17 de Agosto de 2008

A Escola de Empreendedores (EMPREEND) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), promoverá entre os dias 18 e 22 de agosto, o curso Gestão de Projetos para empreendedores e profissionais de qualquer área interessados nos conceitos básicos e na aplicação do gerenciamento de projetos de forma eficaz e eficiente.

O curso pretende apresentar os conceitos básicos e os procedimentos necessários para definição de objetivos, atividades, recursos, formação e organização das equipes, responsabilidades individuais e coletivas para obter a eficácia e eficiência do empreendimento, em uma carga horária de 20 horas. O objetivo é abordar técnicas básicas relacionadas à gestão de projetos dentro de um contexto organizacional.


O curso será ministrado pela vice – diretora do CDT, Ednalva Morais, na Faculdade de Tecnologia da UnB e para participar é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando ou já ter concluído o ensino superior, todos os alunos receberão certificado de curso de extensão da UnB.

Investimento : R$ 310,00

A Empreend (CDT/UnB)


Escola de Empreendedores oferece cursos diferenciados e voltados para o incentivo aos empresários. Desenvolve competências no campo da gestão e da inovação tecnológica. Alunos, professores, empreendedores e demais interessados podem participar dos cursos de Capacitação e Treinamento Profissional. 
Para se inscrever, acesse http://empreend.cdt.unb.br/inscricao.php
Mais informações pelo telefone 33470260 (Empreend)

16 de Agosto de 2008

A Fundação Roberto Marinho lançará no dia 20 de agosto, ás 10h30, na nova sede do CDT, a série especial do Programa Globo Ciência com enfoque em inovação tecnológica. A cerimônia de lançamento será no novo prédio do CDT e contará com as presenças de empreendedores de tecnologia, jovens universitários, empresários e representantes do governo local e de instituições parceiras como Sebrae. Na ocasião, o presidente da Anprotec, Guilherme Ary Plonski, ministrará a palestra Inovação e Tecnologia como motores de renovação e crescimento de empresas no mercado, além da exibição do trecho do programa e explicação sobre a proposta da série. 

O Programa é uma parceria do SEBRAE Nacional e da Fundação Roberto Marinho - instituição sem fins lucrativos que mobiliza pessoas e comunidades, de redes sociais e parcerias em torno de iniciativas educacionais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O Globo Ciência tem o objetivo de desmistificar a ciência e aproximá-la do cotidiano. A cada episódio um assunto diferente é explorado, mostrando que por trás das coisas cotidianas, existem conhecimentos científicos e tecnológicos. Os temas dos 20 programas da nova série do Globo Ciência terão como foco a pesquisa nacional e a promoção da inovação tecnológica em áreas estratégicas e de expansão de mercado, como por exemplo: biocombustíveis, telecomunicações, eletro-eletrônica, construção civil, segurança alimentar, biotecnologia, agroindústria e nanotecnologia.

Alunos da UnB que quiserem participar do evento, podem se inscrever pelo telefone 33071179 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Vagas limitadas!!!

15 de Agosto de 2008

Após 22 anos de sua criação no campus da Universidade de Brasília, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB) se prepara para inaugurar sua mais nova sede, o tradicional corte da fita inaugural acontecerá no próximo dia 19 de agosto, no auditório da nova instalação situado no extremo sul da UnB, próximo ao prédio do CEFTRU.

 

Estarão presentes na solenidade representantes do governo, empresários, universitários e a comunidade em geral. Segundo o Profº Luís Afonso Bermúdez, diretor do Centro, esta nova sede é o fruto da vontade política e da exigência da sociedade de Brasília para que a Universidade oferecesse uma porta de entrada para as demandas de inovação, transferência de tecnologia, projetos de desenvolvimento científico tecnológico em um local onde conhecimento gerado dentro da Universidade se transmitisse para sociedade, para o setor empresarial e para o governo, norteando a Universidade e o CDT como agentes importantes para o desenvolvimento econômico social da região.


