16 de Setembro de 2022

2019  a 2020:

 

Projeto de Pesquisa - Monitoramento de dados de pessoas em situação de rua no Distrito Federal e Entorno para o Instituto Ipês (Instituto Sociocultural, Ambiental e Tecnológico de Projetos de Economia Solidária):

 

Contrato de prestação de serviços tecnológicos celebrado entre a Universidade de Brasília, através do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (NITCDT/UnB) e o Instituto IPÊS

Primeiro Aditivo

Segundo Aditivo

Terceiro Aditivo  

Relatório de prestação de contas 

 

 

A Semana Universitária (SEMUNI) é um evento tradicional do calendário acadêmico da Universidade de Brasília/UnB e oferece atividades que integram a comunidade universitária e externa. A atividade tem como objetivo oportunizar reflexões sobre o papel da instituição em relação à sociedade, bem como sobre a formação estudantil, não só no meio acadêmico, mas na construção de sujeitos cidadãos no mundo por meio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Desde o ano 2000, a SEMUNI tem ofertado gratuitamente palestras com renomados pesquisadores de diversas áreas, além de cursos variados, oficinas temáticas, mesas-redondas, ricos seminários e exposições distintas. A Coordenação de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial e Social (CEDES) participa ativamente da Semana Universitária, oferecendo atividades juntamente ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (NITCDT) que buscam articular a interação entre as forças produtivas, valorizando a criação, o empreendedorismo e a inovação tecnológica e social. Com essas ações, a CEDES objetiva fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, viabilizar experiências empreendedoras para seus participantes e refletir sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Unidade. 

 

 

OFICINA: "Como se comportar em entrevistas de emprego? Dicas infalíveis!"

Data: 03/09

Local: Youtube (atividade online)

Mediador: Daiane Pereira da Fonseca Lopes

 

RESUMO: Em um cenário de crise e crescimento diário do desemprego a preparação para entrevistas com potenciais empregadores é essencial. O despreparo para lidar com a pressão psicológica ao se deparar com perguntas assertivas contribui fortemente para o insucesso nas tentativas de reinserção no mercado de trabalho. Assim, para minimizar o impacto do despreparo, a CEDES ofereceu uma oficina com dicas de como se preparar para o momento da entrevista, inclusive no tocante à apresentação pessoal, e de como lidar com a ansiedade e se comportar perante o entrevistador. Assista na íntegra.

 

 

dicas

 

 

 

OFICINA: "Como elaborar um Currículo? Não tem mistério!"

Data: 04/09

Local: Youtube (atividade online)

Mediador: Rosângela Monteiro Vieira

 

RESUMO: Em momentos de crise socioeconômica e desemprego alarmante, é vital a máxima preparação para a disputa das escassas vagas de emprego disponíveis. Dentre as dificuldades que mais contribuem para o insucesso na busca por uma reinserção no mercado de trabalho, destaca-se a elaboração de currículos consistentes e adequados ao perfil da vaga que se deseja disputar. Assim, com o objetivo de suprir essa lacuna, a CEDES ofereceu uma oficina com dicas valiosas sobre como conferir efetividade ao currículo, incluindo o formato e detalhamento para cada caso. Assista na íntegra.

 

 

curriculo

 

 

 

PALESTRA: "Caiu na rede, é peixe! Redes sociais como ferramenta estratégica de negócios"

Data: 03/09

Local: Youtube (atividade online)

Mediador: Tatiana Monteiro, Élida Borges, Daiane Pereira e Rosângela Vieira

 

RESUMO: A intensificação do acesso às redes sociais nas últimas décadas revelou sua utilidade na integração de indivíduos, na conexão de interesses e na expansão de mercados em contextos globalizados. Assim, para fomentar a exploração desse recurso, a CEDES ofereceu uma oficina que propiciou a compreensão do potencial das redes sociais na alavancagem de negócios, além de orientar seu gerenciamento eficiente. Assista na íntegra.

