O CDT recebe visita técnica da RBTG Brasil visando firmar uma parceria para transferência de tecnologia
A Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB recebeu a equipe da RBTG Brasil para negociação e parceira de transferência de tecnologia. Foi realizada uma visita técnica ao Laboratório de Engenharia Biomédica (LaB) da Faculdade de Tecnologia (FT) da UnB para demonstração da tecnologia e depois uma visita ao Edifício do CDT onde foi realizada uma reunião com a Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) para esclarecimentos sobre o processo de transferência de tecnologia. A RBTG Brasil atua em montagem de kits e produtos médicos e hospitalares e, seu objetivo, é apoiar as demais empresas do grupo da RBT Medical Group.
A celebração de um contrato de transferência de tecnologia para autorização do uso ou da exploração comercial de propriedade intelectual de titularidade da UnB é uma possibilidade contida no Marco Legal em Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa é uma previsão legal do artigo 6º da Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004) conforme se verifica a seguir:
Art. 6º É facultado à ICT pública celebrar contrato de transferência de tecnologia e de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação por ela desenvolvida isoladamente ou por meio de parceria.
O Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec) da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) é a área da UnB responsável pelas proteções da propriedade intelectual da UnB, que posteriormente são negociadas pela Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT), também da CITT. Até o momento são 182 tecnologias transferidas para o mercado pela ACT.
Quer saber mais sobre a história da CITT, sobre as proteções da propriedade intelectual e das transferências de tecnologia da UnB? Leia o artigo "Indicadores de PI e TT" ou navegue pelo menu "INOVAÇÃO" aqui do website do CDT.
Data da publicação: 15 de fevereiro de 2023. Autoria: Lívia Pereira de Araújo.