“Estamos diante de um novo desafio, se antes que não tínhamos um local, já tínhamos um incentivo, agora, é preciso tornar esse local em um espaço eficiente e usável pela sociedade e pela Universidade. O CDT vive por trabalhar na fronteira com esses estímulos, trabalhar com inovação e transferência de tecnologia, negociar interesses, promover contato entre duas instituições ou pessoas e elas acertarem algo em comum para a construção do país, isso, é satisfatório de um ponto de vista pessoal”, declara.


O novo espaço reunirá todas as suas ações e iniciativas nas áreas de transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Desde sua fundação em 1986, o Centro instalado na Faculdade de Tecnologia, não comporta mais toda a sua complexidade, a nova casa de 3400m² oferecerá melhor infra-estrutura para funcionários e para os participantes de todos os programas e projetos realizados pela instituição.


 No momento da inauguração, será possível também apreciar a exposição de Arte e Tecnologia Interativa – são amostras de jogos interativos e mídias artísticas que interagem com os visitantes por meio de movimentos, palavras e dispositivos móveis, criando um ambiente onde o real e o virtual se completam, proporcionando criatividade e estímulo para o pensar. A exposição Ativa é uma parceria do Instituto de Artes da Universidade com o CDT e ficará disponível para visitantes até o dia 30 de outubro.


O Centro é a unidade da Universidade de Brasília que tem como objetivo promover a interação entre Universidade, empresas e sociedade com base na demanda de conhecimentos científicos e tecnológicos, informação, fortalecimento econômico e social da região e prestação de serviços especializados para a sociedade em geral.


Seus principais programas ou núcleos são: Parque Tecnológico, Multincubadora de Empresas, Disque Tecnologia e Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, Escola de Empreendedores, Pró-Júnior, Hotel de Projetos, Nupitec, Núcleo de Inteligência Competitiva, Jovem Empreendedor. Essas atividades possibilitam a identificação e difusão de linhas de fomento, financiamento de pesquisa acadêmica, inovação de produtos e processos, negociação e proteção de propriedade intelectual, gestão, desenvolvimento, ensino e pesquisa de projetos tecnológicos e cooperativos e empreendedorismo por meio de cursos, seminários e workshops na área de ciência e tecnologia.


Com seus programas já bem integrados em uma complexa rede de cooperação, o CDT terá também uma maior integração física, beneficiando todos que, de alguma forma, fazem ou farão parte dessa grande família.

07 de Agosto de 2008

Chega ao Brasil a categoria 7 - conhecimento técnico vindo da Europa e dos Estados Unidos, que promete um melhor desempenho do sistema de redes, essa tecnologia permite um maior poder de tráfego de informações, sejam imagens, voz ou dados, a empresa importadora e fabricante do produto é a AMP Netconnect Tyco Eletronics. A CAT 7 é um padrão de cabos para internet e outras tecnologias de interconexão, que reduz interferências e ruídos externos ao sistema, potencializando a capacidade da freqüência de transmissão de dados, em até 10 vezes mais do que as outras categorias. Ainda não existe equipamento semelhante no Brasil, apesar de já existirem no mercado diversas outras modalidades desse tipo de serviço.


A Redecom – empreendimento participante do programa Multincubadora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), é a única empresa habilitada no país para realizar esse trabalho de cabeamento de redes da CAT 7, desde o projeto inicial até sua instalação, treinamento e capacitação de profissionais para essa nova tecnologia.


A empresa participará em parceria com o grupo Paulo Octávio da construção da nova sede da Associação de Poupança e Empréstimo (POUPEX), prevista para inaugurar em janeiro de 2009. A Associação que é gerida pela Fundação Habitacional do Exército (FHE) - entidade criada em 1980 que desde a sua criação já produziu e/ou financiou mais de 30 mil unidades habitacionais, espalhadas pelo território nacional com a missão de promover melhor qualidade de vida aos seus clientes, mediante acesso à moradia e á seus produtos e serviços.