 

 

usopessoal

 

 

 

 

 MINICURSO: "Iniciação em modelo de negócios"

Data: 23/09

Local: Youtube

Mediador: Sônia Marise 

 

RESUMO: A instrumentalização da criação de valor ao cliente, bem como sua entrega, tem se revelado crucial no universo dos negócios e suscitado um crescente interesse de gestores organizacionais por ferramentas e processos estruturados de modelagem de negócios. Nessa perspectiva, a CEDES ofereceu um minicurso orientado a introduzir o participante no complexo campo de Modelo de Negócio, aplicável aos mais diversos tipos de empreendimentos. Assista na íntegra

 

 

sonia

A Semana Universitária (SEMUNI) é um evento tradicional do calendário acadêmico da Universidade de Brasília/UnB e oferece atividades que integram a comunidade universitária e externa. A atividade tem como objetivo oportunizar reflexões sobre o papel da instituição em relação à sociedade, bem como sobre a formação estudantil, não só no meio acadêmico, mas na construção de sujeitos cidadãos no mundo por meio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Desde o ano 2000, a SEMUNI tem ofertado gratuitamente palestras com renomados pesquisadores de diversas áreas, além de cursos variados, oficinas temáticas, mesas-redondas, ricos seminários e exposições distintas. A Coordenação de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial e Social (CEDES) participa ativamente da Semana Universitária, oferecendo atividades juntamente ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (NITCDT) que buscam articular a interação entre as forças produtivas, valorizando a criação, o empreendedorismo e a inovação tecnológica e social. Com essas ações, a CEDES objetiva fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, viabilizar experiências empreendedoras para seus participantes e refletir sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Unidade. 

 

 

PALESTRA: “A Krilltech e a Agricultura: Plantando Nanotecnologia para Colher Dignidade"

Data: 27/09

Local: Youtube (atividade online)

Palestrante: Brenno Amaro da Silveira Neto 

 

RESUMO: A atividade objetivou apresentar uma breve história da Empresa Krilltech e a descrição de sua visão científica. Abordou-se o caminho desde a ciência de base até a consolidação da empresa, destacando a aplicação de nanotecnologia na agricultura e sua responsabilidade pelo aumento da produção para pequenos e grandes agricultores. Foi discutido também a forma como as ações sociais atuais da empresa têm contribuído para que famílias carentes de assistência tenham uma alimentação digna, além do impacto no aumento de renda de pequenos agricultores e cooperativas. Assista na íntegra.

 

100anos

 

 

 

PALESTRA: “Linguagem, criatividade e empreendedorismo”

Data: 01/10

Local: Youtube (atividade online)

Palestrante:  Tiago de Aguiar Rodrigues

 

RESUMO: A palestra apresentou técnicas de escrita em língua portuguesa que auxiliam no desenvolvimento de técnicas empreendedoras, principalmente no escopo das redes sociais, como o Instagram. Além disso, foram apresentados conceitos modernos, tais quais de blending lexicais. Assista na íntegra.

 

SEMUNI real oficial final 1 page 0019

 

 

 

PALESTRA: “Educação empreendedora - Metodologia Edle”

Data: 01/10

Local: Youtube

Palestrante:  Daiane Pereira da Fonseca Lopes

 

RESUMO: Foi apresentada a Metodologia Edle, ferramenta integrada e apoiada nos princípios da educação empreendedora, aprendizagem ativa, design thinking e Taxonomia de Bloom. 

 

SEMUNI real oficial final 1 page 0021

 

 

 

DEBATE: “Painel Sobre Indicação Geográfica de Artesanato”

Data: 28/09

Local: Youtube

Moderadora: Ana Cláudia Oliveira 

Debatedoras: Petrúcia Lopes, Mercês Parentes e Marta Melo 

 

RESUMO: O objetivo foi debater sobre a importância da indicação geográfica de artesanato no desenvolvimento territorial, junto a convidados de comunidades que se apropriaram da modalidade e conquistaram reconhecimento de entes e agentes do ecossistema. Assista na íntegra. 

