Vitrine

 

 Vitrine teste 1

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Composição farmacêutica contendo granulado termoextrusado de finasterida em forma de complexo solúvel e seu uso para o tratamento tópico de alopecia androgênica 
Nº da proteção:  BR 10 2020 018748 1  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data do depósito: 14/09/2020  
Tipo de proteção: patente de invenção  
Inventores
Pela UnB: Marcílio Sergio Soares da Cunha Filho  | Pesquisa UnB
  Stephania Graziani Barbosa Lima  | Lattes
Guilherme Martins Gelfuso  | Pesquisa UnB
Taís Gratieri  | Pesquisa UnB
  Lívia Cristina Lira de Sá Barreto  | Pesquisa UnB
Ludmila Alvim Gomes Pinho Giacone   | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)  | Link do site
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)  | Link do site
Departamento: Departamento de Farmácia (FAR)   | Link do site
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Fármacos

 

 

TRATAMENTOS EFICAZES PARA CALVÍCIE: JÁ ESTÁ CARECA DE TENTAR?

A alopecia androgênica é caracterizada pela perda permanente do cabelo do couro cabeludo, que ocorre devido à miniaturização do folículo capilar levando à calvície. Essa condição pode acometer pessoas tanto do sexo masculino, quanto do feminino, que apresentem uma predisposição genética, ainda que seja mais comum em homens, visto que está diretamente associado à presença dos hormônios sexuais masculinos, de modo especial à presença da testosterona.

A alopecia pode se manifestar em diferentes períodos da vida, tendo início muitas vezes na puberdade ou mais comumente em idades avançadas. Cerca de 12% dos jovens na faixa etária de 18-29 anos manifestam essa condição, e 90% dos homens com mais de 80 anos são afetados com maior gravidade.

Inúmeros estudos reportam o impacto da alopecia androgênica na qualidade de vida. A redução da autoestima e o aumento dos níveis de estresse são alguns dos motivadores pertinentes aos portadores(as) tentarem buscar tratamentos como o uso dos fármacos convencionais de finasterida e minoxidil. No entanto, esses fármacos apresentam efeitos colaterais danosos à disfunção sexual, e ainda quando interrompidos, o processo de perda capilar é retomado.

Sob essa perspectiva, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília desenvolveram uma formulação para o tratamento da alopecia androgênica contendo granulado termoextrusado de finasterida em forma solúvel.

 

FÁRMACO PARA O TRATAMENTO DA ALOPECIA E CALVÍCIE

A presente invenção refere-se a uma formulação para o tratamento da alopecia androgênica composta por finasterida em sua forma complexa com ciclodextrina inserida em base polimérica obtida por termoextrusão que pode conter componentes efervescentes.

A composição obtida nessa formulação melhora as propriedades físico-químicas do fármaco e promove uma permeação direcionada para o folículo piloso, evitando a absorção sistêmica do ativo, e consequentemente, reduzindo seus efeitos adversos como a baixa da libido, disfunção erétil, desordens de ejaculação, infertilidade e ginecomastia.

 

VANTAGENS

• Descreve o uso das composições para o preparo de medicamentos ou cosméticos para o tratamento da alopecia androgênica e a calvície;
• Apresenta menos efeitos adversos do que a forma convencional da finasterida de 1 mg utilizada para esse tipo de tratamento;
• Permite uma maior solubilidade do fármaco, propiciando maior estabilidade do medicamento ao se apresentar como uma forma sólida;
• Otimiza o perfil de permeação da finasterida, promovendo seu direcionamento ao folículo piloso na pele.

 

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A