Para o diretor comercial da Redecom, Etiere do Carmo, o compromisso e vantagem de ser a primeira empresa no país a gerenciar essa tecnologia, é a oportunidade de se destacar como pioneira e referência para todos os outros empreendimentos de base tecnológica do país.

 

A Redecom é um empreendimento criado em 2003 que oferece soluções de engenharia de redes, comunicação e conectividade. Inovadora e atenta ao crescente movimento internacional sobre as soluções “Open Source” (serviços de caráter específico de acordo com a necessidade do cliente), a Redecom redirecionou seu foco em torno deste modelo de negócios, oferecendo serviços de avaliação, diagnóstico, instalação, implantação, treinamento e administração dentro de seus serviços oferecidos para viabilizar resultados mais rápidos e econômicos aos seus clientes.


Integrante da Rede Candanga de Incubadoras – associação que reúne as incubadoras de empresas do Distrito Federal, a Redecomm recebeu em 2006 pela Universidade de Brasília o título de empresa destaque, seus sócios creditam o prêmio ao trabalho de consultoria oferecido pelo CDT.

 

Sua equipe técnica é preparada e certificada pelos principais fabricantes de equipamentos de infra-estrutura de tecnologia da informação, como, IBM, CREA, WI-FI e Microsoft. Possui parcerias estratégicas com o Grupo TBA, Furukawa, Nexans, Cisco Systens, Taitell Telecom, 3Com. Estas alianças garantem o completo atendimento aos clientes, agregando valor e benefícios para todas as partes envolvidas. Seus clientes pertencem aos mais variados mercados, em destaque estão a Confederação Nacional das Industrias (CNI), Fundo Monetário Internacional (FMI), Embaixada da Espanha, Grupo Labor e Grupo Paulo Octávio.

 

A empresa ainda oferece cursos de treinamento e preparação em Linux, cabeamento estruturado e VoIP para grupos fechados de empresas, possibilitando o aluno a atuar dentro ou fora da própria Redecom. Para mais informações sobre essa ou outras ações da Redecom, basta acessar www.redecomm.com.br ou entrar em contato pelo telefone 30321055

 

Denise Porfírio

Núcleo de Comunicação do CDT

06 de Agosto de 2008

Empresas de nome nacional e regional estão na lista de clientes da Hollos Assessoria em Saúde Integral, que é uma empresa incubada desde 2006 no programa Multincubadora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministério Público do Distrito Federal, Hospital de Brasília, Correios, Furnas, SEST/SENAT são algumas empresas atendidas pela Hollos, que desenvolve diferentes abordagens sócio educativas baseadas na síntese de técnicas psicoterapêuticas de gestão do estresse. 

 

Em 2008, a intenção dos proprietários é aumentar ainda mais os atendimentos. Estão na lista de negociações o Banco do Brasil, o Senado Federal e o Conselho de Justiça Federal. Além disso, o método de gestão do estresse utilizado pela Hollos já foi apresentado em congressos científicos mundiais e deve ter o seu registro de propriedade intelectual aprovado para 2009.

 

A Hollos oferece o Programa de Gerenciamento do Estresse, divididos em equipes de até 12 pessoas. Os participantes experimentam uma metodologia diferenciada em oito encontros de duas horas cada para gerenciar o estresse. O objetivo do programa é melhorar o desempenho econômico das organizações, já que o serviço tem como propósito diminuir as dispensas de colaboradores nas organizações por problemas relacionados ao estresse do dia a dia.


Mudanças bruscas no cotidiano, ansiedade, conflitos e decepções nas relações pessoais e de trabalho, estilo de vida não-saudável, responsabilidades financeiras são alguns dos sintomas de estresse. O trabalho contribui para a criação de uma rede de apoio social, que beneficia os participantes por meio de vínculos sociais que ajudam a controlar os agentes e as reações estressoras.  