 

 indicaçãogeográfica

 

 

 

OFICINA: “Vagas e Oportunidades”

Data: 29/09

Local: Youtube

Moderadores: Denysberg Carvalho, Ceci Sales e Isadora Hernandez

 

RESUMO: Proposta pelo Vagas e Oportunidades, abordou as competências do profissional do futuro, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, e o cenário do mundo do trabalho durante a pandemia. Ao final, a ferramenta Canvas, utilizada para modelo de negócios, foi passada para avaliação pessoal. Assista na íntegra.

 

vagass

 

 

 

WORKSHOP: Tecnologia Social na Universidade de Brasília - UnB

Data: 29/09

Local: Youtube

Palestrantes: Sônia Marise Salles e Tânia Cruz

 

RESUMO: O Workshop de Tecnologia Social almejou sensibilizar todos/as os/as interessados/as na relevância da tecnologia social para o desenvolvimento sustentável e a construção de outra ciência e sociedade. Assista na íntegra.

 

workshopp

 

 

 

SEMUNI 2022 EM NÚMEROS

 

SEMUNI real oficial final 1 page 0014

A Semana Universitária (SEMUNI) é um evento tradicional do calendário acadêmico da Universidade de Brasília/UnB e oferece atividades que integram a comunidade universitária e externa. A atividade tem como objetivo oportunizar reflexões sobre o papel da instituição em relação à sociedade, bem como sobre a formação estudantil, não só no meio acadêmico, mas na construção de sujeitos cidadãos no mundo por meio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Desde o ano 2000, a SEMUNI tem ofertado gratuitamente palestras com renomados pesquisadores de diversas áreas, além de cursos variados, oficinas temáticas, mesas-redondas, ricos seminários e exposições distintas. A Coordenação de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial e Social (CEDES) participa ativamente da Semana Universitária, oferecendo atividades juntamente ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (NITCDT) que buscam articular a interação entre as forças produtivas, valorizando a criação, o empreendedorismo e a inovação tecnológica e social. Com essas ações, a CEDES objetiva fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, viabilizar experiências empreendedoras para seus participantes e refletir sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Unidade. 

 

PALESTRA: “Benchmarking em Empresas Juniores”

Data: 29/08/2022 - 9hs às 11hs

Local: Auditório do CDT (evento presencial)

Palestrante: Professor Mário Andrade

 

RESUMO: A palestra contou com a participação dos convidados Nicole Vinagre, presidente do Grupo Gestão, Matheus Martinez, presidente da ESTAT e Guilherme, diretor da AD&M. A roda de conversa visou compartilhar experiências de cada representante das EJ, que tiveram a oportunidade de apresentar um pouco da sua empresa júnior, área de atuação e o constante desenvolvimento do movimento Empresa Júnior. Nicole Vinagre falou um pouco sobre o treinamento de vendas e sua experiência enquanto presidente. Já Matheus comentou sobre os 110 projetos que sua EJ já atuou e estratégias de como aumentar o ticket médio. Por fim, Guilherme conclui discutindo sobre o papel de presidente na EJ e sobre a possibilidade das empresas trabalharem em conjunto, além de reforçar a importância de discentes fazerem parte de uma Empresa Júnior.

 

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 09.50.32 1

Equipe reunida para evento no CDT

 

 

PALESTRA: “Metodologia e ferramentas para melhoria de gestão em Empresas Juniores”

Data: 31/08/2022 - 9hs às 11hs

Local: Auditório do CDT (evento presencial)

Palestrante: Professor Mário Andrade

 

RESUMO: A palestra foi iniciada com o relato sobre o processo de inovação e a atuação das Empresas Juniores. Foi apresentada a Metodologia Transmeth, suscitando o histórico, o desenvolvimento da ferramenta e seu funcionamento. Observou-se que o centro da ferramenta se dá na criação de infraestrutura para mudança, que se interconecta com outras etapas voltadas ao entendimento e necessidade da Metodologia, análise da situação atual, estabelecimento de direção para a mudança, definição de iniciativas para a melhoria, detalhamento de implementação da melhoria e revisão dos resultados. Ao final, houve a participante da Empresa Júnior do Grupo Gestão explicou sobre a dinâmica da empresa.

