Logo Anprotec

 

  Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) reúne cerca de 350 associados(as), entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. A Associação atua na promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos. Sua implantação em ambientes de diferentes regiões nacionais disseminou a ideia de empreendedorismo inovador no país, desencadeando a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Além disso, a Associação atua na inclusão de dados e informações das incubadoras, parques e seus empreendimentos, e está intimamente conectada a pesquisas, estudos e levantamentos do setor de empreendedorismo, com o objetivo de apresentar resultados às entidades apoiadoras. A Anprotec também participa de missões nacionais e internacionais de intercâmbio de experiências e prospecção de negócios e projetos.

 A condição de associado do NITCDT/UnB justifica-se perante a atuação bem sucedida desses mecanismos de apoio à inovação, que contribuem de forma relevante para consolidar a formação de uma forte e competitiva indústria. Em conjunto aos diversos parceiros envolvidos, o NITCDT contribui para que o empreendedorismo inovador colabore de forma decisiva com o desenvolvimento sustentável do Brasil. Saiba mais.

 

 
Ideiaz scaled

 

 

 

 O Programa Ideiaz - Powered by InovAtiva apoia a estruturação e o desenvolvimento de projetos inovadores, e projetos de empreendimentos de impacto socioambiental, ambos em estágio inicial, através da conexão dos projetos com mecanismos de geração de empreendimentos credenciados para o Programa. Originou-se através do Convênio de Cooperação Técnica e Financeira celebrado entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e busca promover conexões com ambientes geradores de inovação e a consequente estimulação do empreendedorismo inovador. Para isso, a Anprotec realiza semestralmente duas chamadas públicas, uma para seleção de incubadoras e aceleradoras que atuarão como mecanismos de apoio ao desenvolvimento e outra para a seleção de projetos de impacto social e ambiental na fase de ideação.

 Os organizadores do Programa Ideiaz fazem a distribuição numérica para incubadoras e aceleradoras contempladas como aptas, e as que alcançarem o desempenho satisfatório nos critérios de avaliação da Anprotec serão automaticamente habilitadas para atender a uma demanda maior de empreendimentos nas demais edições. O Programa Multincubadora da UnB alcançou resultado acima do satisfatório na avaliação prévia do 1º ciclo, e, devido a essa conquista, há uma expectativa do trânsito de um número maior de empreendimentos para os próximos ciclos. Ademais, o envolvimento e o sucesso da Multincubadora no Programa reafirmam o protagonismo da Universidade de Brasília em iniciativas de apoio a novos negócios, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de possibilitar uma forma alternativa de captação própria de recursos financeiros, que possam impulsionar as iniciativas para o desenvolvimento do empreendedorismo em âmbito nacional.

 

 

download

 

A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) é autorizada (Lei 8.958/1994) a celebrar convênios e contratos com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e as demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs, Lei nº 10.973) nos termos da Lei no 8.666. A FINATEC tem a finalidade de apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e de estímulo à inovação, incluindo a gestão administrativa e financeira necessária à execução desses projetos. Também oferta apoio a eventos científicos, capacitações inovadoras, assessorias e estudos técnicos e serviços tecnológicos. Saiba mais.

 

cocreationnn

 

 O Cocreation Lab é um ambiente colaborativo para pessoas com ideias com potencial de gerar novos empreendimentos nas áreas de economia criativa. Os editais do Cocreation seleciona projetos nas áreas de Tecnologia, Design, Artes, Turismo e Gastronomia, e, ao longo de cinco meses, desenvolve uma pré-incubação. Durante esse processo, se têm à disposição um conjunto de atividades e apoio institucional, ferramentas que auxiliarão nas etapas de validação dos modelos de negócios. Composto pela Metodologia TXM, a proposta de implementação foi destaque no Edital 03/2019 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), compondo o ranking de propostas vencedoras no Chamamento Público para Celebração de Termos de Fomento com Organizações da Sociedade Civil. A iniciativa foi selecionada para receber recursos e efetivar ações na região. O projeto é uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). Estrategicamente, os pólos de atuação destes ambientes colaborativos foram nomeados por cores de ipês e alocados nos espaços físicos disponibilizados pelos parceiros. No caso do CDT, o pólo é o Ipê Branco, presente no Campus Universitário Darcy Ribeiro/UnB. Saiba mais.

 

ifg2015resumida

 

 

 

 O Instituto Federal de Goiás - Campus Formosa (IFG) é uma parceria com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (NITCDT/UnB) para o desenvolvimento do projeto de extensão intitulado “Socioeducação empreendedora: uma nova perspectiva de ressocialização”, proposta de modelo de educação empreendedora para os CASES (Casa de Aprendizagem Socioeducativa) de Formosa com apoio da Universidade de Brasília, possibilitando inovar a educação dos jovens, incluindo ao processo educativo os pressupostos da educação empreendedora, utilizando práticas pedagógicas inovadoras. Esse aprendizado pode oferecer insights importantes de como o docente pode lidar com a diversidade e sensibilizar os gestores públicos a buscar oportunidade de adequação da infraestrutura, montagem dos laboratórios/salas de aula e inserir novos métodos de aprendizagem e metodologias ativas na profissionalização/educação, conectando inteligências múltiplas e competências empreendedoras. Nesse sentido, o FG - Formosa, em parceria com outras instituições de ensino, busca atender a legislação da Educação Profissional Tecnológica (EPT) do MEC e propõe qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada, integrada ao ensino fundamental e adequada aos CASES. Saiba mais.

 

Logo PCTecUnB 2021

 

 

 

  O Parque Científico e Tecnológico da UnB (PcTEc/UnB), de acordo com a Resolução do Conselho Universitário nº 0006/2020, que Institui a Política de Inovação da Universidade de Brasília (UnB), em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, busca “apoiar ações de incubação e empreendedorismo, em conjunto com o NITCDT”. Com o intuito de promover desenvolvimento do ambiente de inovação, e geração de conhecimento, produtos e serviços para a sociedade, o Parque Tecnológico e o NITCDT integram as ações de inovação com as cadeias produtivas locais, regionais, nacionais e internacionais, de modo a promover, de forma sustentável, o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida, desenvolvendo em parceria a cultura e o sistema de empreendedorismo no escopo da UnB e sua zona de abrangência, através da disponibilização à sociedade iniciativas que produzam inovação e desenvolvimento econômico e social. Por essa razão, a parceria deve priorizar a realização de eventos de forma colaborativa. Saiba mais.