 

Para, a psicodramatista educacional e sócia da empresa, Natália Portella, a principal arma contra o estresse é o modo como cada indivíduo reage às experiências diárias. Exposto ao programa, o participante se sente muito mais capaz de transformar as adversidades do cotidiano em riquezas para seu bem-estar físico e mental. Portella destaca a importância de contar com o apoio da Multincubadora para gerenciar e planejar a entrada de seu empreendimento no mercado. “Nos sentimos muito mais seguros com o amparo da Multincubadora,” ressalta.

 

Aprenda a gerenciar seu estresse

Com o objetivo de medir a produtividade e desempenho das atividades dos colaboradores do setor produtivo e ensina-lós a gerenciar seu estresse, a Hollos promoverá nos dias 28 e 29 de agosto o curso Promovendo Competências para a Gestão do Estresse para profissionais da área de saúde, recursos humanos e para a qualidade de vida no trabalho de empresas públicas e privadas. Com uma carga horária de 15 horas, o curso abordará técnicas e abordagens sócio-educativas e vivenciais que visam o desenvolvimento de competências para o gerenciamento do estresse.

 

Estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais. Quando ficamos expostos a uma situação estressante nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando, assim, a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente as cardiovasculares.

 

Há ainda o estresse bom, que é criado quando estamos ansiosos, trabalhando por algo que nos trará alguma saciedade, benefício ou felicidade futura ou o estresse ruim, que causa abatimento ou sensação de pânico, exaustão ou fadiga, ocasionando pressão alta, alterações hormonais e acúmulo de gordura no organismo.

 

Pensamentos positivos, atividade física regular e, eventualmente, ajuda psicológica são  formas de combater a doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge cerca de 75% da população mundial.

 

Informações e inscrições para o curso no Instituto Brasileiro de Qualidade de Vida (IBQV) no telefone 33645680 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Para conhecer melhor a Hollos, acesse o site  www.hollossaude.com.br

23 de Julho de 2008

A avaliação e expansão do sistema de pós-graduação no Brasil é uma preocupação constante de associações de entidades de ensino e pesquisa, fundações de amparo de ciência e tecnologia e do setor empresarial. Segundo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o ensino de pós-graduação no Brasil se constitui em uma das realizações mais bem-sucedidas no conjunto do sistema de ensino existente no país e atribui esse sucesso não à sua espontaneidade, ou iniciativas institucionais dispersas, mas, ao contrário, à indução proveniente do Estado, característica bastante peculiar à política pública brasileira. Sem dúvida, essa política teve o apoio, principalmente, das instituições públicas e da comunidade acadêmica.


Dentro dessa perspectiva, a Optimédia - empresa incubada do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), é participante do projeto piloto Gestor - que atende à demandas do Plano Nacional de Pós Graduação (PNPG) na formação de quadros nos níveis de mestrado e doutorado e suas implicações para a política de pós-graduação no Brasil e para a política pública da educação profissional e tecnológica. O projeto visa ao atendimento a um grupo de 80 profissionais de gestão, atuantes na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, incluindo Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) e Escolas Agrotécnicas, espalhados por todo o território nacional.


A empresa atua em consultorias, planejamento e desenvolvimento de projetos de comunicação multimídia, projetos em educação a distância, gestão do conhecimento, transmissão de eventos interativos e comunicação coorporativa e integra o projeto por meio de seu principal produto o ASTOR - Sistema Integrado com Mensagem Instantânea, uma plataforma licenciada para webconference.


Para o atendimento a um público distante fisicamente, foi proposta a possibilidade de uma formação mediada pelas tecnologias da informação e comunicação. Dois ambientes de aprendizagem foram utilizados. Um para a comunicação síncrona, a partir do ambiente Astor, outro, para a comunicação assíncrona, a partir do ambiente virtual “Aprender”, baseado na plataforma de software livre Moodle e adotado pela Universidade de Brasília em seus cursos presenciais e a distância.