 

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 09.58.50

Professor Mário Andrade ouve relatos de representantes de EJ

 

 

PALESTRA: “O impacto da tecnologia social no desenvolvimento local e na geração de renda e trabalho para mulheres em vulnerabilidade socioeconômica”

Data: 31/08/2022 - 14hs às 16hs

Local: Auditório do prédio do CDT (evento presencial)

Palestrantes: Professor Jonathas Felipe Aires e Rede Pequi

 

RESUMO: De modo a enunciar a temática, o palestrante Jonathas elucidou os conceitos básicos sobre tecnologia social e tecnologia convencional. Em um segundo momento, Patrícia Almeida, representante da Rede Pequi, apresentou o histórico da rede e suas principais ações desenvolvidas. a palestrante destacou alguns pontos importantes sobre a dinâmica do trabalho desenvolvido e inovações criadas pelas mulheres da Rede Pequi visando o Bem Viver. Consola Toledo, representante do grupo CIARTCUM (que compõe a Rede Pequi), apresentou o histórico da associação, contando sobre o surgimento, fundação, motivação e objetivo. Além disso, foram abordadas as ações desenvolvidas para geração de renda e trabalho, promoção de eventos e capacitações realizadas em Taguatinga. Por fim, a senhora Onildes Conrada Santos, do grupo cultural Tambor, Artes & Moda e Produção, relatou em sua apresentação o surgimento do grupo, a motivação, o objetivo e o que o grupo cultural desenvolve como ações principais, além do enfoque nos impactos que a pandemia trouxe para a economia solidária e tecnologia social.

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 10.15.15

Mulheres transformando realidades

 

PALESTRA: “Fabricação e mercado de Cerveja para pequenos empreendedores”

Data: 31/08/2022 - 16hs às 18hs

Local: Auditório do prédio do CDT (evento presencial)

Palestrante: Natália Lima e Rodrigo Rodrigues de Souza

 

RESUMO: Rodrigo Rodrigues, com vasta experiência na fabricação de cerveja, lançou a seguinte pergunta motivadora: "Quais as Soft Skills e Hard Skills necessárias para empreender em um pequeno negócio cervejeiro?". Nesse sentido, o professor apresentou algumas contribuições da Psicologia para os interessados em empreender com cerveja artesanal, no que se refere a soft skills (habilidade humanas) e hard skills (habilidade técnicas). Rodrigo discorreu também sobre a evolução das características empreendedoras através de pesquisa bibliométrica. Quanto às soft skills, o professor citou o conhecimento sobre matérias primas, fornecedores, estilos e escolas cervejeiras, bioquímicos, ferramentas, equipamentos, softwares de receitas cervejeiras, análise sensorial, execução do processo de fabricação e atitudes de resolução de problemas. Adicionalmente, o professor explicou os passos necessários para a fabricação de cerveja. Em seguida, Natália comentou sobre os aspectos relacionados à produção de cerveja por variados países, onde o Brasil ocupa a 3ª posição em produção e um faturamento de 77 bilhões por ano, 2% do PIB brasileiro. A professora ainda comentou sobre a história da cerveja artesanal nos Estados Unidos e Fritz Maytag, um dos nomes mais importantes da cerveja artesanal no mundo, além do panorama brasileiro,como a legislação brasileira em torno da cervejaria. 

