INFOGOV C

Título: InfoGov v1.0
Nº da proteção: BR 51 2020 001804 1
Data da expedição do registro: 08/09/2020
Data da publicação ou criação:
09/12/2019
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: HTML; JAVA SCRIPT; PYTHON; OUTROS
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Alexandre Solon Nery  | Lattes
Classificação - Categoria: Transporte, transmissão e comunicação
Classificação - Subcategoria: Tecnologia da Informação, comunicação

EXPOSIÇÃO DE DADOS COM TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE

O tratamento de dados pessoais pelo Poder Público possui muitas peculiaridades, que decorrem, em geral, da necessidade de compatibilização entre o exercício de prerrogativas estatais típicas e os princípios, regras e direitos estabelecidos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – LGPD). Diante desse cenário, o desafio posto é o de estabelecer parâmetros objetivos, capazes de conferir segurança às operações com dados pessoais realizadas por órgãos e entidades públicos. Trata-se de assegurar a celeridade e a eficiência necessárias à execução de políticas com respeito aos direitos à proteção de dados pessoais e à privacidade.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram o InfoGov, um ambiente on-line para análises dos dados do Poder Executivo Federal. Ele integra diferentes bases de dados em uma única plataforma, onde podem ser encontradas visualização de dados sobre pessoal, compras, serviços e transferências voluntárias, etc. A apresentação dos dados públicos nos formatos de painéis e gráficos é uma forma lúdica de apresentar informações que geralmente são bastante complexas e de difícil acesso e entendimento para a população em geral. Pensando nisso a equipe do InfoGov realizou a análise, o tratamento e a disponibilização destes dados para que o objetivo seja fornecer ao cidadão uma visão analítica e facilitada dos dados, deixando o usuário escolher entre visualizações simples, onde os gráficos estão pré-montados, ou visualizações avançadas, onde é possível escolher os indicadores para a montagem do gráfico.

• Facilidade de Uso: Interface amigável e simplificada;
• Eficácia: Visualização de dados sobre pessoal, compras, serviços e transferências voluntárias, etc., com transparência e acessibilidade;
• Versatilidade: Exposição de dados via gráficos, gerados automaticamente;
• Ética: Respeito a LGPD e suas consequências para o poder executivo.