O ambiente em linhas gerais permite a organização do processo ensino-aprendizagem no modo conferência ou aula, do qual participam professor e um quantitativo flexível de alunos conectados. Criou-se, para melhor identificação, o conceito de presencial conectado, indicando sua sincronicidade e presencialidade estabelecidas pelo recurso da webconference, apesar dos alunos não se encontrarem no mesmo espaço físico, junto com o professor da disciplina e com os seus colegas. 


A experiência do Projeto Gestor, ainda em seu início, pode representar uma alternativa inovadora, entre outras, com perspectiva de sucesso. A possibilidade de atender a uma demanda de política pública de formação, em nível de pós-graduação stricto sensu, para gestores do sistema de educação profissional e tecnológica, a perspectiva dessa formação ocorrer em serviço, mediada pelo uso das tecnologias de informação e comunicação e o próprio fortalecimento da linha de pesquisa associada, dentro do programa promotor dessa formação, constituem-se elementos importantes a serem considerados, como, satisfação do aluno quanto à adequação das disciplinas, à temática da educação profissional e tecnológica; aquisição de novos conhecimentos; desafio quanto ao uso da tecnologia e a adequação satisfatória do conteúdo a realidade.


Fonte:
Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Artigo: O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010
Bernardo Kipnis
Olgamir Francisco de Carvalho

25 de Junho de 2008

25/06/2008

 

Intercâmbio, socialização de projetos e experiências desenvolvidas na gestão dos centros de educação superior e de ciência, tecnologia e inovação. Esses conhecimentos foram discutidos na Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2008) – Mostra Internacional de Educação Superior, Ciência e Tecnologia para Desenvolvimento, que aconteceu em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 4 e 6 de junho de 2008.

 

Participaram do evento aproximadamente 3.500 representantes de países, como: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O evento tem como objetivo criar um espaço para apresentação de boas práticas acadêmicas em gestão de ciência, tecnologia e inovação por meio de uma “amostra” de instrumentos de gestão e de modelos de programas de formação de recursos humanos em gestão de C&T e também reafirmar o princípio da educação superior como constitutiva de valores fundamentais ao desenvolvimento humano, a justiça social e a cultura de paz, como política de Estado e como bem público, socialmente referenciado e direito universal.

 

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) participou do evento por meio de seu programa Multincubadora de Empresas, que enviou um artigo para participar da chamada pública promovida pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe (Iesalc/UNESCO) e pelo Ministério da Educação da Colômbia.

 

O artigo do CDT foi elaborado com base na área temática de transferência de tecnologia entre o setor produtivo e o setor acadêmico. O documento especifica a metodologia utilizada pela Multincubadora na seleção criteriosa e no acompanhamento sistemático dos empreendedores participantes do Programa, baseado em viabilidade técnica, econômica, mercadológica e no perfil psicológico do empreendimento.

 

A metodologia de incubação da Multincubadora foi selecionada entre as 9 propostas eleitas como modelo na América Latina e Caribe. Um dos coordenadores do Programa e autor do artigo, Cristiano Hummel, declara a importância de eventos desse porte: “Nós conseguimos fazer contato com outras empresas da América Latina interessadas em melhorar sua metodologia de incubação baseada na nossa. Também conseguimos identificar outros modelos que nos servirão de referência para a melhoria de nossos serviços”. 
 
Empreendedorismo e Tecnologia
A Multincubadora do CDT estimula a criação e o desenvolvimento de empreendimentos no Distrito Federal, por meio de ações e serviços que contribuam para o sucesso de empreendimentos inovadores, favorecendo o fomento tecnológico, o desenvolvimento econômico, a auto-sustentabilidade local e a inclusão social.

 

Quem desejar ter sua empresa incubada, deve participar de um processo seletivo regulado por uma chamada pública anual e possuir o perfil de umas das modalidades de incubação: Base Tecnológica, Tradicional, Design, Social e Solidária e Hotel de projetos.