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 10.22.17 1

Rodrigo apresenta empreendedorismo e cervejaria

 

 

PALESTRA: “Aplicação da ferramenta FIVE-V para a melhoria de Modelos de Negócio”

Data: 01/09/2022 -18hs às 20hs

Local: Sala Interação do prédio do CDT (evento presencial)

Palestrante: Professora Sônia Marise e Stênio Diniz

 

RESUMO: O convidado Stênio Diniz apresentou sua startup, o Puntu - marcador digital de ponto que coleta informações referentes à chegada e à saída dos colaboradores. Seu modelo de negócio pretende evitar a zona de conflito decorrente da marcação manual de ponto, finalizando com um Pitch de três minutos para investidores, criado por ele para atrair financiamento para o negócio em expansão. Em seguida, a professora Sônia Marise ministrou a palestra sobre a ferramenta FIVE-V, destacando a visão sobre o modelo de negócio, cognição empreendedora e o elemento da liderança. Durante sua fala, elencou que uma das principais vantagens da ferramenta FIVE-V é a possibilidade de ver o modelo de negócio de uma forma diferente. A palestrante fez uma breve explanação sobre a Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973, de 2 de dezembro de 2004, conhecida popularmente como Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação) e seu propósito de estimular as parcerias entre instituições acadêmicas e o setor industrial, além da necessidade de mudança nos modelos educacionais brasileiros, em especial nas universidades, pois o modelo atual não conversa com a geração Z, sendo totalmente hierárquico, onde o pensamento só pode ser produzido a partir do topo. Dra. Sônia, para uma melhor compreensão do tema pelos participantes, optou por realizar uma dinâmica em que os participantes descreveriam uma empresa/startup, fazendo a aplicação dos conceitos de FIVE-V. Ao término, a palestrante salientou a necessidade da inovação dentro do campo acadêmico e da necessidade de se incluir a sociedade dentro deste diálogo, pois é ela que será responsável por trazer as necessidades de inovação da sociedade, bem como serão os responsáveis pelos seus usos e popularização dos novos produtos e serviços.

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 10.06.18

Apresentação da Metodologia FIVE-V, inovadora em modelo de negócios

 

PALESTRA: “Melhoria Gerencial de Empresas Juniores via Casos de Ensino”

Data: 02/09/2022 - 09hs às 11hs

Local: Auditório do prédio do CDT

Palestrante: Professor Mário Andrade

 

RESUMO: Mário Andrade apresentou-se e deu boas vindas a todos os(as) participantes, bem como solicitou que todos se apresentassem, de modo a gerar aproximação, já que a atividade tinha como objetivo a troca de experiências e visões pessoais. Em seguida, foi lido um caso de ensino escrito pelo docente em parceria com a Casoteca/ADM/UnB, que contou com a participação do público na apresentação de suas percepções, bem como os pontos que mais se identificavam em relação à sua trajetória profissional. Ao final, o docente responsável fez uma "amarração" sobre o tema e expôs seu ponto de vista sobre o que foi apresentado, e os(as) participantes demonstraram seu interesse em participar de empresas juniores ou abordaram suas experiências dentro de EJ. 

 

PALESTRA: “Palestra com professores que empreendem na área de Biotecnologia e Inovação” 

Data: 01/09 - 10hs às 11hs

Local: Instituto de Biologia (atividade presencial)

Palestrantes: Talita Carmo e João Paulo Longo

 

RESUMO: A palestra contou com a participação do Prof. João Paulo Longo, da Prof. Talita Carmo e da empresa júnior Genesys Biotecnologia. No evento, foi discutido sobre como empreender na área de Biotecnologia e Inovação, além de fomentar a importância da disseminação da educação empreendedora. Ademais, os palestrantes falaram sobre formação e experiências na área de Biotecnologia, além de compartilhar vivências na Empresa Júnior Genesys Biotecnologia. A professora da UnB, Talita Carmo, comentou sobre a empresa que idealizou, Levare Consultoria em Bioprocessos. Ela contou que usou o tempo da pandemia para estudar o mercado dos fermentados, pois observou a falta de boas práticas de fabricação na produção desses produtos. A palestrante abordou sobre estudos na área de fermentados, supervisão de Boas Práticas de Fabricação (BPF), serviços de recomendação de equipamentos, padronização de receitas e análises laboratoriais. Por fim, temas como empreendedorismo, inserção no mercado de trabalho e a importância de uma estruturação e ideação do negócio foram temáticas ressaltadas na palestra. 

