Benchtalk:

Podcasts gravados por membros de empresas juniores da UnB com o objetivo de divulgar as melhores práticas de gestão das EJ da UnB.

 

Desafio do Presidente:

Podcasts gravados por presidentes das empresas juniores da UnB sobre desafios como gestores(as), de modo a contribuir com o desenvolvimento das EJ e do Movimento Empresa Júnior - MEJ.

 

DesenvolvEJ:

Almeja-se aperfeiçoar a gestão das empresas juniores, com a implementação de uma metodologia de transformação organizacional, desenvolvida na disciplina de Empresa Júnior.

 

EJ Conselho:

Gestão participativa que reúne pessoas de diversos setores (mercado, EJ, professores) ao redor das proposições e decisões que afetam o planejamento, a gestão e as operações das EJ. A proposta envolve os membros das EJ no processo decisório, para que desenvolvam um maior senso de comprometimento em relação às ações do Programa Empresa Júnior.

 

EJ e Responsabilidade Social:

Envolve as empresas juniores em projetos sociais, reduzindo a ociosidade de membros das EJ e sua constante entrada e saída, causada pela desmotivação gerada pela ausência de atividades.

 

Casos: 

Redação de casos que abordem o tema empresa júnior para serem debatidos entre discentes, docentes e interessados(as), além da aplicação de casos da disciplina de Empresa Júnior 1. A atividade possui parceria com a Casoteca (Adm/UnB).

 

Mídias Sociais:

Criação de equipe de Marketing para elaboração de conteúdos semanais divulgados no Instagram e Youtube. O projeto visa compartilhar informações sobre temas pertinentes às EJ, consonante a publicações em redes de entidades semelhantes.

 

Fortalecimento da rede:

Ações que visam a aproximação de organizações como Brasil Júnior, Concentro, instituições de ensino superior brasileiras e EJ nacionais, além de parcerias entre o CDT e as EJ para desenvolver atividades voluntárias que tragam benesses à Universidade.

 

CensoEJ:

O Censo dos membros de empresas juniores da UnB é uma ação compartilhada entre EJ que realiza pesquisas de campo, almejando mensurar:

  • Perfil do empresário júnior: estratificação por curso, semestre, ocupação, perfil socioeconômico e demográfico; tempo médio de permanência no Programa Empresa Júnior (por EJ/área do conhecimento);
  • Diversidade nas EJs; verifica-se: raça, principalmente a presença de pessoas pretas ou pardas em cargos de gestão; presença de pessoas com deficiência e neurodiversas; interseccionalidade entre as diversas categorias sociais nas Ej; presença de pessoas LGBTQIAP+;
  • Programas e iniciativas em diversidade e inclusão nas EJ;
  • Projetos e metas financeiras formados pelo empreendedor;
  • Motivação com MEJ, EJ e UnB.

 

EJConsulting:

Consultorias jurídicas para as empresas juniores, elaboração de Guia explicativo sobre a Lei nº 13.267, de 6 de abril de 2016, e advogado(a) da Coordenação de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial e Social (CEDES) para dúvidas pontuais solicitadas.