 

Mais informações nos telefones – 33072733 / 33470617 ou no endereço http://incubadora.cdt.unb.br/

 

Denise Porfírio
Estagiária do Núcleo de Comunicação do CDT 

20 de Junho de 2008

20/06/2008

 

A Escola de Empreendedores (EMPREEND) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, promoverá nos dias 4 e 5 de julho, o curso Marketing de Serviços Profissionais: Uma nova visão para profissionais liberais, empreendedores e para aqueles que exerçam funções para as quais é indispensável uma visão de marketing de serviços para o crescimento e desenvolvimento profissional.

 

O objetivo do curso é apresentar os conceitos básicos e pontos importantes na gestão e no desenvolvimento do marketing, além de trabalhar os casos de sucesso como transformá-los em realidade, em uma carga horária de 12 horas.

 

O curso será ministrado pela consultora das empresas incubadas e professora de marketing, Karla Patrícia, na Faculdade de Tecnologia da UnB. Para participar é necessário estar cursando ou já ter concluído o ensino superior, todos os alunos receberão certificado de curso de extensão da UnB.

 

Conteúdo:

• Abordagem do marketing tradicional centrado no cliente: o inventário das ações, classificação dos clientes, avaliação de nichos.
• Marketing de nichos: como atingir os nichos de mercado, o início do marketing de nichos, banco de dados.
• Estratégias básicas de diferenciação, seis regras sensatas, como evitar ser retirado do nicho.
• Segmentação de mercado, marketing industrial, marketing direto.
• Como lidar com problemas em marketing, produção, operação e logística, canais de distribuição, planejamento, força de vendas.

Investimento: R$ 270,00

 

A Empreend (CDT/UnB)

Escola de Empreendedores oferece cursos diferenciados e voltados para o incentivo aos empresários. Desenvolve competências no campo da gestão e da inovação tecnológica. Alunos, professores, empreendedores e demais interessados podem participar dos cursos de Capacitação e Treinamento Profissional.


Para se inscrever, acesse http://empreend.cdt.unb.br/inscricao.php

 

Mais informações no telefone 33470260 (Empreend)

20/06/2008
 

Acontecerá na cidade do Porto, em Portugal, a III Conferência Mundial de Empresas Juniores (COMEJ), entre os dias 2 e 6 de julho de 2008. O objetivo do evento é promover a integração e a troca de conhecimentos entre todas as empresas juniores do mundo. Serão aproximadamente 500 participantes do Brasil, Europa e Ásia, que promoverão a troca de conhecimentos e tecnologias entre as mais diversas empresas juniores.

 

Três empresas participantes do Programa Empresa Júnior executado pela Escola de Empreendedores do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) estarão presentes no evento. O Programa oferece desde 1993, apoio na criação e formalização das empresas juniores na UnB. Investe também na capacitação dos seus estudantes oferecendo duas disciplinas para o desenvolvimento empresarial, concedendo-lhes créditos pela atividade.

 

“O sucesso dos empresários juniores da UnB se dá diante do apoio que a instituição oferece por meio do Pró-Jr., a participação desses graduandos na conferência mundial comprova que a UnB forma profissionais diferenciados para o mercado de trabalho”, diz a coordenadora do Programa Empresa Júnior do CDT, Fernanda Oliveira.

 

As Empresas Juniores são associações civis sem fins lucrativos, gerenciadas por estudantes da graduação sob a supervisão e orientação de professores da Universidade, com o objetivo de proporcionar a prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Hoje a Universidade possui cerca de 20 empresas juniores, com aproximadamente 600 alunos envolvidos diretamente no Programa, transformando a UnB em uma referência e modelo para outras instituições de ensino.

 

A empresa júnior AD&M Consultoria Empresarial, primeira empresa júnior criada na UnB e no Distrito Federal, apresentará seus cases aprovados nas áreas de gestão de conhecimentos, de recursos humanos e financeiros e de materiais. Seu objetivo é promover a alta performance e entrega de resultados aos clientes por meio da elaboração de projetos de consultoria empresarial. A empresa se preocupa com o desenvolvimento das pessoas e com uma formação diferenciada para os empreendedores.