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 10.44.35

Professora Talita apresenta empresa que idealizou

09 de Setembro de 2022

  A Incubadora de Base Social (IBS) apoia projetos e empreendimentos de impacto social e ambiental, em escala e abrangência nacional, a inovação em tecnologias sociais e a economia solidária, através de instrumentos voltados à inclusão social e produtiva, aos saberes plurais e à cooperação entre diferentes áreas científicas, numa relação igualitária entre conhecimentos socialmente acumulados e inovação. As atividades desta incubadora são desenvolvidas pelo Projeto de Extensão intitulado “Incubadora de Tecnologia Social: Inovação na Metodologia de Incubação", e tem como objetivos:

 

  • Desenvolver o processo de incubação de empreendimentos econômicos solidários (grupos formais, informais, empresas autogestionárias, unidades familiares, organizadas em rede ou não)  no apoio à vivência da  autogestão; desenvolvimento de tecnologias sociais; formação sociopolítica na economia solidária; acesso a mercados justos; utilização das finanças solidárias; elaboração do plano de sustentabilidade; uso da inovação social; e prática do empreenderorismo social.
  • Desenvolver as competências empreendedoras de integrantes da IBS na experimentação da autogestão, solidariedade democrática, cooperação e autonomia econômica, na relação social com os empreendimentos apoiados e entre a equipe de incubação.
  • Ofertar valor pavimentado pelos princípios da economia solidária e da tecnologia social à sociedade.

 

  A criação da Incubadora de Base Social ocorreu em 2005, influenciada pela atuação do movimento de Economia Solidária no Brasil, em um processo de reconhecimento das práticas diferenciadas nas relações de trabalho, por meio do trabalho associado, e pela política de governo que incorporou no seu plano de desenvolvimento econômico as demandas de agricultores familiares, catadores de material reciclável, grupos informais liderados por mulheres, grupos de artesanato e manualidades e qualquer grupo excluído do mercado de trabalho capitalista. A  IBS contribui para qualificar a Política de Inovação da Universidade de Brasília, instituída pela Resolução do Conselho Universitário nº 0006/2020, atendendo diretamente o artigo 3º inciso V, cuja estratégia é apoiar e contribuir com ações junto a entidades associativas e cooperativas, atividades de economia solidária e movimentos sociais, além do inciso VI, que visa fomentar e promover o desenvolvimento, a difusão e a divulgação de tecnologias sociais.

  O desenvolvimento da IBS está associada à consolidação do Programa de Incubadoras/Proninc de apoio às incubadoras universitárias (aporte financeiro à extensão e pesquisa, aprimoramento da metodologia de incubação e apoio à integração dos trabalhadores ao mundo do trabalho). Através da participação em editais, a IBS pôde aprimorar sua metodologia de incubação. No âmbito local, a IBS consolida sua metodologia junto ao Fórum Distrital de Economia Solidária através da construção coletiva de seu planejamento de trabalho, que foi se modificando de acordo com as demandas trazidas pelas dinâmicas populares pertencentes ao Distrito Federal e a RIDE. A incubadora, ao fazer parte da Política de Extensão da UnB, fortalece a missão institucional ao estabelecer as conexões necessárias entre universidade e comunidade, as trocas de saberes populares e o conhecimento científico.   

