAL

Compreender a função dos músculos respiratórios é de extrema importância para uma respiração adequada, cuja mecânica é determinada pela sua anatomia e pelas estruturas que desloca ao se contrair. Além disso, é necessário que as propriedades físicas da caixa torácica sejam preservadas, associadas a uma ação combinada da musculatura respiratória, que levam a alterações no tamanho da caixa torácica e dos pulmões.
As alterações do volume pulmonar estão associadas à mobilidade toracoabdominal, ao desempenho dos músculos respiratórios e à função pulmonar. Dessa forma, é importante compreender a relação entre os elementos estruturais e musculares do sistema respiratório e suas alterações de volume pulmonar sob estímulo respiratório.
Como uma ferramenta para avaliar a caixa torácica, a análise cinemática tridimensional é um método não invasivo para aferir os volumes da parede torácica, por meio de marcadores passivos colocados no tórax e abdômen. Esses marcadores são capturados por câmeras específicas, criando modelos geométricos da caixa torácica. Essa informação é convertida em uma variedade de estimativas de volume pulmonar.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa de computador, denominado “Rotina de Matlab para Volume.m”, que propõe o cálculo dos volumes toracoabnominais através de análises de movimento 3D. Os dados brutos são arquivos em formato “.mat” que contém a posição no espaço (x, y e z) de 30 marcadores de 0.5 mm no tórax e abdome, gravados por 8 câmeras, com uma frequência de 200 Hz, em sistema de análise de movimento calibrado em 1000 frames. A rotina analisa os arquivos e calcula o volume total e o volume dos 4 compartimentos formados pelos 30 pontos por meio do cálculo do volume dos tetraedros. O resultado final é o volume máximo e mínimo total e de cada compartimento. Os resultados são expressos nos valores de volume totais máximos e mínimos do tórax e abdômen.

 

VANTAGENS

• Eficiência: Tecnologia voltada para auxiliar os profissionais de saúde.
• Versatilidade: Exportação de dados para o formato “.csv” compatível com os principais softwares de edição de dados; Separação dos volumes torácico e abdominal para melhor compreensão do usuário.

 

Agenda 2030 da ONU:

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura 

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A