 

A segunda empresa júnior participante, a CJR Ciência da Computação, fundada em 1999, por alunos do curso de ciência da computação, tem como objetivo atuar no mercado de prestação de serviço na área de computação, oferecendo aprimoramento profissional com excelência e qualidade para alunos do curso de graduação da UnB. A terceira empresa representante a Econsult é formada por alunos do curso de economia da Universidade e tem como missão formar alunos com capacidade intelectual e profissional que superem as necessidades e expectativas do mercado de trabalho.

 

As três empresas são participantes da Brasil Júnior - órgão máximo regulador do Movimento Empresa Júnior, que atua para garantir uma cultura de qualidade e de padrão estrutural mínimo às empresas juniores, tem como finalidade representar e integrar as empresas juniores em nível nacional e desenvolver o Movimento como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios.


Criada em 2003 com o objetivo de propor e repassar diretrizes nacionais para que sejam adotadas pelas federações de modo a regulamentar a atividade das empresas juniores, a Brasil Júnior trabalha como um portal de colaboração e conhecimento, que promove a integração dos empresários juniores de cada Estado.

 

Transformação e Inovação
 Em seu trabalho de juntar as federações em reuniões, a Brasil Júnior realizará em conjunto com a Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal (CONCENTRO), o XVI Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), em Brasília, de 24 a 28 de setembro. O tema deste ano é o “O impacto da inovação na mudança no Brasil” , escolhido com a intenção de mostrar que o país caminha ao longo do tempo, graças ao espírito inovador de seus estudantes, empresários e governantes, enfim, de seu povo.

 

A idéia é trabalhar o tema de maneira sistemática, apresentando a inovação como um processo que engloba todas as esferas da sociedade. Inovação no setor público, em tecnologia, em processos, na educação e em todas as relações sociais que tem se mostrado como o pivô do processo de desenvolvimento do país. Mostrar que os empresários juniores são muito mais do que simplesmente “consumidores” de idéias inovadoras, mas como condutores do progresso.

 

Na programação serão oferecidos: mini-palestras, mesas redondas, workshops, apresentação dos casos de sucesso e uma confraternização final, elaborada com a intenção de apresentar o evento e avaliar os resultados nos cenários nacional e internacional.

 

As inscrições para o evento podem ser feitas no período entre 19 de maio à 01 de setembro. Saiba mais sobre formas de pagamento, informações gerais e acesso ao formulário de inscrição, no site www.enejk.com.br.

 

O endereço para obter mais informações sobre a COMEJ é o www.jewc08.com , sobre a Brasil Júnior, acesse www.brasiljunior.org.br ou ainda para conhecer melhor o Programa Pró-Jr. do CDT, visite www.cdt.unb.br.

 

Denise Porfírio
Estagiária do Núcleo de Comunicação do CDT

20/06/2008


Iniciar um novo empreendimento significa ter que enfrentar um mercado competitivo e repleto de adversidades, principalmente para empreendedores inexperientes. Quando uma pequena parcela da sociedade decide se organizar em associações autônomas e voluntárias com o objetivo de suprir suas necessidades econômicas, sociais e culturais baseado em responsabilidade social, democracia e transparência, o que fazer para transformar este tipo de organização em um empreendimento sólido e de sucesso?

 

Em resposta a estas questões, a Incubadora Social e Solidária do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do Universidade de Brasília (CDT/UnB) apóia empreendimentos de natureza social, buscando desenvolver a competência, a sustentabilidade e a competitividade empreendedora para essas organizações, cumprindo o papel social que se propõem na redução da pobreza, geração de emprego e renda, estímulo à integração social e o desenvolvimento sócio-econômico local.