  O propósito da IBS é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (RIDE), através do apoio à sustentabilidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários, tendo como referência os pressupostos da Economia Solidária e da Tecnologia Social, e reforçando a dádiva, resiliência, autogestão, cidadania ativa, empreendedorismo e inovação social. A IBS promove os mecanismos necessários para implementar as metas estabelecidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial: dar fim à pobreza; assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem a todos(as), alcançar igualdade de gênero e empoderamento feminino, promover  empregabilidade, trabalho decente e crescimento econômico inclusivo e sustentável, redução da desigualdade social a nível territorial e global, segurança, inclusão, resiliência e sustentabilidade para as cidades e assentamentos humanos, consumo e produção responsáveis e sustentáveis,  ações contra a mudanças climáticas; proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gestão sustentável de florestas, combate à desertificação, reversão da degradação e da perda da biodiversidade.

 

30 de Agosto de 2022

  Na modalidade de incubação, o Programa Multincubadora de Empresas/UnB atua no desenvolvimento de negócios inovadores com potencial de crescimento econômico e de impacto que objetivam seu fortalecimento, com ênfase na formação do empreendedor e na estruturação de seu empreendimento, de modo a incentivá-lo na conquista da sua sustentabilidade a partir da consolidação de uma rede de parceiros e clientes.

 

  A incubação pode ser de três tipos:

 

  • RESIDENTE: para o empreendimento que necessita de ocupar espaço físico na UnB para realizar atividades do seu negócio, não incluindo o uso e/ou compartilhamento de laboratórios, o que poderá ocorrer mediante instrumento específico e avaliação da propriedade intelectual pela unidade acadêmica responsável. Em relação à estrutura física, o espaço é individual e equipado com 1 ponto telefônico para ligações internas/ramais e 1 ponto de internet através da rede local; não está incluso custo com telefonia. Serão cobradas taxas mensais no valor de R$ 850,00 cada, para uso de sala individual e prestação de serviços básicos.

 

  • RESIDENTE - "COWORKING": para empreendimentos que desejam compartilhar o espaço físico da UnB com outros empreendimentos, com divisão de mobília e despesas relacionadas às atividades de rotina. Em relação à estrutura física, será ofertado um espaço compartilhado e equipado 1 ponto telefônico para ligações internas/ramais e 1 ponto de internet através de rede local; não está incluso custo de telefonia. Cada empreendimento deverá desembolsar mensalmente o valor de R$ 550,00. Este valor deverá ser pago por cada empresa individualmente, não estando sujeito à divisão de valor entre dois empreendimentos.

 

  • NÃO-RESIDENTE: para o empreendimento que já possui residência comercial em área externa à UnB. A empresa acessará todos os benefícios do Programa, exceto o uso de espaço físico da UnB para fins de residência. Em relação à estrutura física, o empreendimento não possuirá espaço individual como na modalidade residente ou coworking, mas poderá acessar auditórios, salas de reuniões e interativas, etc. Serão cobradas taxas mensais no valor de R$ 400,00 cada, para prestação de serviços básicos. 

 

  Na incubação, o prazo padrão de permanência do empreendimento na incubadora é de até 36 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. A modalidade é composta por quatro etapas. São elas:

 

  • Instalação: Nesta etapa, com duração de até seis meses, o empreendimento deverá ter o produto pronto e começar a produzir as primeiras unidades destinadas à comercialização, além de ajustar os principais parâmetros de sua participação no mercado. Esta etapa prevê capacitação, treinamentos e consultorias, a fim de oferecer orientação e suporte necessários para que o empreendedor e sua equipe estejam preparados para o gerenciamento e funcionamento do empreendimento. 

 

  • Crescimento: Nesta etapa, com duração de até seis meses, o empreendimento deverá ter iniciado o processo de comercialização, possuir ferramentas de planejamento e controle financeiro, carteira de clientes cadastrados e plano básico de marketing. A meta desta etapa é capacitar os empreendedores no que concerne à atualização do plano de negócios, elaboração de projetos para instituições de fomento e capital de risco e inserção dos produtos no mercado - prepará-los para o gerenciamento eficiente de seus negócios.