 

Uma incubadora é o ambiente mais adequado para o surgimento e fortalecimento de empresas iniciantes. Os empreendedores não têm todas as informações adequadas quando começam, e esse é um dos motivos que resulta na alta taxa de fracasso de empresas no seu primeiro ano. A incubadora dá o suporte adequado, oferecendo uma série de serviços nas áreas de acompanhamento, treinamento e capacitação de recursos humanos, materiais e financeiros, além de assessoria jurídica, de atendimento ao cliente, entre outras.

 

Criada em 2004, a Incubadora Social promove ações que mobilizam empreendimentos que possuem o potencial de geração de emprego e de atração social, uma de suas mais recentes iniciativas foi a Feira de Artesanatos e Produtos Agroecológicos, realizada no último dia 18, no campus da Universidade, disponível para toda a comunidade, os feirantes exibiam artigos de vestuário e artesanato produzidos por associações do Distrito Federal apoiadas e supervisionadas pelo CDT.

 

A feira foi estruturada no princípio da Economia Solidária - tipo de prática econômica baseada na democracia e inclusão, que não tem como objetivo principal o lucro, nem o ganho individual, o bem estar voltado para o coletivo. O princípio se aplica desde as horas trabalhadas adequadas à possibilidade de cada um, à administração do empreendimento e divisão da receita. Uma parte do caixa paga os custos da loja e o restante é repartido entre os integrantes daquela associação que fez o objeto. O Projeto de Economia Solidária nasceu da necessidade de se agregar valor e inovação aos produtos da comunidade de artesãos do entorno e DF.

 

Na ocasião, o coordenador da Incubadora Social, Pedro Henrique Isaac Silva, declarou na palestra ‘Economia Solidária: uma outra economia acontece’, as principais dificuldades que esta modalidade de empreendimento enfrenta como a comercialização dos produtos produzidos, implementação de infra-estrutura e a gestão operacional do negócio. “A economia solidária permite a união entre a prática econômica do trabalho com uma política de desenvolvimento. É uma proposta alternativa de capitalismo”.

 

Inaugurada em 2007 a Bem Me Quero, primeira loja do Distrito Federal que comercializa mercadorias com o conceito de Economia Solidária, fica no Jardim Botânico Shopping e quem visita o local encontra objetos de decoração, roupas, artigos de cama, mesa e banho, e vários outros objetos feitos por mulheres entre 25 e 70 anos de oito regiões administrativas do DF: Recanto das Emas, Varjão, Taguatinga, Planaltina, São Sebastião, Paranoá, Sobradinho e Gama. A gestão do empreendimento fica a cargo dos cooperados, com a supervisão da UnB.

 

De Brasília para o mundo

A beleza e simplicidade das peças da Entre Nós – uma das associações da Bem Me Quero que com apenas 2 anos e 4 meses de existência já conquistou países como Japão e Porto Rico. Estreantes no evento Fashion Rio Fashion Business que aconteceu em junho de 2008, no Rio de Janeiro, as artesãs de São Sebastião desenvolveram a coleção À Moda dos Chefs de Cozinha inspirada nos sabores peculiares da gastronomia brasileira, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Uma das artesãs hoje secretária da associação, Doralice Carvalho, fala da sensação de participar de um evento desse porte: “Essa experiência fora de Brasília foi muito boa, nossas peças receberam muitos elogios de pessoas de várias partes do mundo, foi um aprendizado que pretendemos colocar sempre em prática dentro da associação”.

A intenção da Entre Nós para os próximos dias é atender toda a demanda de encomendas e se preparar para a 14º Paralela Gift – feira que acontecerá em agosto, em São Paulo, onde apresentará uma extensa linha de artigos de copa e cozinha: são toalhas de mesa, guardanapos, jogos americanos, panos de prato, toalhas de lavabo, luvas, aventais, produtos de decoração de mesa como descanso de talheres, porta guardanapos, que ganharam o toque feito à mão de diversas técnicas do artesanato, como bordado, crochê, biscuit, entre outros.

 

Denise Porfírio
Estagiária do Núcleo de Comunicação do CDT