 

  • Consolidação: Nesta etapa, com duração de até doze meses, o empreendimento deverá evoluir para uma condição de expansão comercial, possuir um cadastro de clientes com classificação qualitativa, metodologia de vendas implantada, colocar em prática técnicas de gestão e possuir infraestrutura comercial adequada aos objetivos de venda. O objetivo é capacitar os empreendedores no que se refere ao desenvolvimento de novos produtos, orientação das ações comerciais e de marketing e prospecção regular de clientes.

 

  • Graduação: Nesta etapa, o empreendimento deverá estar preparado para iniciar o processo de desvinculação da incubadora e ter passado com êxito pelas primeiras etapas, além de apresentar capacidade empresarial e recursos financeiros disponíveis para a sustentabilidade do negócio. A meta desta fase é concentrar todos os esforços no sentido de oferecer serviços que irão complementar o perfil da equipe e fortalecer a empresa, de forma a alcançar a maturidade suficiente para a graduação. Ao término do período de incubação, o empreendimento será submetido à banca que avaliará a evolução do empreendimento ao longo do Programa. Para o alcance de um bom desempenho e a consequente graduação, são observados os seguintes aspectos: maturidade do empreendimento, grau de desenvolvimento dos produtos, volume de capital, sustentabilidade financeira, participação no mercado e gestão organizacional.

 

  Os empreendimentos também serão observados, ao longo da incubação, considerando o modelo de gestão Cerne nos eixos gestão, tecnologia, mercado, capital e empreendedor. Outros elementos de análise são:

 

  • Comprometimento dos empreendedores, avaliado por meio das horas dedicadas ao empreendimento e presença na empresa, participação nos cursos e treinamentos oferecidos pelo Programa, etc.;
  • Habilidades empreendedoras, refletidas em orientação empresarial, iniciativa, capacidade de correr riscos calculados, organização, disciplina, entre outras;
  • Estágio de desenvolvimento do empreendimento e cumprimento das metas estabelecidas pelo Programa;
  • Sustentabilidade financeira, incluindo recursos próprios para investimento, capacidade de arcar com financiamento, etc.;
  • Distribuição das atividades de gestão, organização e controle;
  • Estratégia de comercialização adotada ou a ser adotada;
  • Qualidade dos produtos/serviços oferecidos;
  • Perspectiva e planejamento do negócio.

  Na modalidade de pré-incubação do Programa Multincubadora de Empresas/UnB, o empreendedor deve ter uma definição clara do tripé de sustentação do negócio (problema/necessidade, clientela e solução). Pretende-se, ao final dessa fase, que o empreendedor tenha o discernimento das variáveis associadas ao modelo de negócios, principalmente em relação ao mercado em que se insere. A pré-incubação está organizada visando melhorar e inovar Modelos de Negócios; ofertar valor à sociedade e produtos ou serviços prontos para o mercado (ou pelo menos em protótipo); e o início da elaboração do Plano de Negócios. O prazo de permanência é de até seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

  O processo de passagem da modalidade de pré-incubação para incubação requer a qualificação do projeto, o qual será avaliado quanto à participação nos cursos oferecidos pela incubadora, ao desenvolvimento do modelo de negócios e ao desenvolvimento do produto. A equipe de gestão avaliará o empreendimento e elaborará um parecer técnico sobre a situação atual, que será encaminhado à coordenação para análise e homologação, juntamente com o modelo de negócio. Sendo o parecer favorável à incubação, o empreendedor deverá ser comunicado e terá um prazo de até trinta dias para preparar a documentação de formalização da empresa para a celebração do contrato na modalidade de incubação. Caso o parecer seja desfavorável à incubação, o empreendedor será comunicado. Se, após o sexto mês, o parecer recomendar a continuidade do empreendimento no processo de pré-incubação, o empreendedor deverá elaborar um novo plano de trabalho. Serão cobradas taxas mensais no valor de R$ 300,00 cada para esta modalidade, a título de prestação de serviços básicos, com exceção daqueles considerados isentos.

  Quer saber os critérios e as condições de participação? Acesse nossos editais.